O poder da oração dos Salmos

Tem crescido muito entre os católicos a consciência do poder da oração dos Salmos, e isso não é à toa, visto que o livro dos Salmos é um dos mais consultados e lidos da Bíblia Sagrada em todo o mundo.

Logo, devemos recitar a oração dos Salmos porque, neles, Deus nos fala e nos faz falar com Ele. Sobre isso, o Papa Bento XVI, em uma de suas catequeses, afirmou:

“O cristão, rezando os Salmos, reza ao Pai em Cristo e com Cristo, assumindo esses cantos em uma perspectiva nova, que tem no mistério pascal a sua última chave interpretativa. O horizonte do orante abre-se, assim, a realidades inesperadas, cada Salmo adquire uma luz nova em Cristo e o Saltério pode brilhar em toda a sua infinita riqueza”.

E retornando a tempos ainda mais remotos, extraímos das palavras de Santo Agostinho uma linda reflexão sobre a oração dos Salmos. Ele dizia: “Quando te invoquei, ó meu Deus ao ler os Salmos de Davi, cânticos de fé, hinos de piedade, contrastante com qualquer sentimento de orgulho, eu, novato ainda no caminho do teu verdadeiro amor (…) quantas exclamações me inspirava a leitura desses salmos, e como eles me inflamavam no teu Amor! Desejava ardentemente recitá-los, se possível para todo o mundo, a fim de rebater o orgulho do gênero humano. E, no entanto, são cantados no mundo inteiro, e nada pode furtar-se ao teu calor” (Confissões IX, 4,8).

O que há de especial nesta oração?

Muitos teólogos consideram que vários salmos possuem teor profético e messiânicos, pois referem-se a vinda do Cristo. 

Antes disso, os Salmos são reflexo do contexto maior de uma fé que nasce da história e ao mesmo tempo constrói história. E o fio condutor é o Deus libertador que ouve o clamor do Seu povo e que se torna presente, dando eficácia à sua luta pela liberdade e vida (cf. Ex 3,7-8).

Sendo assim, os Salmos manifestam a fé que os pobres e oprimidos têm no seu Deus Criador e Libertador. 

Logo, a palavra Salmo vem do hebraico psalmus, que significa louvores, e essa característica faz da oração dos Salmos muito especial.

Mas isso não é tudo, os Salmos exprimem também as lamentações de um povo, seus cânticos de penitência e de reconhecimento de um Deus que nunca os abandona. E a própria introdução bíblica os identifica como poemas didáticos e de súplicas ardentes.

LEIA TAMBÉM:

A Eucaristia na Copiosa Redenção:  homens e mulheres adoradores

Por que rezar os salmos?

Deus quer levantar uma juventude adoradora!

Quem escreveu a oração dos Salmos?

Quanto à autoria dos Salmos, a maioria deles é atribuída ao rei Davi, que teria escrito pelo menos 74 deles. Os demais autores seriam Moisés, Etã, Asafe, Rei Salomão, além de outros nomes. Há também alguns que são de autoria desconhecida, porém, importa saber que todos têm como fonte o Espírito Santo de Deus. 

Logo, o livro de Salmos é uma coletânea de vários textos escritos ao longo de vários séculos. Inicialmente eles foram transmitidos de uma pessoa para outra através da tradição oral. E a sua escrita aconteceu, sobretudo, através do movimento de recolhimento das tradições israelitas, iniciado no exílio babilônico pelo profeta Ezequiel (séculos VII-VI antes de Cristo). 

Os autores do Novo Testamento, para dar embasamento aos seus escritos, costumavam citar trechos do Antigo Testamento, um dos mais citados é o livro dos Salmos. 

O próprio Jesus rezava a oração dos Salmos!

Jesus costumava rezar com os Salmos, pois o centro de sua vida foi a oração, e é por meio dela que Ele estava com o Pai e conhecia a Sua vontade. 

Desde criança Jesus aprendeu a recitar a oração dos Salmos que eram lidos nas sinagogas e nas casas. Naquela época a oração dos Salmos não acontecia apenas como os lábios, mas com o corpo todo. Isso se dava por meio de procissões, prostração, genuflexão, estender as mãos, com o canto, colocando a cabeça entre os joelhos, etc.  

Porém, as suas atitudes de Jesus deram um significado pleno e conferiram ainda mais eficácia a essas orações. 

Sendo assim, depois de Jesus a oração dos Salmos se tornou a oração daqueles que estavam comprometidos com Cristo para a edificação do Reino de Deus. 

A oração dos Salmos é a alma cristã

Os salmos são uma fonte poderosa de oração que nos põe em intimidade com Deus. E eles servem para diversos momentos da nossa vida. Confira a listinha abaixo!

Para acalmar o coração: Salmo 02, 27, 40 e 76

Para combater a ansiedade: Salmo 36, 94, 120 e 138

Na angústia, tristeza ou solidão: Salmo 03, 04, 12 e 142

Por uma situação que precisa ser resolvida com urgência: Salmo 06

Pedindo proteção contra injustiça, mentiras e calúnia: Salmo 09

Para despertar a confiança: Salmo 10 e 61

Segurança interior e eliminar as dúvidas: Salmo 16

Ação de graças: Salmo 20, 106 e 117

Serenidade: Salmo 24

Para destruir os medos: Salmo 27

Libertação dos perigos: 114 e 139

Após um grande perigo: Salmo 29

Na aflição: Salmo 30

Na doença: Salmo 40

Grito de aflição e de confiança: Salmo 55

Buscando refúgio: Salmo 56

Para ter esperança: Salmo 76 e 129

Na alegria: Salmo 83

Na tribulação: Salmo 85 e 140

Contra todos os perigos: Salmo 90

Louvor: 95, 98, 99, 103, 134, 135, 148 e 150

Canto de vitória: Salmo 107 e 143

Para ter confiança: Salmo 124

Pedindo bênçãos divinas: Salmo 127

Abandono em Deus: Salmo 130

Irmãos da Itália testemunham o carisma da Copiosa Redenção na JMJ Lisboa

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa aconteceu entre os dias 01 e 06 de agosto, e reuniu cerca de 800 mil jovens vindos de todos os lugares do mundo para se encontrarem com o Papa Francisco e testemunharem a fé católica.

Os irmãos da Copiosa Redenção, Vinicius Sotocorno, João Paulo Minoru Hirai e  Higor Feitosa Passareli, foram o sinal do carisma da redenção em meio a tantos jovens. “Foi uma experiência muito legal, muitos jovens de diversas nacionalidades que tinham curiosidade sobre o hábito, o carisma e da Congregação”, conta Ir Vinicius. 

Os religiosos participaram do evento juntamente com um grupo de 25 peregrinos da Caltanissetta (Itália) e com a comunidade Aliança de Misericórdia.

Momentos marcantes

A JMJ de Lisboa foi a primeira Jornada de Ir Vinicius e Ir João Paulo. “O que mais me marcou foram os jovens que buscam com fervor uma experiência de Deus e de fraternidade. Jovens que foram muito respeitosos, foram muito alegres e muito participativos”, testemunha Ir João Paulo.

A programação da JMJ contava com momentos de catequeses nas paróquias, shows, feira vocacional, encontros com o Papa Francisco e o auge do evento que foi a Vigília no Parque Tejo, criado para o evento. Participaram da vigília 1,5 milhão de pessoas. “O silêncio na adoração ao Santíssimo durante a vigília. A alegria de partilhar com jovens do mundo inteiro a verdade de que somos um só povo e um só rebanho. De fato, todas as nações adorarão o Senhor. Nessa jornada pude perceber isso”, garante Ir Vinicius.

