a

Blog

Oração: Um trato de amizade com Deus

07 de julho de 2022

Oração: Um trato de amizade com Deus

No íntimo de cada pessoa, brota uma sincera oração: “A minh’alma tem sede de vós” (Sl 62). Essa sede profunda presente no coração de cada ser humano, que deseja ser visto por Alguém.

Por vezes, irá percorrer inúmeros caminhos buscando identificar a melhor forma de saciar essa sede, seja em relacionamentos, dinheiro, viagens, sucesso. Mas, nada disso a saciará verdadeiramente. 

Se Santa Teresa D´Ávila, Mestre da Oração, tivesse a oportunidade de se encontrar com essa pessoa, diria a ela: “ Mira que te mira” (em uma tradução livre do espanhol, “Olha Quem te olha!”). Portanto, essa sede jamais poderá ser saciada nas coisas que o mundo pode oferecer, mas somente em Deus.

Ele é este Alguém, essa Presença, que preenche até mesmo os vazios mais profundos e escondidos de cada ser humano. Desse modo, a oração é o lugar de encontro com Ele. De ser visto e amado.

Quero ser amigo de Deus

A oração é o diálogo de amor, que surge ao se colocar na presença deste Alguém, que te olha, e te ensina a relacionar-se com Ele. Ali vou criando laços fraternos por meio de uma amizade. “Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles.Segurava-os com laços humanos, com laços de amor.” (Os 11, 3s).

A partir disso, outra grande lição de Santa Teresa é de que a oração é um trato de amizade com Deus. Por isso, ao se colocar em oração deve-se ter em mente que este é o momento de se relacionar com o melhor amigo que qualquer pessoa pode ter, Deus!

O mais interessante é que não precisa de grandes coisas para iniciar esta amizade, pois o próprio Deus já preparou este momento. Ele te espera. A iniciativa é sempre Dele, a nós cabe apenas a disposição de abrir o coração e pedir ao Espírito Santo que venha em nosso auxílio, durante este diálogo. 

Quando a pessoa se abre para essa amizade, aprende a se revelar tal como ela é, sem medo e julgamentos. Tudo ao seu redor muda, inclusive a maneira de se relacionar com outras pessoas.

Com a oração, encontrar o caminho

Se a oração é este diálogo de amor com Deus, é por meio dela que descobrimos a melhor forma de crescer na intimidade desta relação. Aqui é importante destacar que você só conseguirá avançar neste caminho, quando compreender quem é Deus para você.

Caso a sua visão sobre Ele seja apenas uma ideia, por melhor que seja, ela ainda estará muito distante da realidade. Logo,  você não conseguirá dar passos concretos nessa amizade. Afinal, Deus é uma Pessoa que se comunica com você a todo tempo. 

Compreender o mistério do Deus, Uno e Trino é essencial para crescer nessa comunhão de amor, livre e gratuita que não nos exige nada, mas antes, nos dá tudo. 

Para receber tudo aquilo que Ele deseja dar é preciso abrir-se a escutá-lo, conhecer a Sua vontade. Os planos que Ele tem para você são infinitamente melhores do que se possa imaginar.  

Como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1Coríntios 2,9 )

 Como rezar: um guia simples

Agora que você já compreendeu que a oração é um trato de amizade com Deus, que Ele te espera e deseja se comunicar contigo, deve estar se perguntando: como devo rezar?

Para te ajudar a dar esses primeiros passos, recomendo você conhecer mais sobre a oração aos moldes de Santa Teresa. Ela irá te dar dicas preciosas, sobre como é importante ter consistência e constância. Por exemplo, é indicado um horário fixo para se encontrar com o amigo, preparar o ambiente e o coração e principalmente: compreender que nesta amizade o mais importante não é falar muito ou fazer grandes coisas, mas amar muito.  

Para abrir o seu coração a este diálogo de amor você pode:

  • Pedir ajuda para um irmão mais maduro na fé

Basta dar os primeiros passos, a medida em que crescer nessa relação de amizade, cada vez mais o desejo do coração será  tornar-se semelhante ao seu Amigo. 

Ele por sua vez, estará sempre disponível, pronto a indicar o melhor caminho a seguir ou te carregar no colo, quando necessário. 

Perceberá que jamais voltará a caminhar só e que quando não tiver forças, o seu Amigo virá ao seu auxílio e te concederá a graça necessária para que juntos, vocês possam recomeçar. Basta desejar de maneira sincera e responder quando Ele te chamar. 

Então, o que está esperando para iniciar essa amizade? Aproveite e compartilhe este conteúdo com os seus amigos.

No íntimo de cada pessoa, brota uma sincera oração: “A minh’alma tem sede de vós” (Sl 62). Essa sede profunda presente no coração de cada ser humano, que deseja ser visto por Alguém. Por vezes, irá percorrer inúmeros caminhos buscando […]