a

Blog

Solidão x tristeza: quando pode virar doença

09 de outubro de 2023

Solidão x tristeza: quando pode virar doença

A solidão e a tristeza são duas realidades inerentes ao ser humano. Isso significa que naturalmente, em algum momento da vida, o ser humano irá se deparar com elas e precisará confrontá-las. 

Contudo, deve-se ter atenção para quando essas realidades ganham uma proporção além do que é considerado natural. Nesse caso, é preciso observar, a fim de que elas não se transformem em doenças, gerando sofrimentos psíquicos, físicos e emocionais.

Quer entender como lidar melhor com a solidão e tristeza em sua vida? Então, acompanhe este conteúdo e saiba como se prevenir. 

Como lidar com o sofrimento 

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina (CIC §1500 – 1501): 

“A doença e o sofrimento estiveram sempre entre os problemas mais graves que afligem a vida humana. Na doença, o homem experimenta a sua incapacidade, os seus limites, a sua finitude. Qualquer enfermidade pode fazer-nos entrever a morte”.

“A doença pode levar à angústia, ao fechar-se em si mesmo e até, por vezes, ao desespero e à revolta contra Deus. Mas também pode tornar uma pessoa mais amadurecida, ajudá-la a discernir, na sua vida, o que não é essencial para se voltar para o que o é. Muitas vezes, a doença leva à busca de Deus, a um regresso a Ele”.

Nesse sentido, a solidão e a tristeza são duas realidades muito presentes quando se trata de sofrimento. O fato de a pessoa não conseguir se sentir parte de um grupo ou até mesmo incompreendida, faz com que ela se sinta triste e solitária, gerando então o sofrimento.

Porém, assim como a solidão e a tristeza, esse sentimento não deve ser rejeitado. Mas, sim, acolhido para que dessa forma seja transformado em amor. Ou seja, quando vivido em Deus, fonte de toda graça e Redenção, o sofrimento ganha um novo sentido. Se tornando, assim, fonte de amor e fecundidade.

Quando a solidão e a tristeza bater à sua porta, existem algumas atividades que podem te ajudar a lidar melhor com essas realidades:

  • Pratique atividades físicas
  • Saia com os seus amigos
  • Tenha mais contato com a natureza
  • Exercite a gratidão
  • Faça alguma atividade de voluntariado

Leia também:

 Qual a diferença entre solidão e solitude?

A relação entre esperança e sofrimento na vida de uma pessoa religiosa

E quando não sei lidar com a solidão e a tristeza: o que fazer?

O autoconhecimento e a percepção de si próprio contribuem para uma reflexão madura e sincera de si mesmo, para perceber quando algo está ultrapassando a linha do que é considerado natural. 

Ou seja, optar por se isolar em certos momentos para relaxar, ter momentos de diversão e lazer é algo natural e saudável. Porém, quando isso se torna algo habitual e te impede de se relacionar com outras pessoas, se torna uma fuga para evitar os enfrentamentos do cotidiano, deve-se ter atenção.

Os amigos e familiares são os principais aliados nestes momentos. Por serem aqueles mais próximos do convívio pessoal, poderão estar atentos quando algo foge do habitual. 

É, então, momento de reconhecer a importância de recorrer a uma ajuda externa e profissional, antes que essa experiência se transforme em doença. 

Quando a solidão e a tristeza se tornam doença

É bem verdade que nem sempre essa autopercepção chega a tempo de se evitar que a solidão e a tristeza se tornem doenças. Se você está passando por um momento difícil e nesse momento, tem dúvidas sobre o que está enfrentando, fique atento a estes sinais: 

  • Não ter interesse ou prazer em atividades que antes eram divertidas;
  • Ter problemas com sono (dorme-se pouco ou muito);
  • Ter explosões de raiva, mesmo por motivos bobos;
  • Estar sempre cansado, sem razão, com pouca energia ou lento;
  • Ter sentimento de culpa ou de inutilidade;
  • Pensar, com frequência, na morte

Além de identificar esses sentimentos, observe a duração, intensidade e as causas que despertam em ti a solidão e a tristeza. Uma vez se reconhecendo que estão durando mais do que algumas horas ou dias, é preciso procurar ajuda profissional.

Leia também:  Conheça 5 santos que tiveram depressão

A solidão e a tristeza são duas realidades inerentes ao ser humano. Isso significa que naturalmente, em algum momento da vida, o ser humano irá se deparar com elas e precisará confrontá-las.  Contudo, deve-se ter atenção para quando essas realidades […]