Além dos eventos centrais da JMJ, os irmãos compartilham do testemunho das famílias portuguesas que os acolheram em suas casas e amizades feitas entre peregrinos. Para Ir João Paulo “quando os pequenos grupos se reuniram foram muito fortes e de profunda experiência de Deus”.

Próxima JMJ

Durante a missa de envio, no domingo (06), o Papa Francisco anunciou o destino do próximo encontro mundial com os jovens. A próxima JMJ será no continente asiático, em Seul, na Coreia do Sul, em  2027.

Leia o Discurso do Papa Francisco durante a Vigília na JMJ Lisboa 2023

Fundador – Padre Wilton Moraes Lopes. Conheça a sua história de vida!

O Padre Wilton Moraes Lopes, fundador da Copiosa Redenção, celebra seus 67 anos de vida no dia 27 de abril. Nascido na cidade de Tesouro, no estado do Mato Grosso, ele é o primogênito de uma família de cinco filhos.

Desde jovem, Padre Wilton já demonstrava sua dedicação à espiritualidade e à Igreja, tendo estudado em um colégio de padres  onde teve contato diário com pregações e orações. Foi lá que sua devoção à Virgem Maria se fortaleceu ainda mais, tornando-se um padre Redentorista.

Após ingressar no seminário, Padre Wilton dedicou-se intensamente aos estudos e à música. Em 09 de julho de 1983, foi ordenado sacerdote na cidade de Rondonópolis/MT.

Padre Wilton tornou-se um exemplo de dedicação e amor ao serviço de Deus e da comunidade. Fundou a Copiosa Redenção, uma instituição religiosa cujo carisma é a adoração e recuperação dos dependentes de álcool e drogas, com ações que promovem a qualidade de vida de pessoas e famílias, no âmbito da prevenção, recuperação e inclusão social, buscando ajudar aqueles que mais precisam

Para Padre Wilton, a vocação é um processo de fé que pode desabrochar através da oração e da experiência de amor. Sua vida é um testemunho dessa experiência, e sua oferta a Igreja e a Copiosa Redenção é um exemplo para todos aqueles que buscam descobrir a sua vocação na Igreja.

Em todos estes anos, Padre Wilton sempre diz sobre a importância de rezar para o surgimento de novas vocações religiosas. Para ele, a oração é vital para o crescimento e a descoberta de Jesus Cristo na vida dos irmãos: 

               “ é um processo de fé, na qual a vocação é um momento que pode desabrochar o chamado de Cristo; com a oração acontece o chamado e a sua experiência de amor.” – Pe. Wilton

Neste dia em que celebra seus 67 anos de vida, desejamos ao Padre Wilton muitas bênçãos e que sua vida seja sempre uma inspiração para todos aqueles que buscam seguir a vocação religiosa e se dedicar ao amor de Cristo.

Lar Adelaide abre inscrições para estágio supervisionado

Estão abertas as inscrições para estágio supervisionado no Lar Adelaide, e a expectativa é a de que muitos estudantes se interessem por essa experiência.

O Lar Adelaide é muito mais que um abrigo para idosos. É verdadeiramente um lugar que acolhe os seus hóspedes na sua totalidade.

Por isso, aqueles que buscam ir além de conhecimentos técnicos têm no Lar Adelaide a oportunidade de encontrar-se com a essência de todo trabalho: servir ao próximo.

Aquele que procura este Lar para estagiar  não deve visar apenas a capacitação. É claro que ela é sim indispensável, e no Lar Adelaide há muito o que aprender, mas busca-se, acima de tudo, pessoas que enxerguem o seu trabalho como uma missão e que gostem de trabalhar com idosos.

É por isso que em todas as áreas ofertadas (nutrição, terapia ocupacional, psicologia, técnico em enfermagem, enfermagem, cuidador de idosos, copa, jardinagem), nossos profissionais devem acolher o outro com amor e dedicação. Deve-se também visar cada idoso como uma pessoa e não somente um caso clínico.

É tão importante o olhar amoroso de quem trabalha no Lar de idosos que além de estágios (não remunerados) também estão sendo ofertados oportunidades de voluntariados. Em ambos os casos faz-se necessário o vínculo legal com uma instituição de ensino ou apresentação de certificado de conclusão de curso.

Processo seletivo

Os candidatos passarão por uma entrevista realizada pela gestão do Lar e sendo selecionados já poderão exercer as atividades.

Certamente aqueles que estagiam no Lar Adelaide ganham não somente experiência profissional, mas algo ainda maior: o conhecimento do ser humano como um todo. E diga-se de passagem, isso é o que mais necessitamos nos profissionais de hoje.

Por isso, embora os estágios não sejam remunerados, a experiência que se ganha trabalhando com idosos é imensurável.

PARA CANDIDATAR-SE BASTA PREENCHER O FORMULÁRIO ABAIXO:

CLIQUE AQUI

Como ser uma freira na Copiosa Redenção

Tem passado em sua mente e em seu coração a possibilidade de ser freira na Copiosa Redenção? E esse pensamento causa alegria e ardor em sua alma? Está determinada a viver um processo mais intenso de discernimento? Deseja iniciar um processo de admissão na Copiosa Redenção? Se você respondeu sim para estas perguntas, então este conteúdo é indispensável para você!

Aqui você vai encontrar todas as etapas de formação para se tornar freira na Copiosa Redenção, compreender um pouco sobre a Congregação, conhecer seu carisma e suas principais atividades pastorais. Então, fique conosco neste post até o fim!

O Carisma e o trabalho Pastoral da Copiosa Redenção

A Copiosa Redenção foi fundada pelo saudoso Padre Wilton de Moraes em 1989. E ela carrega em seu DNA um carisma único: anunciar e levar a redenção de Cristo aos corações sofridos e fragilizados, especialmente daqueles aprisionados no mundo das drogas e da marginalização.

Aproveite para ler: Padre Wilton: um redentorista que fundou a Copiosa Redenção

Portanto, é um carisma enraizado na compaixão, e toda freira na Copiosa Redenção é chamada a acolher, amar e contribuir para restaurar vidas fragilizadas, oferecendo-lhes a oportunidade de uma vida nova centrada no amor do Redentor.

E no centro da espiritualidade da Copiosa Redenção está a Adoração Eucarística. Sendo assim, é nesse encontro íntimo com Jesus no Santíssimo Sacramento que as freiras na Copiosa Redenção se fortalecem para levar adiante a missão da redenção.

Portanto, inspiradas pelo carisma, as freiras desenvolvem um amplo leque de trabalhos pastorais, entre eles nas Comunidades Terapêuticas, no Lar para idosos Adelaide Scarpa, no Santuário do Divino Pai Eterno e no Centro Âncora de Revitalização para a vida consagrada.

Leia também: Adoração: uma prática para vencer a solidão

Entrando no mistério da vocação

A palavra “vocação” vem do latim “vocare”, que significa “chamar”. Logo, se existe um chamado, existe também uma resposta, que deve ser dada ao Senhor na liberdade do coração.

No âmbito religioso, a vocação se refere ao chamado de Deus para uma vida dedicada à fé, seja na vida consagrada (como freiras e padres) ou no matrimônio.

Portanto, a resposta a esse chamado não se trata de um mero desejo pessoal, mas ele deve brotar a partir de um discernimento profundo e do reconhecimento de que existe um plano maior para a sua vida. Sendo assim, é como se Deus cutucasse dentro, impulsionando a seguir um caminho de entrega e serviço ao próximo.

