a

Blog

Adoração: uma prática para vencer a solidão

30 de novembro de 2023

Adoração: uma prática para vencer a solidão

Quando a solidão bate à sua porta, qual recurso você utiliza para buscar conforto e acolher a si mesmo? Há quem procure praticar atividades físicas, há quem goste de realizar um ato de serviço para outra pessoa. Todos estes são recursos válidos e muito benéficos, mas existe um que pode ser mais poderoso e eficaz do que todos estes: a Adoração!

Dedicar parte do seu tempo para estar na presença de Jesus Eucarístico, prestando-lhe adoração é um instrumento eficaz não apenas para que você possa vencer a solidão, como também para qualquer outra realidade de vida que você se encontre.

“A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: ‘Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo’ (Mt 28,20)”. É assim, com essas palavras, que São João Paulo II inicia a sua carta apostólica, ECCLESIA DE EUCHARISTIA.

Por isso, se você deseja saber mais sobre como desfrutar da doce companhia de Jesus, presente no Santíssimo Sacramento, acompanhe este conteúdo e entenda porque a Adoração é um poderoso antídoto contra a solidão. 

Adoração: um encontro com Jesus que te espera

Para quem experimenta da solidão o desejo mais profundo que brota no interior dessa pessoa, é a sede pelo encontro. Ao identificar o vazio interior, fruto dessa solidão, é natural que a pessoa anseie por viver um encontro profundo, capaz de gerar uma conexão genuína capaz de preencher esse vazio.

E qual melhor companhia para saciar esse vazio, senão a presença de Jesus? Assim como nós, Jesus experimentou em sua carne também essa solidão, assim como outras dores tão comuns a nós. Contudo, Ele se entregou inteiramente por cada um de nós e cumpre diariamente a Sua promessa: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

É justamente na Sagrada Eucaristia que podemos contemplar a Sua presença viva e real. Portanto, dedicar parte do nosso tempo para adorá-Lo e glorificá-Lo é a maneira mais eficaz de saciar a sede interior que há em cada um de nós. O momento de adoração ao Santíssimo Sacramento é, portanto, ocasião de encontro com Jesus que está ali diariamente esperando por nós. 

Diante Dele, tudo se faz novo. Não há alguém que, por mais aflito que se encontre, que tenha dedicado parte do seu tempo em adoração a Jesus e não tenha saído transformado deste encontro. A Sua Presença é capaz de tudo reordenar e reconstruir. 

É bem verdade que talvez você não saia de uma adoração com todas as respostas e direcionamentos que deseja, mas a certeza de que não está e nunca jamais estará  só é, sem dúvidas, reconfortante. Ao sair de uma adoração, você não apenas terá saciado a solidão do seu coração, como certamente provará de um profundo Amor, o qual irá recarregá-lo. Fortalecendo a sua confiança de que com Ele, tudo é possível. 

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano aquilo que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Cor 2,9)


             

Carisma de Adoração Copiosa Redenção 

Foi assim também, em um momento de adoração ao Senhor, que surgiu a Copiosa Redenção. Padre Wilton, nosso fundador, havia acabado de ministrar uma oração de cura e libertação para um grupo de jovens em Vitória/ES, quando viu uma garota se aproximar de Jesus no Santíssimo Sacramento. 

Naquele momento, a jovem depositou diante do altar um pacote de drogas. O momento foi marcante não apenas para ela, como também para o padre Wilton que, naquele momento, escutou em seu coração a voz do Senhor que lhe dizia: “O trabalho que eu quero de você é este: a recuperação de jovens dependentes. Eu os amo e é preciso que alguém anuncie e leve a Minha Redenção à vida deles”. 

Em nosso Carisma, provamos diariamente a graça e a força do encontro com Jesus, presente no Santíssimo Sacramento. Adorar e trabalhar. Orar e agir, esses são os grandes norteadores da nossa missão para levar a Redenção do Senhor aos corações que mais necessitam.

