a

Últimas Notícias

5 dicas que toda família que possui idosos precisa seguir

16 de maio de 2023

5 dicas que toda família que possui idosos precisa seguir

A família que possui idosos, desde que seja consciente de seu papel, poderá desenvolver com tranquilidade, qualidade e muita alegria os cuidados necessários para esta fase.

Ou seja, na vida familiar as pessoas idosas necessitam de um feliz envelhecimento, pois, poucos anos atrás, foram elas que deram muito amor e atenção para o resto de suas famílias.

Então, para lhes garantir saúde e qualidade de vida, eles precisam de muitos cuidados nessa etapa da vida em que se encontram. E, agora, é a vez da família que possui idosos assumir o seu papel.

Confira aqui neste texto 5 dicas que toda família que possui idosos precisa seguir.

Acompanhamento médico adequado para idosos

As pessoas na terceira possuem necessidades de acompanhamento médico como em qualquer fase da vida, porém com uma intensidade maior.

As mudanças no organismo de uma pessoa idosa acontecem com maior frequência e com uma rapidez que somente um acompanhamento periódico pode identificar.

Por isso, as famílias que possuem idosos precisam buscar um médico especialista e competente para acompanhar o idoso. De tal maneira que, conversando com profissionais, a família que possui idosos possam estabelecer uma rotina de cuidados (Cf. Drauzio, 16/03/2021).

Neste caso, sem este acompanhamento médico a saúde do idoso pode estar comprometida, tendo em vista os diferentes cuidados que ele necessita de ordem física, mental e etc.

Confira também: Os cuidados com os idosos não tira férias

Adaptação física da casa para idosos

Alguns idosos possuem necessidades especiais que requerem um melhor layout da casa onde habita. Ou seja, a disposição de móveis, utensílios, objetos, iluminação e alguns outros detalhes podem fazer a diferença na vida da família que possui idosos.

O  Ministério da Saúde apresenta que as quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos. Então, para evitar acidentes domésticos, a família que possui idosos, precisa tornar o lar uma casa segura (Biblioteca Virtual em Saúde, MS).

Em outras palavras, precisarão passar por uma adaptação para melhor atender às suas necessidades: visão, articulações, músculos, ossos e etc. Tudo no idoso exige mais cuidados.

Desta forma as famílias que possuem idosos precisam estar atentos para que o ambiente favoreça a locomoção e evite ao máximo os acidentes, como quedas e machucados.

Alimentação de qualidade

Assim como a prática de exercícios físicos, a alimentação faz total diferença na qualidade de vida do idoso.

As mudanças hormonais e no metabolismo do corpo exigem uma alimentação mais regrada e balanceada, não que em outras idades não seja necessário, mas na terceira idade isso torna-se vital.

O ideal é que o idoso passe por um profissional que o ajude a analisar o seu estado nutricional, como o nutrólogo ou nutricionista. E, após a realização de exames de análises, seja feito um plano alimentar e, se necessário, suplementar para atender às suas necessidades.

Além disso, é preciso estar atento às comorbidades, como a diabetes, hipertensão e, também, no caso de carências nutricionais, como a falta de vitamina D, potássio e anemia. Nestes casos é necessário alimentação específica.

Em todo caso, a alimentação saudável ajudará no melhor funcionamento do corpo como todo, além de garantir uma melhoria na qualidade de vida e bem estar.

Praticar atividades físicas

Atualmente, não se precisa falar muito sobre os benefícios das atividades físicas. Mas, em resumo, traz melhorias no sono, potencializa as necessidades funcionais, ajuda no metabolismo, regulariza os hormônios, o humor etc.

Ou seja, essas e outras melhorias acontecem na vida de alguém que evita o sedentarismo e se entrega a uma vida mais ativa.

Na vida de um idoso a prática do exercício físico é indispensável, pois com o passar dos anos o nosso corpo necessitará de um “empurrãozinho” para melhor realizar as suas funções.

Contudo, práticas de pouco impacto são as mais indicadas para os idosos, como as caminhadas, alongamento, dança e musculação, que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular (Cf. Secretaria de Saúde – RJ, 22/10/2018).

De tal forma que, amparado por profissionais competentes o idoso que pratica exercícios físicos minimiza, e muito, algumas das limitações próprias da terceira idade.

A família que possui idosos em casa não pode, em hipótese alguma, negligenciar esta necessidade Na verdade, precisa incentivar e proporcionar atividades regulares para o seu idoso.

Não basta apenas fazer exercícios soltos e sem acompanhamento, ao contrário, o ideal mesmo é buscar um profissional da área para executar as atividades físicas com regularidade e qualidade.

Leia também: Como garantir o envelhecimento e saúde da pessoa idosa?

Incentivo a um bom convívio social

O ser humano não foi feito para ficar sozinho! De fato, os estudiosos apontam muitos benefícios que um bom convívio social traz para a vida de alguém.

Contudo, a família que possui idoso pode proporcionar ações simples como: ouvir com atenção, oferecer uma ajuda mediante uma real necessidade, assistir a um filme ou programa juntos e etc. Tudo isso pode ajudar o idoso e afastar o infeliz sentimento de solidão.

O convívio social previne casos de ansiedade, depressão, sensação de abandono, inutilidade e etc.

É claro que em algumas realidades, existem idosos com restrições em suas capacidades intelectuais e terá dificuldades em realizar alguns tipos de atividades.

Neste caso, as famílias que possuem idosos podem proporcionar atividades que ajudem na cognição e percepção como artes plásticas, música, grupos de dança, de jogos, de esportes e etc. Através de sua personalidade o idoso pode identificar-se com algo e não faltará atividades em grupo para que ele possa melhor aproveitar o tempo.

Leia também: Estar em um Lar de Idosos é ser abandonado?

Portanto, o importante é sempre estar presente para que a pessoa idosa sinta-se amada e acolhida em cada fase de seu envelhecimento. Isso requer muita atenção e cuidados próprios, é verdade, mas também traz as suas belezas e descobertas.

A família que possui idosos precisa ter o coração aberto para juntos desbravarem esta fase da vida, que também tem seu sentido de existência.

A família que possui idosos, desde que seja consciente de seu papel, poderá desenvolver com tranquilidade, qualidade e muita alegria os cuidados necessários para esta fase. Ou seja, na vida familiar as pessoas idosas necessitam de um feliz envelhecimento, pois, […]