Sinais de um chamado à vida religiosa

Nem sempre os sinais de uma vocação à vida religiosa são claros e óbvios. No entanto, existem alguns indícios que podem ajudar a discernir se este é o caminho certo para você. Então, responda essas perguntas a si mesma:

  • Atração pela vida de oração e meditação: Você se sente impelida a buscar momentos de conexão com Deus através da oração e do silêncio?
  • Desejo de servir ao próximo: Você sente uma compaixão profunda pelos mais necessitados (de ajuda, de amor, de carinho, de um recomeço) e um desejo genuíno de ajudar?
  • Valorização da comunidade: Você se sente mais realizada em ambientes colaborativos e fraternos, onde pode contribuir para o bem-comum?
  • Fascinação pela vida religiosa: Você se sente fascinada pela vida das freiras na Copiosa Redenção, pela sua fé e pelo seu compromisso com Deus?

Freira na Copiosa Redenção: passos concretos para discernir sua vocação

Se você se identifica com alguns dos sinais que mencionamos acima, o próximo passo é iniciar um processo de discernimento vocacional. E essa jornada de autoconhecimento e escuta de Deus pode ser guiada por:

  • Oração: Dedique tempo à oração pessoal, pedindo a Deus para iluminar e guiar sua vida neste caminho.
  • Orientação espiritual: Converse com um diretor espiritual, que pode ser um padre ou até mesmo uma freira da Copiosa Redenção, que possa acompanhar nesse processo.
  • Participação em atividades da comunidade religiosa: Participe de eventos, grupos de jovens e retiros organizados pela Copiosa Redenção. Isso dará a oportunidade de conhecer de perto a vida das freiras e discernir se você se identifica com essa vocação dentro da Congregação.
  • Leitura: Leia livros e artigos sobre a vida religiosa e a vocação à vida consagrada. Busque ler também os livros do fundador da Congregação, Padre Wilton Morais, onde ele expressa o Carisma da Copiosa Redenção e oferece textos de profunda riqueza espiritual.

E lembre-se: o discernimento vocacional para ser freira na Copiosa Redenção é um processo individual e gradual. Não tenha pressa! Permita-se ser guiada por Deus e pela comunidade religiosa, com o coração aberto e a mente disposta a escutar.

O caminho para ser freira na Copiosa Redenção

Se após o tempo de discernimento você confirmar sua vocação à vida religiosa como freira na Copiosa Redenção, o próximo passo é ingressar na Congregação. Logo, antes de se tornar, de fato, uma freira na Copiosa Redenção, você passará por algumas etapas, que são:

Aspirantado na Copiosa Redenção

É um tempo de experiência vocacional, uma fase de adaptação. E para que a candidata a freira na Copiosa Redenção seja admitida, é necessário cumprir alguns critérios, entre eles: ser batizada, ter vida cristã exemplar, firme vontade de servir a Deus e viver uma piedade genuína.

Postulantado para ser freira na Copiosa Redenção

Trata-se de uma fase de Identificação (com a vida religiosa e com a Congregação) e internalização. Logo, o Postulantado pode se realizar em qualquer casa da Congregação, é um tempo sério de formação e se constitui em um tempo de experiência para a candidata e a Congregação se conhecerem mutuamente. Assim, as postulantes terão hábito próprio e a idade mínima para o ingresso no Postulantado é de 19 anos completos.

Terceira etapa: Noviciado

Fase de configuração e inserção apostólica, o Noviciado marca o começo da vida na família religiosa. Além disso, o período de formação poderá conter tempos de experiências ou estágios para familiarizar as noviças com as atividades próprias da Congregação.

Contudo, a formação das noviças volta-se principalmente para o estudo da vivência radical do Evangelho, buscando por sua vez a vivência radical do batismo e as virtudes exigidas para a profissão dos Conselhos Evangélicos; para uma vida fraterna franca e delicada, como esposa verdadeira ao amor pessoal do Cristo, que demanda o socorro da graça.

Logo, neste período a noviça deve exercitar-se no silêncio e na oração pessoal que a põe na verdade diante de Deus e encaminham à pureza do coração. Além disso, esforçar-se para alcançar as renúncias necessárias para seguir o Cristo no dom de si mesma, com confiança e amor, através das duras exigências concretas da vida cotidiana. Por fim, a noviça é convidada a fazer a profissão temporária dos votos de pobreza, obediência e de castidade.

Juniorato, última fase para ser freira na Copiosa Redenção

Após a profissão temporária, a vocacionada continua seu período de formação, que deve ter uma duração de 3 a 6 anos. Essa etapa, caracteriza-se como a Fase da Imersão, Fase da Individuação e Fase da Revitalização. Desta forma, a vocacionada intensifica o sentido da vida consagrada para uma adesão mais profunda e radical do seguimento a Cristo. Anualmente, durante o Juniorato acontece a renovação dos votos religiosos, sendo que, a partir do quinto ano, já é possível emitir os votos perpétuos, que marca a entrega total como freira na Copiosa Redenção.

Quer ser freira na Copiosa Redenção? Confira nossa agenda de retiros vocacionais:

Próximos retiros Vocacionais Geral 2024

  • 09 de junho, em Trindade (GO)
  • 29 e 30 de junho em Ponta Grossa
  • 04 de agosto retiro online
  • 23 a 15 de dezembro (Experiência e retiro final)

Agenda de encontros vocacionais online só para Mulheres 2024

  • 21 de abril às 16h
  • 26 de maio às 16h
  • 28 de julho às 16h
  • 11 de agosto às 16h

Pode ser interessante para você:
7 sinais de que Deus está lhe chamando à uma vocação específica

Enfim, se você se sente atraída pela vida religiosa e acredita que Deus pode estar chamando para ser freira na Copiosa Redenção, não tenha medo de dar o primeiro passo. Inicie o seu processo de discernimento vocacional e permita-se ser guiada pela fé e pelo amor do Copioso Redentor.

A importância do perdão para a saúde mental

Com este post, encerramos a série de conteúdos sobre o perdão. E nada melhor do que fecharmos com chave de ouro, unindo perdão à saúde mental! A relação entre esses dois aspectos fundamentais da vida humana é profunda e muitas vezes ignorada.

Perdoar, embora seja um ato pessoal e desafiador, desempenha um papel significativo na promoção da saúde mental e no processo de cura emocional. E devido a correria da vida e da missão pastoral, muitos acabam negligenciando o ato de perdoar até que sua ausência reflete na mente e no corpo.

Mas preparamos um conteúdo que nos ajudará a refletir e ao mesmo tempo colocar em prática ações que nos ajudarão a cuidar da mente a partir do perdão. Confira!

O que significa saúde mental?

Esse conceito é óbvio, porém vale a pena relembrar. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde): saúde mental é a síntese da totalidade do bem-estar de uma pessoa envolvendo seus diversos aspectos: físico, biológico, afetivo, social, econômico, ambiental, intelectual, cultural, moral. 

Como nos ensina a Doutrina da Igreja Católica, o ser humano é uma unidade – mente, corpo e alma. E por causa dessa unidade que se manifesta no dinamismo do íntimo do ser, todas as dimensões se conectam, se ligam e se expressam através do corpo.

Portanto, o cuidado com a saúde mental é indispensável! Disso depende a qualidade da nossa vida: nossos pensamentos, preocupações, hierarquia de valores, escolhas, relacionamento com os outros, estilo de vida, virtudes e atitudes diante dos desafios. 

Por isso o ditado popular está correto “quando a mente não pensa, o corpo padece”, ou seja, quando a mente está doente, estamos em estado de enfermidade. E isso não é a vontade de Deus para a humanidade, muitos menos para nós, seus filhos.

Fatores que afetam a saúde mental

O ser humano é filho do tempo em que vive e das relações que estabelece. Por mais que a gente não deseje que os problemas nos afetem, isso é inevitável porque não temos o controle sobre as situações da vida, sem contar que vivemos sob fortes tensões, exigências, padrões estabelecidos, violência, carências diversas etc.