Como bem viver um momento de Adoração

Talvez você não esteja habituado ainda a dedicar parte do seu tempo a adorar Jesus, presente no Santíssimo Sacramento. E, por isso, tenha dúvidas sobre como bem viver este momento, qual deve ser a postura recomendada. Por isso, separamos algumas dicas que irão te auxiliar a aproveitar dos inúmeros benefícios deste encontro íntimo e profundo. 

  • Jesus é seu amigo

Entenda que ao se colocar diante da presença do Senhor, você estará diante do seu melhor amigo. Ele te conhece como ninguém, sabe de todos os anseios, dúvidas e questionamentos do seu coração. Porém, o grande desejo de Seu coração é que você descubra o quanto Ele te ama e tem sonhos incríveis para você. Para que você possa conhecer os planos Dele para ti, é necessário amadurecer a relação entre vocês.

Por isso, ao colocar-se diante da presença Dele, apresente-lhe o seu coração, seus segredos mais íntimos e o vazio que sente por conta dessa solidão. Ainda que Ele já tenha conhecimento sobre tudo isso, Ele deseja te escutar. 

  • Não tenha medo do silêncio 

Com tantos barulhos e excessos de informações ao nosso redor, existem pessoas que se sentem desconfortáveis quando estão diante de outra pessoa em silêncio. Saiba que provar do silêncio na doce companhia de Jesus é experimentar uma profunda intimidade. 

Desfrute deste momento, permita-se sentir o desconforto diante desse silêncio. Logo você poderá observar a paz que é gerada dentro de ti. É somente nesse silêncio que você será capaz de reconhecer a voz do Senhor que deseja falar ao seu coração. 

LEIA TAMBÉM

Solidão x tristeza: quando pode virar doença
Qual a diferença entre solidão e solitude?

Não se preocupe com o tempo 

Há quem diga que não consegue viver momentos de adoração pela falta de tempo, devido a outros compromissos e realidades do dia a dia. Lembre-se que Ele deve ser a grande prioridade de nossas vidas. Se a sua rotina é muito agitada, procure estabelecer um dia fixo na semana para viver este encontro. Tradicionalmente, a Igreja reserva as quintas-feiras como dia votivo para adoração ao Senhor.

Neste dia, é muito comum encontrar paróquias que tenham a presença do Santíssimo Sacramento exposto para adoração. Comece reservando 15 minutos do seu dia para viver este encontro e apresente-se de todo seu coração. Desligue o celular, desconecte-se das distrações e viva inteiramente este momento.

À medida que for amadurecendo esta experiência, naturalmente você passará a dedicar mais tempo da sua rotina, fazendo desta a grande prioridade do seu dia a dia.

Reze orações próprias para momentos de Adoração

Embora o momento de adoração seja muito significativo para um encontro pessoal com Jesus Eucarístico, é muito importante aproveitarmos esta ocasião também para a intercessão. Interceder pelos nossos familiares, por aqueles que não creem em Deus, pelo fim das guerras. 

E, para isso, contar com o auxílio de orações próprias da Igreja para estes momentos pode ser muito benéfico. Pensando nesse contexto, Ir. Zélia preparou um roteiro para 31 dias de adoração a Jesus, presente no Santíssimo Sacramento que poderá te auxiliar em seu momento de oração. Para conferir, basta acessar AQUI.


Se você deseja ainda se tornar um jovem adorador, poderá contar com o auxílio de um material exclusivo que preparamos para você. O Manual do Jovem Adorador, nele você encontrará orientações sobre como adorar Jesus Eucarístico, um roteiro direcionado para uma hora de adoração com os Salmos e ainda a oração ao Santíssimo Sacramento deixada por Santo Afonso de Ligório. Clique AQUI e baixe agora mesmo este rico material preparado para você.

Quando a solidão bate à sua porta, qual recurso você utiliza para buscar conforto e acolher a si mesmo? Há quem procure praticar atividades físicas, há quem goste de realizar um ato de serviço para outra pessoa. Todos estes são […]