Santos Patronos

Nossa Senhora Mãe da Divina Graça

Maria tem este título, não apenas por ter gerado o Autor de toda Graça deste mundo, mas por se preocupar em mantê-la viva no coração de cada pessoa, por meio de Jesus Cristo. 

Na saudação do anjo, Maria foi reconhecida como “cheia de graça”, tendo todas as condições de gerar a Graça do Senhor sobre todos nesta terra. De fato, Maria é Corredentora do gênero humano, que está ao lado de Jesus na promessa e nos santos mistérios que esta graça nos obtém. 

Graça é um dom de Deus, por isso, podemos afirmar que Maria recebeu deste dom a fim de permitir a todos o retorno ao Pai, o perdão dos pecados, a libertação da escravidão e as alegrias que provém do Senhor. 

Celebramos esta devoção no dia 15 de setembro.

Esta devoção se deu a pedido do então Bispo da Diocese de Ponta Grossa, no Paraná, Dom Geraldo Pellanda, para que trouxéssemos junto ao nosso título o nome de Maria Mãe da Divina Graça.  

Oração à Mãe da Divina Graça

Santíssima Virgem Maria, Mãe da Divina Graça, nós vos escolhemos como protetora de nossa vida, de nossa família religiosa. Abençoai-nos, protegei-nos, acompanhai-nos com vosso carinho materno e alcançai-nos a graça de viver sempre na amizade de Deus. Vós que acreditastes na Palavra do Senhor. Ensinai-nos a acolhê-la, a seguir vosso Filho Jesus Cristo e amar todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Maria, Mãe da Divina Graça, rogai por nós, agora e na hora de nossa morte. Amém.

São José

Pai adotivo de Jesus, São José é providente da Sagrada Família e esposo da Virgem Maria. Cumpriu com lealdade e fidelidade a sua missão de cuidar do Filho de Deus e de sua esposa, Maria. 

Operário, artesão e carpinteiro, adotou por livre e espontânea vontade o papel de ser pai de Cristo, nosso Senhor, perante a Lei dos patriarcas e promoveu todas as necessidades materiais do Filho de Deus feito homem. 

“Deus vê o coração e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia.” – mensagem do Papa Francisco para a 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. 

Diariamente, a Copiosa Redenção confia a São José, o cuidado e a providência junto às nossas casas pastorais e de recuperação. 

Celebramos São José, no dia 19 de março.

Esta devoção provém de uma de nossas primeiras flores: Irmã Maria. No início de nossa história, Irmã Maria colocava o nome das vocacionadas atrás do quadro de São José, confiando a ele as futuras vocações da Copiosa Redenção. 

Oração a São José

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. 

Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão já que tudo podeis junto a Jesus e Maria. Mostrai-nos que a vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa. Impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. 

São José do Perpétuo Socorro, rogai por nós que recorremos a vós. 

Imaculada Conceição

Este dogma foi promulgado no dia 08 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX, é onde celebramos a importância de Maria na missão de Jesus e no seu projeto de salvação. A Imaculada Conceição nos leva a entender que Maria foi preservada da mancha e do pecado original, no momento de sua concepção. 

Deus antecipou a Maria, a graça da Redenção que seu Filho Jesus traria para a humanidade. Este dogma é um projeto de Deus, onde fez de Maria cheia da Graça do Senhor, e a preservou para trazer ao seu povo, um exemplo de mãe, de mulher e de purificação. 

A Copiosa Redenção tem a graça de ter a Imaculada Conceição como Patrona por ter sido fundada no mesmo dia em que se celebra este dogma, no dia 08 de dezembro.

Oração a Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus. Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

Santo Afonso Maria de Ligório

Bispo e Doutor da Igreja, Santo Afonso é fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecida popularmente como Redentorista, para seguir o exemplo de Jesus Cristo, anunciando a Boa Nova aos pobres e aos que vivem à margem em nossa sociedade. 

Santo Afonso era músico, pintor, poeta e escritor. Usou de seus dons a serviço da missão. Sua maior contribuição para a Igreja foi na área da reflexão moral, com a sua Teologia Moral, que surgiu através de suas experiências pastorais. 

É um dos autores mais lidos da Igreja, e entre suas obras mais conhecidas estão: O Grande Meio da Oração, A Prática de Amar a Jesus Cristo, As Glórias de Maria e Visitas ao Santíssimo Sacramento. 

A Copiosa Redenção faz parte da grande família Redentorista, pois nosso fundador, Padre Wilton, pertence a Congregação do Santíssimo Redentor. 

Oração a Santo Afonso Maria de Ligório

Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de Santo Afonso Maria de Ligório, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.