Há ainda outros fatores sociais, culturais e modernos que influenciam positiva ou negativamente em nosso jeito de agir, pensar e responder às demandas da vida. Tudo isso reflete na saúde mental. Mas somos mais que as circunstâncias que nos envolvem. 

Viktor Frankl, médico psiquiatra, observando as atitudes dos prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial, viu que a maioria entrava com as mesmas condições físicas, mas o processo de definhamento era muito diferente entre eles. 

Ele concluiu, então, que tudo dependia da “preservação mental” e da capacidade de dar sentido à própria vida naquela situação. A saúde mental, portanto, está intimamente relacionada à nossa capacidade de dar sentido para as nossas experiências, ou seja, para tudo aquilo que fazemos, sofremos, buscamos, temos e sonhamos. 

Como o perdão influencia no bem-estar mental

Falemos agora sobre o perdão e sua contribuição para a saúde mental. Não há como definir o perdão, mas podemos caracterizá-lo: perdoar envolve a liberação de ressentimentos; é um processo muitas vezes longo; uma decisão em benefício de si e do outro etc.

Perdoar, todavia, não significa aprovar ou esquecer o que aconteceu, mas sim libertar-se do peso emocional que esses sentimentos negativos causam. Ao perdoar alguém, por exemplo, não significa absolver a pessoa de suas ações, mas é uma maneira de a pessoa não ficar presa a situações, raivas, tormentos que prejudicam a saúde mental.

Por outro lado, a pessoa que perdoa é sempre alguém ferido e ao mesmo tempo maduro e capaz de seguir com um novo olhar sobre si e sobre as situações que o envolvem. O perdão não é simples, mas é um ato poderoso de cura que resulta em uma profunda paz interior.

Mas quem opta pelo perdão e faz o caminho para alcançá-lo ganha na loteria sem ter jogado, ou seja, recebe um presente inesperado: a liberdade emocional, espiritual e relacional porque se abre para o outro e começa um processo de restauração na história pessoal.

Perdoar para alcançar a saúde da mente e do corpo

Sem dúvida, perdoar não é um ato tão simples; e aqui não falamos de faltas leves, mas de problemas que ferem a natureza humana, como traição, violência física ou verbal etc. Por isso perdoar, na maioria das situações, é um processo longo e árduo. 

Mas aqui entra a capacidade de escolher o caminho certo à luz da Palavra de Deus que fala sobre perdoar até alcançar a cura plena: setenta vezes sete. Por isso, pensando na sua saúde mental, reunimos algumas dicas que ajudam nesse processo:

  • O perdão é uma escolha pessoal e está mais relacionado à sua atitude do que às mudanças externas;
  • Não é necessário esquecer o que aconteceu, mas sim se desprender da humilhação constante que a situação provoca dentro de você;
  • Reflita sobre o valor do perdão e reze para alcançar essa graça, pois essas duas ações modificam os pensamentos e encaminham para a cura interior;
  • Reconheça os sintomas negativos ligados a experiências ruins, como raiva, vergonha e tristeza, mas busque repensar a situação para criar um novo caminho emocional;
  • Procure ajuda de alguém para conversar, de preferência uma pessoa que não tenha relação com a situação vivida a fim de não influenciar nos seus sentimentos.
  • Por fim, perdoar regula a produção do hormônio cortisol e evita respostas emocionais impulsivas e irritadas, afetando positivamente a saúde mental.

“Quem tem a vontade, tem a metade!” (provérbio popular)

Com esses conteúdos, encerramos a série sobre o perdão com votos de que a decisão de perdoar se fortaleça, torne-se um processo e chegue à conclusão no tempo de Deus! Caso faltem as forças no caminho, entregue-se à misericórdia de Deus e tente novamente!

Passo a passo para ser um estagiário no Lar Adelaide

Raramente um estudante universitário pensa em fazer estágio em um lar de idosos. Isso acontece porque não se imagina que um estagiário possa tirar grandes experiências de um lugar como esse.

Porém, o que muitos não sabem é que não só uma grande experiência é adquirida, mas também, ao término desse período, o estagiário que soube bem aproveitar dá um grande salto em seu crescimento humano.

Isso porque ao lidar com a terceira idade o estagiário se depara com aquilo que mais importa em qualquer profissão: a pessoa humana.

Sim, toda e qualquer profissão tem como finalidade servir ao próximo e assim contribuir com o crescimento da sociedade.

Desta maneira, estagiar no Lar Adelaide garante a todo aquele que deseja trabalhar um grande diferencial que quase não encontramos no profissional moderno: trabalhar como amor.

Sendo assim, acreditamos que o estagiário que chegar a colaborar com a nossa missão terá uma grande oportunidade de aprender sobre os vários aspectos da vida humana.

Se você deseja agregar à sua formação profissional uma experiência como essa, saiba como ser um dos nossos estagiários. Continue lendo!

Para nós os idosos não são apenas uma atividade

Antes de mais nada, todo estagiário ao se tornar um colaborador precisa ter em mente que, para nós, trabalhar com idosos não é uma atividade qualquer.

Mas é uma missão que foi confiada às Irmãs religiosas da Copiosa Redenção e que, portanto, o cuidado com os idosos vai além daquilo que é externo. É, antes de tudo, um cuidado espiritual.

E com muita alegria reafirmamos a nossa missão, que é:

“Proporcionar o exercício dos direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e individuais), preservar a identidade e a privacidade da pessoa, assegurando um ambiente de respeito e dignidade.”

Para entender mais sobre a missão do Lar Adelaide Weiss Scarpa clique aqui!

Entretanto, acerca do acolhimento ao idoso, já as Sagradas Escrituras nos advertem: Não me rejeiteis no tempo da velhice, não me abandoneis quando declinam minhas forças.” (Sl 70,9).

Dessa forma, enxergamos os nossos idosos, ou hóspedes como costumamos chamar, como filhos amados de Deus e merecedores de todo nosso empenho.

Áreas que necessitam de estagiários

Os estágios que oferecemos são em áreas que têm uma grande importância na fase idosa. Pois são elas que, aliadas à vida espiritual, garantem um envelhecimento com serenidade e alegria.

Envelhecer com qualidade de vida, para algumas pessoas, não é assim tão fácil. Pois requer muitos cuidados que infelizmente não estão ao alcance de todos.

Por isso, no Lar Adelaide temos a preocupação em oferecer, além de experiências de oração, os cuidados físicos e mentais necessários a cada um de nossos hóspedes.

Dessa forma, as áreas abaixo estão sempre necessitadas de estagiários para que cumpramos da melhor maneira possível a missão que Deus nos confia.
São elas:

  • Nutrição;
  • Terapia Ocupacional;
  • Fisioterapia;
  • Cuidador de idosos;
  • Técnico em Enfermagem

No Lar Adelaide Weiss Scarpa aceitamos estagiários tanto para cumprir carga horária curricular como para exercer voluntariado.

Lembrando que, embora nossos estágios não sejam remunerados, temos muito o que aprender todos os dias em nosso Lar.

LEIA TAMBÉM:

A importância de um profissional na Educação física para idosos

5 aprendizados de um estudante de psicologia ao cuidar de idosos

Características de um Lar de idosos católico

Passo a passo para ser um estagiário no Lar Adelaide

A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a Coordenação informando o desejo em estagiar conosco.

Sendo aceita a solicitação, será realizada uma entrevista e logo depois a coordenação avaliará se o candidato está apto para iniciar o estágio.

