a

Blog

<strong>Estar em um Lar de Idosos é ser abandonado?</strong>

19 de dezembro de 2022

Estar em um Lar de Idosos é ser abandonado?

“Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento” (cf. Jó 12,12). A pessoa idosa com certeza inspira cuidados, mas também nos traz lembranças de um passado cheio de vida, com lutas e vitórias que garantiram o nosso futuro.

O Papa Francisco diz que a sabedoria dos idosos ilumina a vida e, realmente, se queremos um bom conselho sobre a vida e seus desafios, temos nos idosos esse auxílio. Por isso, não há futuro sem os jovens e nem sem os idosos; eles completam o presente.

E envelhecer com dignidade é ter respeitada a sabedoria que foi adquirida com os anos de experiência de vida. E por falar em dignidade, ela é sinônimo de cuidado, algo essencial na vida dos nossos queridos idosos, em todos os aspectos.

Talvez o mais delicado seja quando decidimos por um Lar de idosos para eles e isso nos causa dúvidas e dores. Mas para que essa dor seja aliviada, preparamos este post explicativo e esclarecedor sobre a importância de um lugar como um Lar para nossos entes mais vividos!

Quem são os idosos?

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O mesmo entendimento está presente na Política Nacional do Idoso (instituída pela lei federal 8.842), de 1994, e no Estatuto do Idoso (lei 10.741), de 2003. 

Cada um desses instrumentos tem por objetivo garantir os direitos sociais dos idosos, como saúde; trabalho; assistência social; educação; cultura; esporte; habitação; lazer; locomoção e promover autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. 

Mas e para as famílias, quem são os idosos? Há várias qualificações e até algumas que diminuem o idoso. No entanto, ele é a pessoa que nos possibilitou um futuro e merece todos zelo e atenção dos seus familiares, principalmente diante das limitações.

E quando decidimos por zelo, é preciso oferecer o melhor desde a estrutura até a atenção necessária, tão importante nesta etapa da vida. E há momentos em que a família, por amor, precisa tranquilizar o coração e deixar que mais mãos cuidem de quem tanto cuidou!

O que é um Lar de idosos?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ligada da Ministério da Saúde, em sua Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) número 283, de 26 de setembro de 2005, assim definiu o conceito de ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos):

“São instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas à domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania”.

De modo que o Lar para idosos precisa observar os direitos e garantias dos idosos, inclusive o respeito à liberdade de credo e a liberdade de ir e vir, desde que não exista restrição determinada no Plano de Atenção à Saúde (para a segurança do próprio idoso).

Como também outros direitos inerentes à pessoa humana: identidade, privacidade, boa convivência; ambiente acolhedor; atividades úteis e prazerosas; uma rotina sadia; presença  médica e principalmente a participação da família porque os laços permanecem os mesmos.

Os requisitos para um lar de idosos

O próprio nome do local se assemelha ao que gostaríamos de oferecer para nossos idosos pessoalmente: um Lar! E isso se observa nas instalações oferecidas, no contato com natureza e no convívio com outras pessoas que dão atenção exclusiva para cada um deles.

Por isso, cada espaço é bem planejado e organizado com a finalidade de oferecer aos idosos um ambiente familiar. Os quartos precisam abrigar no máximo quatro pessoas do mesmo sexo, com banheiro, incluindo área de guardar objetos pessoais.

Porém, existem também as áreas comuns de lazer, descanso, caminhadas, convivências, refeições, visitas, locais para tratamentos de saúde, tudo com acessibilidade, organização, limpeza, pessoal de apoio e profissionais qualificados.

Lembrando ainda que cada idoso possui uma dependência diferente e isso pede cuidados específicos. Alguns têm total autonomia quando chegam, outros precisam de algumas ajudas e outros nem conseguem se locomover sozinhos.

Quem cuida nunca abandona

Até agora fizemos a descrição sobre o Lar para idosos, assim como orientam as agências reguladoras. Podemos observar que não faltam zelo e cuidado, porque se trata da fase mais delicada na vida de nossos pais, avós, enfim, das pessoas que amamos.

Como um lugar tão bem preparado, às vezes com mais espaço que nossas próprias casas, com pessoas atentas e amorosas pode nos inspirar abandono? Ao contrário, deve nos inspirar segurança, alívio por deixá-los confortáveis e bem-estar para nossos idosos.

Eles precisam sentir que há um “palácio” preparado apenas para eles, onde serão ouvidos e assistidos 24h por dia e receberão os seus familiares no melhor momento da vida deles. Ou seja, sem estresse, sem a correria do dia a dia que os impede de parar e ficar ao lado.

Logo, estar em um Lar de idosos não é ser abandonado, mas ser cuidado por quem se profissionalizou e humanizou para isso. E há Lares que oferecem espiritualidade e carinho para os idosos como um verdadeiro dom divino. Portanto, Lar de idosos é sinônimo de família! 

Continue lendo: Como saber qual melhor lar de idosos? – Copiosa Redenção

“Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento” (cf. Jó 12,12). A pessoa idosa com certeza inspira cuidados, mas também nos traz lembranças de um passado cheio de vida, com lutas e vitórias que garantiram […]