a

Blog

Qual a diferença entre solidão e solitude?

02 de outubro de 2023

Qual a diferença entre solidão e solitude?

A sociedade nunca esteve tão conectada quanto nos tempos atuais. Graças a evolução da tecnologia e as diversas possibilidades de encontro, a comunicação com uma pessoa que está do outro lado do mundo pode ocorrer de maneira instantânea.

Contudo, nunca estivemos tão solitários. Entender a diferença entre solidão e solitude é algo fundamental para os tempos em que vivemos. Sobretudo quando observamos o crescente índice de enfermidades psicológicas. 

É possível desfrutar de momentos a sós de maneira saudável, prazerosa e enriquecedora. Seja para o crescimento do autoconhecimento ou para o desenvolvimento espiritual. 

Se você deseja compreender as diferenças entre solidão e solitude, o conceito de cada uma e como aproveitá-las da melhor forma, acompanhe este conteúdo até o final. 

Entendendo o conceito de solidão 

Em nossa vida como cristãos batizados, não somos chamados a viver sós. Para isso o Senhor nos deu irmãos, para vivermos em comunidade. Contudo, ainda assim algumas pessoas se sentem sós, sentem a ausência de pertencimento com o mundo e com os outros.

Ou seja, mesmo que a pessoa esteja rodeada de outros indivíduos, existe em seu interior uma desconexão que a leva ao isolamento. Por isso, o termo solidão aparece com maior frequência a algo negativo, triste. 

Leia também: Você está atento aos sinais e dores de um consagrado?

O principal aspecto que a caracteriza dessa forma, é o fato de que a solidão está relacionada a algo não voluntário, ou seja, imposto. Podemos observar isso quando a pessoa lida com a perda de um ente querido ou com o término de um relacionamento, por exemplo. 

A ausência da pessoa amada em questão, desperta o sentimento de solidão, que é um vazio e tristeza por não ter mais aquela pessoa com quem se relacionava. Quando alguém é inserido em um novo grupo, seja por realidade de trabalho, estudo ou novas amizades e ali não consegue formar um vínculo afetivo, nota -se também a presença da solidão. 

O que é solitude, afinal?

Em contrapartida, quando nos referimos à solitude, o conceito é visto de maneira positiva e é até mesmo incentivado por diversos especialistas, que se cultive o hábito de momentos de solitude. E por que, isso?

Diferente da solidão, a solitude é um movimento voluntário, intencional. A pessoa de livre e espontânea vontade, opta por se retirar para cultivar momentos de silêncio, para rezar, para descobrir novos interesses, para se conhecer melhor. 

Embora uma pessoa que esteja em estado de solitude viva também o isolamento, quando isso acontece é de uma maneira intencional e consciente. Ela se retira para viver momentos que sejam agradáveis, porém, isso não a impede de sentir prazer e alegria quando está com outras pessoas.

Leia também: Por que algumas pessoas lidam melhor com a solitude?

Como identificar a diferença entre solidão e solitude?

O Papa Francisco em sua exortação apostólica Amoris Laetitia, nos ensina que “o nosso Deus, no seu mistério mais íntimo, não é solidão, mas uma família, dado que tem em Si mesmo paternidade, filiação e a essência da família, que é o amor. Esse amor, na família divina, é o Espírito Santo”. 

Para perceber, então, a diferença entre solidão e solitude e em qual dessas duas realidades você se encontra, é preciso ampliar o olhar e enxergar o todo. Como vimos, a solidão está relacionada à tristeza, mas existem também outros sentimentos que a acompanham.

É preciso estar atento ao quanto o desconforto gerado pela solidão pode estar afetando uma pessoa. Se esse sentimento é acompanhado de angústia, sofrimentos mais profundos, é importante procurar ajuda profissional

Contudo, mesmo que o sentimento seja moderado é possível tirar bom proveito dele e da situação. Explico: ao identificar o desconforto gerado pela solidão, a pessoa pode aproveitar do momento para transformá-la em solitude.

Dessa forma, reconhecendo que há um incômodo diante desse cenário, a pessoa pode sozinha ou com ajuda profissional, compreender as razões desse desconforto. Isso irá contribuir com o seu amadurecimento afetivo e emocional.

Saiba equilibrar as suas emoções

Mesmo que a solitude seja algo positivo, deve-se buscar o justo equilíbrio, para que esse isolamento voluntário não a impeça de construir novas relações. Como ser social, o ser humano precisa do cultivo saudável de relações afetivas. 

Assim, como um sofrimento profundo gerado pela solidão pode desenvolver-se em casos de doenças mentais como ansiedade e depressão, o mesmo pode ocorrer com longos períodos de solitude. 

Leia também: Existe depressão na vida religiosa?

Portanto, aproveite os momentos de solitude para desfrutar do prazer da sua própria companhia, descobrir sobre suas motivações, criar novos projetos, desenvolver a sua espiritualidade. Mas não perca tempo em compartilhar com aqueles que estão ao seu redor sobre os aprendizados dessa experiência. 

Para quem vive a solidão, colocar-se em movimento também pode ser muito positivo. Ao invés de esperar que as pessoas venham até você, seja o primeiro a ir ao encontro do outro e construir vínculos fraternos. 

Por fim, podemos observar que tanto a solidão quanto a solitude podem ser bem proveitosas se buscarmos o justo equilíbrio e o olhar e postura corretos para cada realidade. 

Conheça o curso:  Eu Creio na Vida Eterna

A sociedade nunca esteve tão conectada quanto nos tempos atuais. Graças a evolução da tecnologia e as diversas possibilidades de encontro, a comunicação com uma pessoa que está do outro lado do mundo pode ocorrer de maneira instantânea. Contudo, nunca […]