Sendo aprovado, o futuro  estagiário terá que apresentar os documentos abaixo:

  • Documentos pessoais atualizados (RG, CPF);
  • Carta de apresentação, validado pelo supervisor de estágio do curso;
  • Plano de ação para o estágio a ser realizado (atividades a serem realizadas dentro do Lar Adelaide).

O estagiário no Lar Adelaide Weiss Scarpa

Para muitas pessoas ainda existe uma falsa impressão de que todas as casas de acolhimento aos idosos são ruins. Mas isso não é verdade!

No Lar Adelaide todos os nossos colaboradores são chamados a tratar os nossos hóspedes da melhor forma possível. Assim, a nossa casa é referência no que diz respeito ao cuidado com os idosos.

Por estarmos sempre buscando dar aquilo que temos de melhor e alinhando as nossas ações à nossa missão, garantimos qualidade de vida nas três dimensões do ser humano: físico, mental e espiritual.

Dessa  maneira, nossos idosos recebem cuidados em sua integralidade. Assim, somos felizes em saber que nossos colaboradores buscam dar sempre o melhor para nossos hóspedes.

Portanto, o estagiário que desejar estar conosco precisa estar ciente de que seu papel vai além de cuidados técnicos e que o Lar Adelaide não é um abrigo qualquer.

Contudo, fará parte de uma das melhores casas de acolhimento de idosos do Brasil, tão somente por buscar dar a cada idoso aquilo que ele merece como filho de Deus.

Encontro das Comunidades Terapêuticas começa hoje em Ponta Grossa

Entre os dias 24 e 26 de abril, acontecerá o Encontro Anual das Comunidades Terapêuticas (CTs) da Copiosa redenção, que este ano reunirá cerca de 40 representantes das CTs localizadas em diversas regiões do Brasil. O evento ocorrerá na Chácara de Uvaia, com uma programação intensa voltada para formação e alinhamento metodológico.

Com uma agenda diversificada, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas relevantes para o trabalho nas comunidades. No dia 24 de abril, pela manhã, serão abordados os “Transtornos Psiquiátricos e Dependência Química”, seguidos, à tarde, pela “Introdução à Abordagem Terapêutica Breve”, com ênfase na Entrevista Motivacional.

Já no dia 25 de abril, a programação incluirá pela manhã a “Teoria das Técnicas de Abordagem Terapêutica Breve”, enquanto à tarde serão realizadas práticas e workshops para consolidar o aprendizado.

CLIQUE AQUI e conheça o trabalho de recuperação promovido pela Copiosa Redenção

No último dia do encontro, 26 de abril, pela manhã, será discutida a “Abordagem da Saúde Mental da Equipe”, encerrando o evento com reflexões sobre o cuidado com os profissionais que atuam nas comunidades.

O destaque deste ano fica por conta da presença do Dr. Rogério da Paz, renomado psiquiatra voluntário na Casa Marta e Maria (RS), que conduzirá parte da programação, trazendo sua expertise para enriquecer os debates e práticas realizadas durante os três dias de evento.

O Encontro Anual das Comunidades Terapêuticas reafirma o compromisso dessas instituições com a formação contínua de seus profissionais e a busca pela excelência no atendimento às pessoas em processo de recuperação e reinserção social.

INSERIR BANNER DO INFOGRAFICO COMO SER UM AMIGO DA REDENÇÃO

 5 coisas que você precisa saber antes de ser freira

Ser freira é mais do que usar um hábito e dedicar-se à fé. É um chamado, uma vocação que exige discernimento, compromisso e entrega total. Portanto, antes de tomar essa importante decisão, é fundamental conhecer os diversos aspectos da vida religiosa, desde os votos que serão assumidos até a rotina diária dentro de um convento.

Por isso, preparamos este conteúdo trazendo 5 curiosidades sobre a vida religiosa para te ajudar a amadurecer na sua decisão por viver esta linda vocação na vida da Igreja.

Mas, antes disso, cabe uma breve reflexão sobre aquelas que dizem “sim” ao chamado de Deus e passam a viver da maneira como diz São Geraldo Majella: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e por quanto tempo ele quer”.

Aproveite para conhecer: Ebook: Estudo bíblico católico para jovens vocacionados. Baixe o seu AQUI!

A beleza da Vida Religiosa na vida da Igreja

As freiras, com sua entrega total a Deus e à comunidade, são um farol de fé e esperança na vida da Igreja. Sua presença serena e dedicada inspira a todos a buscar a santidade e a viver o Evangelho com radicalidade.

Em suas diversas formas de atuação, as freiras contribuem de maneira significativa para a vida da Igreja. Nas mais diversas Congregações religiosas, as freiras contribuem na educação e na catequese de crianças e jovens, atuam no cuidado aos enfermos, dependentes químicos e aos pobres, evangelizam comunidades e promovem a justiça social. Sua fé, como rocha inabalável, e sua abnegação nos convidam a questionar nossas prioridades e a buscar um sentido mais profundo para nossa vida.

Logo, como Vida Consagrada, são como as “sentinelas da manhã” (cf. Is 21,11-12) na Igreja: com sua esperança, nos despertam para o dia do Senhor e nos recordam que a noite não dura para sempre.

As freiras, com sua alegria contagiante e seu amor incondicional, têm a capacidade de no ensinar a viver a fraternidade e a acolher a todos com compaixão. Elas são um exemplo vivo da beleza da doação e da entrega total a Deus. E sua presença no mundo nos motiva a sermos instrumentos de paz e de amor onde estivermos.

Em um mundo cada vez mais individualista e materialista, as freiras nos oferecem um modelo de vida altruísta, baseado na fé, na comunidade e na caridade. Além disso, sua presença na vida da Igreja nos recorda que a verdadeira felicidade se encontra na entrega total a Deus e ao serviço ao próximo.

5 coisas que você precisa sobre ser freira

1. Ser freira exige o celibato consagrado

O celibato é um dos pilares da vida religiosa feminina. As freiras se comprometem a viver uma vida casta, dedicando-se inteiramente a Deus e à comunidade. Essa escolha, muitas vezes vista como um sacrifício, é na verdade um dom de amor e entrega total. As freiras encontram na fé e na comunidade a força e a alegria necessárias para viver uma vida plena em Deus e significativa.

2. A vida em Comunidade é um pilar fundamental da vida religiosa

A vida em comunidade dentro de uma congregação religiosa transcende o mero compartilhamento de um espaço físico. É uma experiência profunda de comunhão

fraterna, onde mulheres unidas por um chamado em comum – a vocação religiosa –

entrelaçam suas vidas, formando um lar espiritual alicerçado na fé, no amor e no mútuo apoio.

Portanto, a vida em convento é marcada pela comunhão fraterna na qual as freiras compartilham refeições, orações, trabalhos e também momentos de lazer. E essa experiência única promove o crescimento pessoal e o amor ao próximo. Aliás, dentro de sua Congregação Religiosa, a freira aprende a viver em harmonia, respeitando as diferenças e celebrando a diversidade de dons e carismas que cada uma possui.

3. Para ser freira é necessário professar os Votos Religiosos

Ao ingressar na vida religiosa, a freira professa os votos de pobreza, castidade e obediência. Logo, esses votos são a base da vida consagrada e representam um compromisso livre e consciente com Deus e com a comunidade. Através dos votos religiosos, as freiras se despojam de bens materiais, renunciam aos prazeres seculares e se colocam inteiramente à disposição da vontade de Deus.

