a

Últimas Notícias

Características de um Lar de idosos católico

27 de setembro de 2023

Características de um Lar de idosos católico

O lar de idosos Adelaide é, de fato, um local onde a saúde e o bem-estar dos idosos fazem parte de nossos maiores objetivos. Mas existe ainda algo que julgamos ser essencial para que a terceira idade seja vivida com mais sentido a cada dia.

Para nós, cada fase da vida tem um sentido e beleza que se escondem por trás daquele que idealizou a existência humana. Deus, em sua infinita sabedoria, nos propõe aprendizados em cada momento que passamos, e, ao longo de nossos dias aqui na terra, sabendo que tudo o que vivemos aqui irá repercutir na eternidade.

E é nessa perspectiva de eternidade que o Lar Adelaide realiza cada ação. Leia o texto e descubra o que faz do Lar de idosos Adelaide Weiss Scarpa um local único!

O nosso Lar e a nossa missão

Antes de mais nada, no lar de idosos não basta que o idoso apenas exista, ele precisa viver, e viver bem! 

A missão do Lar Adelaide é proporcionar o exercício dos direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e individuais), preservar a identidade e a privacidade da pessoa, assegurando um ambiente de respeito e dignidade.

Contudo, para nós, viver bem significa estar bem no corpo e na alma. Nós, do lar de idosos Adelaide, acreditamos que cada pessoa possui não somente um corpo, mas uma alma da qual depende o seu bem-estar.

Já nos aconselhou em sua mensagem, o Papa Francisco, por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: “(…) o primeiro desejo do Senhor é que não deixemos sozinhos os idosos, que não os abandonemos à margem da vida, como hoje, infelizmente, acontece com demasiada frequência”. 

Logo, também são esses e outros motivos que fazem do Lar de idosos Adelaide Weiss Scarpa um lugar de repouso, completo e único.

Nossa rotina e características no Lar de idosos

No Lar Adelaide, lar de idosos, além das atividades de reabilitação podemos sempre contar com a espiritualidade. Estar em intimidade com Deus possibilitará uma qualidade de vida ainda maior, pois é em Deus que encontramos sentido em cada momento de nossas vidas.

Ainda mais quando nos encontramos em momentos de sofrimentos nos acontecimentos da nossa própria vida.

Oferecemos aos nossos idosos a experiência do encontro com Deus, assim como o contato com a natureza, momentos de partilha da palavra, Missas no local e até mesmo encontro com as Irmãs religiosas. Dessa forma, as Irmãs se colocam disponíveis para ouvir e aconselhar cada idoso, caso algum deles as procurem.

Conheça mais sobre rotina dos nossos hóspedes:

  • Passeio no jardim – caminhadas diárias no bosque e num jardim cheio de vida;
  • Missas – na capela disponível no Lar Adelaide, especialmente aos domingos e dias santos;
  • Consultas médicas – faz parte da rotina dos idosos passar por consultas médicas ou com nutricionista;
  • Dia de movimentar o corpo – Também temos momentos de exercício físico e fisioterapia.
  • Oficinas e terapias – tempo dedicado para as atividades, terapias e oficinas, que são momentos de pura diversão.

Então, percebe que os nossos hóspedes têm uma agenda cheia e muito animada? Sim, fazemos questão de fazê-los se movimentar e viver uma velhice feliz e tranquila!

Leia também:

Estar em um Lar de Idosos é ser abandonado?

Como a estrutura do Lar Adelaide transborda amor e esperança

Planejamento Espiritual: o que é e como utilizar no seu dia a dia

Um lugar para chamar de casa

No Lar de idosos Adelaide a solidão e a tristeza passam longe. Em outras palavras, buscamos sempre fazer com que nossos idosos mantenham a convivência fraterna e o desejo de encontrar alegria no relacionamento com o seu próximo. Seja ele um profissional de nossa casa, seus familiares ou um companheiro de casa.

Temos a alegria de proporcionar um lugar que alinha uma rotina de reabilitação física e mental com a vivência da espiritualidade, onde ambas se completam e geram resultados em suas vidas.

O envelhecimento caminhará melhor quando não esquecermos que fomos criados para a eternidade e sempre estamos nos preparando para o céu. Sendo assim, só encontrará o prazer de viver quem se entrega à própria vida e aos seus momentos de dificuldades.

Ou seja, quanto melhor nos guiarmos ainda aqui, neste mundo, escolhendo um caminho de transformação e renovação, para alcançar este fim: o céu.

A vivência da fé em nosso Lar

É verdade que pensar em um lar de idosos, para muitos, é pensar em um lugar solitário, triste e até mesmo esquecido pela sociedade. É por isso que prezamos sempre em apresentar um lugar de aconchego, serenidade e alegria. Sobretudo, um lugar onde a fé pode ser renovada a cada dia.

Um dos nossos compromissos para com o idoso, no Lar Adelaide, é proporcionar o encontro com Deus, respeitando a história de cada um deles. Para que esse encontro de fé, no entardecer da vida, se torne natural e sereno.

Logo, é certo que muito mais do que nossas estruturas e ações, o Lar Adelaide oferece uma família que ama, escuta, reza e acolhe cada hóspede diante dos seus desafios e limitações.

Existem muitos lares para os idosos espalhados pelo Brasil, cada qual com as suas características. Contudo, o nosso Lar oferece um caminho que considera a vida plena, pois não adianta viver os dias, é preciso vivê-los em plenitude. “O caminho de Cristo ‘leva à vida’; um caminho contrário ‘leva à perdição’” (Cf. CIC, § 1696).

Conheça mais sobre o Lar Adelaide Weiss Scarpa!

O Lar Adelaide Weiss Scarpa busca ser bem mais que uma casa de repouso, mais do que oferecer um envelhecimento com dignidade. Nosso empenho é fazer brotar no coração de quem chega ao nosso lar um desejo de desfrutar melhor o caminho da vida, em qualquer etapa que nos encontremos nela!

Portanto, todos aqueles que estão aqui podem ter a certeza de que terão suas vidas melhoradas em todos os aspectos. Ou seja, que terão o necessário para tornar a terceira idade uma fase vivida da melhor forma possível.

O lar de idosos Adelaide é, de fato, um local onde a saúde e o bem-estar dos idosos fazem parte de nossos maiores objetivos. Mas existe ainda algo que julgamos ser essencial para que a terceira idade seja vivida com […]