a

Últimas Notícias

Lar de idosos, casa de repouso e asilo: quais as diferenças?

04 de outubro de 2022

Lar de idosos, casa de repouso e asilo: quais as diferenças?

Seria maravilhoso se todos enxergassem de forma positiva aqueles que já somam 6 ou mais décadas de existência, mas nem sempre é assim. Cuidados, atenção, companhia e muito carinho por vezes faltam aos que um dia deram tudo isso para alguém, inclusive no asilo.

A vida idosa precisa de uma assistência especializada, cuidados personalizados e amparo físico, mental, social e espiritual. É exatamente isso que podemos encontrar num lar de idosos comprometido e de qualidade.

O envelhecimento caminhará melhor quando não fugimos do processo, mas se o aceitarmos como uma chance de descobrir mundos novos em nós. Não se esqueça da verdade que sempre estamos nos preparando para o céu e que melhor vivemos, quanto melhor nos preparamos para isso.

Fomos criados para a eternidade e, para melhor nos guiarmos ainda aqui, neste mundo, precisamos escolher um caminho de transformação para alcançar este fim. A vida nos transforma quando nos colocamos diante dela.

Só encontrará o prazer de viver quem se entrega à própria vida e aos seus momentos de dificuldades, pois não se pode parar o tempo.

Conheça mais sobre o Lar Adelaide Weiss Scarpa, um lugar para chamar de segunda casa.

Descubra o que é um Lar de idosos?

A expressão “lar de idosos” muitas vezes é carregada e atrelada à memória como um lugar sombrio, de solidão, abandono e tristeza. Mas, não deve ser assim! Deve ser um lugar reconhecido como o próprio nome sugere: um lugar para se chamar de lar.

Atualmente, no Brasil, encontramos diversas casas especializadas no cuidado ao idoso e muitas destas contam com uma excelente infraestrutura. Muitas possuem espaços amplos, que garantem o contato com a  natureza e favorecem a saúde física, mental e espiritual.

Com lindos jardins, lugares recônditos com as sombras das árvores e um vento gostoso exaltando a calmaria singular da terceira idade. Tudo tão lindo e, o nosso Lar de idosos, o Lar  Adelaide Weiss Scarpa não é somente lindo em estrutura material. 

Tijolos em cima de tijolos, sombras e jardins belos, espaços arejados e amplos. Nada disso seria o suficiente para acolher bem uma pessoa que está procurando um lugar para chamar de casa. Pessoas precisam de pessoas, e aqui damos o melhor de nós para isso.

Porém, as expressões Lar de idosos, asilo ou casa de repouso ainda trazem insegurança para o maior número de pessoas que estão distantes dessa realidade. Por isso o importante é aproximar-se para constatar que aquela ideia negativa a respeito desses locais pode ser mudada.

Leia mais para saber qual é melhor lar de idosos para você escolher sem medo!

Quais as diferenças entre lar e asilo?

Esses termos, embora remetam à mesma ideia, possuem diferenças entre si e, quando bem compreendidas, trazem respaldo e segurança antes de uma importante decisão: de optar por uma destas realidades.

As principais diferenças são a assistência oferecida. Um lar de idosos precisa atender a todas as suas necessidades, que são muitas. Tenha conhecimento de algumas para que você possa se sentir por dentro e pronto para decidir. Vamos lá?

Atendimento 24 horas. Em casos de saúde mais debilitada, esse serviço exige que seja mais especializado, com a presença permanente ou constante de profissionais capacitados. E não somente isso, mas novamente, de gente que cuida de gente. Trazendo um amor sincero no coração pelo irmão que padece.

Também, em todas as áreas humanas, uma alimentação saudável e balanceada que atenda as necessidades nutricionais do idoso. E ainda, atividades físicas que estimulem e promovam a saúde física e mental, enfim, são muitas obrigações e serviços que um lar do idoso pode oferecer.

Embora se pense que funciona sempre da mesma forma, na prática, o asilo, diferentemente do lar de idosos, pode acolher não somente pessoas da terceira idade, mas também, crianças doentes e outras pessoas em vulnerabilidade social. Já um lar de idosos é uma casa que acolhe pessoas da terceira idade, oferecendo um atendimento personalizado.

Entenda a casa de repouso

A casa de repouso é um lugar de convivência, conforto e cuidado para o idoso. Algumas contam com a prestação de serviços médicos e outras não estão inclusas. Na prática, um lar de idosos também é uma casa de repouso, por isso há uma confusão quanto aos nomes.

Confira este post para entender mais sobre o que é uma casa de repouso!

Porém, apesar de tantas confusões, na verdade, o que mais importa é que deve ser um lugar onde há cuidado, amor e aconchego. Onde há momentos de partilha da fé e espiritualidade. Para garantir que essa fase da vida seja vivida com toda a sua intensidade e sentido, atendendo também todas as necessidades no acolhimento do idoso.

Um lugar que acolhe os idosos não pode ser, em hipótese alguma, um ambiente de relacionamentos frios e indiferentes, mas, antes, a expressão “de lar” deve sempre ser levada a atitudes concretas.

Aprenda a desfrutar

Quem engole tudo, simplesmente não sente o prazer de desfrutar o que come. A pessoa idosa ainda pode e muito contribuir para o mundo e para a realidade onde se encontra. E como ela será capaz de perceber isso?

Ela só precisa de um local e de pessoas que a recordam disso, valorizando a sua existência humana e favorecendo suas capacidades. Seja na sua própria casa, com seus familiares, e, se isso não é mais possível, em um lar de idosos ou asilo.

O que significa realmente qualidade de vida? Muitos respondem isso com a obtenção de realizações pessoais ou sucessos em algum empreendimento, saúde, doença, etc. Mas há algo muito maior do que tudo isso, que é a vida plena. E é isso que todos buscam na verdade, mesmo que não consigam ver. O que muitas vezes as imagens bíblicas mostram como: “uma nova vida”.

Existem muitos caminhos, assim como há muitos lares para os idosos, uns de luxo e outros mais simples. Contudo, o caminho para um lar de dignidade é aquele que considera a vida plena, pois não adianta viver os dias, é preciso vivê-los em plenitude. “O caminho de Cristo ‘leva à vida’; um caminho contrário ‘leva à perdição’” (cf. Catecismo da Igreja Católica, § 1696). 

Nossa missão no Lar Adelaide Weiss Scarpa é, ser bem mais que um asilo, mas oferecer um envelhecimento com dignidade e espiritualidade. Fazer brotar no coração de quem chega ao nosso lar um desejo de amar de novo, de tal forma que se torne uma verdadeira arte de viver.

Desfrute bem o caminho da vida, em qualquer etapa que você esteja dela!

Você gostou do conteúdo? Poste em suas redes sociais e nos ajude clicando aqui, para fazer a sua contribuição.

Seria maravilhoso se todos enxergassem de forma positiva aqueles que já somam 6 ou mais décadas de existência, mas nem sempre é assim. Cuidados, atenção, companhia e muito carinho por vezes faltam aos que um dia deram tudo isso para […]