4. Uma freira veste hábito religioso como sinal de sua consagração

a Deus

O hábito, também conhecido como veste religiosa, é um símbolo da identidade e da consagração das freiras. E cada congregação possui um modelo próprio e define quais cores usar, segundo as orientações de seu fundador e de suas Constituições. Geralmente é composto por túnica, véu e manto ou saia, camisa e véu. O hábito religioso representa a

simplicidade, a humildade e o compromisso com a vida religiosa. Além de ser um

símbolo externo, o hábito também é um lembrete constante de sua vocação, missão e de que a freira é reservada a Deus.

5. A diversidade da Vida Religiosa

Existem diversas Congregações religiosas femininas, cada uma com sua missão específica, carisma e espiritualidade. Logo, as freiras podem atuar em diferentes áreas, como educação, saúde, evangelização, assistência social, entre outras. Portanto, é importante pesquisar e conhecer as diferentes congregações para encontrar aquela que mais se identifica com seus valores e aspirações.

Na Copiosa Redenção, a freira tem uma vida de entrega na vivência do carisma adorador enquanto trabalha na evangelização e no resgate da dignidade de pessoas dependentes químicas.

Então, se você sente seu coração arder pelo chamado de Deus e quer descobrir como responder, trilhe o caminho vocacional da Copiosa Redenção! Nós vamos te ajudar a compreender e a responder a sua vocação!

Aproveite para ler: Copiosa Redenção: Uma vocação para homens e mulheres

Enfim, ser freira…

Ser freira é uma escolha que exige discernimento, maturidade e um profundo amor a Deus. E as curiosidades que apresentamos aqui são apenas um ponto de partida para quem deseja se dedicar à vida religiosa. Portanto, é fundamental buscar orientação espiritual, conversar com religiosas e participar de atividades vocacionais para ter um melhor discernimento sobre essa importante decisão.

CTA: Conheça a Campanha Vocacional: Responda-me!

Noite dos caldos é promovida em memória do aniversário natalício de Padre Wilton

No próximo sábado, dia 27, a Copiosa Redenção celebraria o aniversário natalício do seu fundador, Padre Wilton Moraes Lopes. Mesmo com a sua recente Páscoa, no dia 04 de março, a data ainda será celebrada como forma de homenageá-lo.

Umas das celebrações será a Noite dos Caldos, em Curitiba (PR). “Padre Wilton sempre sonhou muito que tivéssemos uma casa em Curitiba e ele ficou muito feliz quando soube que ganhamos um terreno”, recorda Irmã Silvonete, idealizadora do evento.

Além do momento de convivência com música ao vivo, o evento também contará com a celebração da Santa Missa, às 20h, em memória do aniversário de Padre Wilton, e momento de oração com a Irmã Zélia. Todo o recurso arrecadado será destinado para a construção do Centro de Espiritualidade das Irmãs da Copiosa Redenção em Curitiba.

Cardápio

Os caldos, preparados pelas próprias religiosas, serão nos sabores:

  • Feijão com bacon
  • Abóbora com carne seca
  • Tomate com creme de queijo
  • Mandioca com costela
  • Canja de frango
  • Batata com calabresa

Valor do ingresso por pessoa: R$ 50,00

Horário: 20h

Endereço: Centro Redentorista – Rua Ubaldino do Amaral, 204 – Alto da Glória (Curitiba – PR)

Adquira o seu ingresso de forma antecipada pelo telefone: (42) 9926-1900

Livro Pensamentos, de Padre Wilton, é lançado em italiano na próxima terça-feira (23)

Na semana que antecede a memória do aniversário natalício (27 de abril) do fundador da Copiosa Redenção, Padre Wilton Moraes Lopes, será lançado o livro de sua autoria: Pensamentos – um caminho espiritual, em tradução italiana. O lançamento será na terça-feira, 23 de abril de 2024, na igreja de Sant’Agata de Caltanissetta, na Itália, aonde os irmãos da Copiosa Redenção tem uma comunidade.

O evento de lançamento iniciará com a Santa Missa às 18h30 (horário da Itália), que será presidida pelo Bispo da Diocese de Caltanissetta, Dom Mario Russotto. Uma liturgia celebrada tanto como sufrágio pela alma do Padre Wilton, como agradecimento pelo ministério do fundador da Copiosa Redenção que, com a sua obra, soube estimular os fiéis de todo o mundo e reavivar a sua fé. 

Após a Missa, haverá a apresentação do livro moderado pela jornalista Marcella Sardo. Os palestrantes incluirão o Bispo da Diocese de Caltanissetta Sua Excelência Monsenhor Mario Russotto, o Superior Geral da Congregação dos Frades da Copiosa Redenção Padre Luis César de Oliveira, o Superior da Copiosa Redenção na Sicília Padre Valdecir Zanata. As autoridades locais, eclesiais e a comunidade paroquial foram convidadas a participar desse momento que será também um memorial sobre vida do Padre Wilton que através do seu SIM a Deus, fez com que a Copiosa Redenção chegasse também na Itália.

A Obra

O livro é uma coleção de “Pensamentos” que o presbítero imaginou inicialmente como destinados às Irmãs. Tendo compreendido plenamente a profundidade das reflexões e, ao mesmo tempo, à medida que a família da Copiosa Redenção crescia em número, pediu-se ao Padre Wilton que pudesse estender estes escritos a todos aqueles que quisessem ser guiados para um caminho de fé.

Não só os irmãos e irmãs consagrados e os leigos, mas qualquer pessoa tem agora a oportunidade de conhecer este testamento espiritual do fundador da Copiosa Redenção, falecido no dia 04 de março de 2024.

Conheça a edição em português AQUI.

Conheça as religiosas do Lar Adelaide

O Lar Adelaide não é apenas uma casa de acolhimento aos idosos, mas é, sobretudo, um lugar para se experimentar Deus.

Logo, as atividades oferecidas em nosso Lar vão além de cuidados físicos. Através da missa, das meditações do terço e da oportunidade de acolhimento, o nosso Lar deseja transmitir a fé e a experiência com a doutrina católica.

Sendo assim, ser um Lar administrado por Irmãs Religiosas faz total diferença, pois elas são testemunhos vivos dos cuidados de Deus na vida de cada um dos nossos hóspedes.

A dimensão humana só é de fato respeitada quando se dá atenção às três esferas do ser: físico, psíquico e espiritual.

É por isso que não é difícil de ver por aí casas de acolhimento em que, embora ofereçam cuidados médicos e boas atividades, os idosos sentem-se vazios e sem sentido de vida.

Isso acontece porque todo homem necessita de Deus. E é esse o maior bem que podemos oferecer aos hóspedes do nosso Lar.

Sendo assim, gostaríamos de apresentar aqui aquelas que doam mais do que seu tempo. Doam suas vidas para que Deus seja reconhecido por cada um dos nossos idosos. Quer conhecer? Então, continue lendo!


A importância do cuidado com os idosos

Antes de tudo, vale a pena ressaltar a grande importância que tem o cuidado com os idosos para a sociedade e principalmente para Deus.

Nas Sagradas Escrituras podemos ver que Deus nos adverte acerca desse cuidado:
“Levanta-te diante dos cabelos brancos; honra a pessoa idosa e teme a teu Deus. Eu sou o Senhor” (Lv 19,32).

Ora, o que é honrar senão cuidar, zelar, respeitar e dar à pessoa idosa a dignidade de um filho de Deus?

Sendo assim, aqueles que são os cuidadores mais próximos, ou seja, aqueles que auxiliam os nossos hóspedes nas atividades corriqueiras como: locomoção, banho, medicação, alimentação, entre outras, estão na verdade cumprindo uma ordem de Deus.

O Papa Francisco, em um dos seus ensinamentos, nos diz que não apenas os idosos recebem os nossos cuidados, mas que também nós temos algo fundamental para aprender com eles:

“[…] todos nós devemos abandonar-nos ao Senhor, para invocar a sua ajuda. Neste sentido, todos devemos aprender com a velhice: ‘sim, há um dom em ser idoso, entendido como abandonar-se aos cuidados dos outros, a começar pelo próprio Deus (Audiência geral em 1º de junho de 2022).

Irmãs responsáveis pelos cuidados com os idosos

Diante daquilo que a Igreja fala sobre o cuidado com os idosos compreendemos cada vez mais a grandiosidade do que é poder cuidar daqueles que chegam até nós.

E, por isso, o nosso coração se alegra em poder citar aqui as Irmãs que se dedicam a este apostolado. Em especial, as que estão mais próximas nas atividades do dia a dia.

  • Ladir Marta Ribeiro  cuidadora de idosos desde 03/01/2021
  • Marcia Cavalcante da Silva  administrativo desde 11/09/2022
  • Maria Nilza Gauto Flores  cuidadora de idosos desde 02/03/2024
  • Silvana Paes de Silva  cuidadora de idosos desde 16/04/2023
  • Tais de Brito Santori  cuidadora de idosos desde 21/02/2023
  • Silvia Cristina Maia  desde 09/03/2024
  • Sabrina Gonçalves  cuidadora de idosos desde 05/02/2023
  • Franciane Oliveira Fazolo  cuidadora de idosos desde 17/02/2024
  • Maria Eduarda de Lara  cuidadora de idosos desde 17/02/2024
  • Danielly Genelhud Krauze  cuidadora de idosos desde 17/02/2024



Direção e administração

Sabemos que a missão de dirigir um Lar de idosos não é tão simples, mas também temos a certeza de que Deus conduz cada um de nossos passos.

Por isso, ter a Irmã Elisângela Ramos de Souza como diretora do nosso Lar é ter a certeza de que o nosso Bom Deus, através dela, cuida de cada detalhe. Assim também com a Irmã Marcia Cavalcante da Silva, que faz parte de nosso administrativo desde 11 de setembro de 2022.

Já na organização e coordenação dos trabalhos com os idosos de forma mais direta, a Irmã Elaine Augusta é quem atualmente conduz as atividades. Desde 04 de outubro de 2021 ela é a responsável por essa área.

Posts interessantes para você também ler:

5 aprendizados de um estudante de psicologia ao cuidar de idosos

Como o trabalho voluntário pode evitar a solidão

Padre Wilton: um redentorista que fundou a Copiosa Redenção

Assim, o Lar Adelaide , com a graça de Deus e da Virgem Maria, vai cumprindo a sua missão. Através de profissionais e de forma mais especial pelas Irmãs da Copiosa Redenção, os idosos que nos são confiados podem desfrutar de uma qualidade de vida integral.

Portanto, este lar que é administrado pelas Irmãs da Congregação da Copiosa Redenção segue buscando sempre dar o seu melhor. Pois acreditamos que Deus se faz presente em cada um daqueles que passam por nossa casa e pelos nossos cuidados.

E não somente os nossos hóspedes recebem os cuidados necessários, mas cada uma das Irmãs religiosas podem aprender mais a cada dia.

Como afirma a Irmã Ana Paula David em um dos seus depoimentos: “É muito gratificante poder fazer parte da vida deles e aprender com a sabedoria de cada um”.


Conheça 5 estratégias de Autocuidado para Padres e Religiosos

Estratégias de autocuidado é um tema que tem ganhado muito espaço na sociedade atual. Mas, no contexto religioso, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Isso porque a crença de que o autocuidado é sinônimo de egoísmo ou falta de fé persiste em alguns ambientes eclesiais. Logo, isso cria barreiras para que religiosos e religiosas assumam o cuidado de si como algo essencial para a sua saúde.

Além disso, na entrega generosa à vocação, é comum que religiosos se dediquem com tamanha intensidade ao próximo que se esquecem do próprio bem-estar. É como se, em sua missão de cuidar do outro, se tornassem invisíveis aos próprios olhos. Mas essa doação desmedida, embora louvável em sua essência, pode gerar desgaste físico, emocional e espiritual, comprometendo a saúde e a qualidade de vida do religioso.

No entanto, a importância do autocuidado para o bem-estar de padres, freiras, religiosos e religiosas não pode ser ignorada. E é nesse contexto que as estratégias de autocuidado emergem como um bálsamo essencial, um ato de amor-próprio que permite ao religioso florescer em sua vocação. Afinal, cuidar de si mesmo não significa egoísmo, mas sim um gesto de responsabilidade e compromisso com a própria missão.

Ao dedicar tempo e atenção ao seu bem-estar, padres e religiosos fortalecem sua capacidade de servir ao próximo com mais plenitude e até com mais discernimento. É como se, ao cuidar de si mesmo, o sacerdote ou a religiosa estivesse cuidando também da própria fé e da capacidade de amar e de servir.

O que é autocuidado?

Em meio ao jardim florido da vida religiosa e sacerdotal, desabrocha uma flor rara e preciosa: o autocuidado. Mas não se trata de um ato de vaidade, o autocuidado é a chave para a saúde física, mental e espiritual, permitindo que padres e religiosos floresçam em sua missão com mais amor, alegria e entusiasmo.

A psicologia define o autocuidado como um conjunto de práticas que visam promover a saúde e o bem-estar individual. E no contexto religioso, as estratégias de autocuidado assumem um significado ainda mais profundo, conectando-se com a busca pela santidade e pela vivência autêntica do Evangelho.

Leia também: Qualidade de vida: fruto de um planejamento na vida religiosa e sacerdotal

Estratégias de autocuidado envolvem:

Para padres e religiosos, o autocuidado não se trata apenas de cuidar do corpo, mas também da mente, do coração e da alma. É um compromisso abrangente que envolve:

Cultivar a saúde física: alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e sono reparador são pilares fundamentais para o bem-estar físico.

Manter a mente equilibrada: momentos de silêncio, meditação e oração são ferramentas valiosas para lidar com o estresse e a ansiedade, ajudando a promover a paz interior.

Nutrir o coração com afeto: cultivar relacionamentos saudáveis com familiares, amigos e irmãos na fé é essencial para o bem-estar emocional e a sensação de pertencimento.

Alimentar a alma com fé: a oração, a leitura da Sagrada Escritura e a participação nos sacramentos são fontes de nutrição espiritual, fortalecendo a fé e a conexão com Deus.

5 estratégias de autocuidado para implementar na vida sacerdotal e religiosa

Agora que você já compreendeu a importância do autocuidado e o que ele engloba dentro da vida sacerdotal e religiosa, vamos às estratégias para implementar o autocuidado na sua rotina.

# 1ª estratégia de autocuidado: priorize o sono

Em meio à rotina agitada da vida religiosa, o sono pode ser facilmente negligenciado. No entanto, priorizar o sono é fundamental para a saúde física e mental, sendo uma das principais estratégias de autocuidado que religiosos e religiosas podem adotar.

Sendo assim, dormir de 7 a 8 horas por noite é essencial para que o corpo e a mente se recuperem do desgaste físico e mental do dia a dia. Durante o sono, o corpo repara tecidos, consolida memórias e regula hormônios importantes para o bem-estar.

E, por outro lado, a falta de sono pode levar a diversos problemas como fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento do risco de doenças e até mesmo depressão.

Logo, para garantir um sono reparador, algumas medidas importantes podem ser tomadas:

  • Estabelecer uma rotina de sono regular, como deitar-se e acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana;
  • Criar um ambiente propício para o descanso, silencioso, escuro, fresco e livre de distrações como televisão, celular e outros dispositivos eletrônicos;
  • Evitar estimulantes antes de dormir. O uso de cafeína e atividades físicas intensas nas horas que antecedem o sono podem dificultar o relaxamento e a qualidade do sono.
  • Praticar hábitos relaxantes antes de dormir: ler um livro, tomar um banho quente ou ouvir música relaxante podem ajudar a preparar o corpo e a mente para o sono.

Ao priorizar o sono e implementar essas medidas, religiosos(as) podem desfrutar dos diversos benefícios que um sono reparador proporciona. Como a melhora na concentração e na memória; redução do estresse e da ansiedade; aumento da energia e disposição; e até mesmo o fortalecimento do sistema imunológico.

#2ª estratégia de autocuidado: pratique exercícios físicos regularmente

Dedicar tempo à prática de exercícios físicos pode parecer um desafio em meio às demandas da vida religiosa. No entanto, essa é uma das mais importantes estratégias de autocuidado, com benefícios comprovados para a saúde física e mental.

A prática regular de exercícios físicos, por pelo menos 30 minutos por dia, contribui para: melhorar a saúde cardiovascular; fortalecer o sistema imunológico; promover o bem-estar mental;  melhorar a qualidade do sono; aumentar a disposição e a energia; melhorar a autoestima e a confiança corporal.

Sendo assim, encontrar uma atividade prazerosa é fundamental para a constância da prática. E praticar caminhada, corrida, natação, dança, pilates e musculação são apenas algumas das diversas opções disponíveis. É importante escolher uma atividade que se adapte à sua rotina, aos seus gostos e às suas necessidades físicas.

Então veja algumas dicas para incorporar a prática de exercícios físicos na rotina religiosa:

  • Encontre um parceiro de treino: ter alguém com quem se exercitar pode aumentar a motivação e o compromisso.
  • Aproveite os momentos livres: utilize os intervalos entre as atividades pastorais ou os estudos para realizar exercícios curtos, como alongamentos ou caminhadas leves.
  • Participe de grupos de atividades físicas: essa é uma ótima maneira de conhecer pessoas, fazer novos amigos e se motivar.
  • Crie um ambiente propício para a prática: organize um espaço em casa ou na comunidade para se exercitar com conforto e segurança.

#3ª estratégia de autocuidado: cultive momentos de silêncio e meditação

Reservar um tempo para o silêncio e a meditação, seja pela manhã, durante a tarde ou à noite, ajuda a reduzir o estresse, aumentar a concentração e promover a paz interior.

Então, conheça os benefícios do silêncio e da meditação para religiosos e religiosas que vão além do conectar-se com o Divino:

  • Redução do estresse e da ansiedade: o silêncio e a meditação proporcionam um espaço para acalmar a mente e o corpo, diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
  • Aumento da concentração e da clareza mental: a prática regular do silêncio e da meditação ajuda a melhorar o foco e a capacidade de se concentrar no presente.
  • Promoção da paz interior e do bem-estar emocional: o silêncio e a meditação facilitam o contato com as emoções e a experiência de um estado de paz interior.
  • Cultivo da autoempatia e do amor-próprio: a prática do silêncio e da meditação permite desenvolver um olhar mais gentil e compassivo para si mesmo.

Aproveite para ler: 7 tipos de cansaço, qual é o seu?

#4ª estratégia de autocuidado: fortalecer os laços afetivos

No seio da vida religiosa, o cuidado com a alma se entrelaça com o cuidado com o outro. Portanto, fortalecer os laços afetivos com familiares, amigos e irmãos na fé é essencial para o bem-estar emocional, nutrindo a alma com amor, apoio e pertencimento.

E os benefícios de cultivar relacionamentos saudáveis para religiosos e religiosas são muitos, entre eles:

  • Redução do estresse e da ansiedade: o apoio social proporcionado por relacionamentos saudáveis ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade.
  • Aumento da felicidade e do bem-estar: sentir-se conectado a outras pessoas e amado por elas contribui para a felicidade e o bem-estar geral.
  • Promoção do amor-próprio: compartilhar experiências e receber apoio de pessoas queridas ajuda a desenvolver um olhar mais gentil e compassivo para si mesmo.
  • Fortalecimento da fé e da conexão com Deus: o amor e o apoio da comunidade religiosa podem fortalecer a fé e a conexão com Deus.
  • Cultivo da gratidão e da alegria: sentir-se grato pelas pessoas que rodeiam e pelas alegrias que a vida proporciona contribui para um estado mental mais positivo.
Mas como fortalecer os laços afetivos na vida religiosa como uma estratégia de autocuidado? Veja essas dicas: 
  • Reserve tempo para os relacionamentos: É importante dedicar tempo para estar com as pessoas que você ama, seja pessoalmente ou por meio de conversas telefônicas, mensagens ou videochamadas.
  • Seja autêntico: quando estiver com outras pessoas, esteja realmente presente e se conecte com elas de forma autêntica e sincera.
  • Compartilhe experiências e sentimentos: compartilhar suas experiências e sentimentos com outras pessoas ajuda a fortalecer os laços de confiança e intimidade.
  • Participe de atividades em grupo: atividades como retiros, encontros e celebrações, é uma ótima maneira de fortalecer os laços afetivos com a comunidade religiosa.

E lembre-se, ao fortalecer os laços afetivos, religiosos(as) podem construir uma rede de apoio sólida e nutritiva.

#5ª estratégia de autocuidado: investir na formação continuada

No caminho da vocação sacerdotal e religiosa, a busca por conhecimento e desenvolvimento pessoal é intrínseca. Logo, investir na formação continuada, especialmente em temas relacionados ao autocuidado, à saúde mental e à espiritualidade, torna-se uma ferramenta essencial para o florescimento individual e ministerial.

Algumas opções de formação continuada em autocuidado são: cursos online e presenciais; workshops e retiros. Então, conheça os benefícios da formação continuada para o autocuidado:

  • Aprofundamento do conhecimento sobre si mesmo: a participação em cursos e workshops permite que sacerdotes, religiosos e religiosas explorem seus próprios sentimentos, necessidades e desafios. Desta forma, constroem uma autoconsciência mais profunda.
  • Desenvolvimento de novas habilidades: através da formação continuada, é possível adquirir ferramentas e técnicas para lidar com o estresse, a ansiedade, a depressão e outros desafios da vida. pessoal e ministerial.
  • Aprimoramento da prática ministerial: o conhecimento adquirido na formação continuada pode ser aplicado na prática ministerial. Assim, permitindo que religiosos e religiosas ofereçam um cuidado mais integral e humanizado aos fiéis.
  • Fortalecimento da fé e da espiritualidade: a reflexão sobre temas como autocuidado, saúde mental e espiritualidade também contribui para o crescimento espiritual e o amadurecimento da fé.
  • Criação de uma comunidade de apoio: a participação em atividades como workshops e cursos online conecta religiosos e religiosas com outros que compartilham os mesmos desafios. Consequentemente, criando uma rede de apoio mútuo.

Participe do curso Cuidar-se!

O Centro Âncora está promovendo a terceira edição do Curso Cuidar-se, este ano com o tema: “As dimensões bio-psico-sócio e espiritual do ser consagrado”.

As aulas têm início em 19 de abril de 2024 e acontecem às sextas-feiras, às 9h, durante 8 semanas.

Nas aulas serão abordados temas como: emoções e sentimentos, exaustão, síndrome de burnout, autoestima, entre outros.

Participe como uma estratégia de autocuidado, e lembre-se: O autocuidado não é um ato egoísta, mas sim um gesto de amor-próprio e responsabilidade. Cuidar de si mesmo permite que padres e religiosos se dediquem com mais plenitude ao seu ministério e à missão evangelizadora.

Conheça a programação do Curso e faça sua inscrição AQUI