a

Blog

 5 coisas que você precisa saber antes de ser freira

23 de abril de 2024

 5 coisas que você precisa saber antes de ser freira

Ser freira é mais do que usar um hábito e dedicar-se à fé. É um chamado, uma vocação que exige discernimento, compromisso e entrega total. Portanto, antes de tomar essa importante decisão, é fundamental conhecer os diversos aspectos da vida religiosa, desde os votos que serão assumidos até a rotina diária dentro de um convento.

Por isso, preparamos este conteúdo trazendo 5 curiosidades sobre a vida religiosa para te ajudar a amadurecer na sua decisão por viver esta linda vocação na vida da Igreja.

Mas, antes disso, cabe uma breve reflexão sobre aquelas que dizem “sim” ao chamado de Deus e passam a viver da maneira como diz São Geraldo Majella: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e por quanto tempo ele quer”.

Aproveite para conhecer: Ebook: Estudo bíblico católico para jovens vocacionados. Baixe o seu AQUI!

A beleza da Vida Religiosa na vida da Igreja

As freiras, com sua entrega total a Deus e à comunidade, são um farol de fé e esperança na vida da Igreja. Sua presença serena e dedicada inspira a todos a buscar a santidade e a viver o Evangelho com radicalidade.

Em suas diversas formas de atuação, as freiras contribuem de maneira significativa para a vida da Igreja. Nas mais diversas Congregações religiosas, as freiras contribuem na educação e na catequese de crianças e jovens, atuam no cuidado aos enfermos, dependentes químicos e aos pobres, evangelizam comunidades e promovem a justiça social. Sua fé, como rocha inabalável, e sua abnegação nos convidam a questionar nossas prioridades e a buscar um sentido mais profundo para nossa vida.

Logo, como Vida Consagrada, são como as “sentinelas da manhã” (cf. Is 21,11-12) na Igreja: com sua esperança, nos despertam para o dia do Senhor e nos recordam que a noite não dura para sempre.

As freiras, com sua alegria contagiante e seu amor incondicional, têm a capacidade de no ensinar a viver a fraternidade e a acolher a todos com compaixão. Elas são um exemplo vivo da beleza da doação e da entrega total a Deus. E sua presença no mundo nos motiva a sermos instrumentos de paz e de amor onde estivermos.

Em um mundo cada vez mais individualista e materialista, as freiras nos oferecem um modelo de vida altruísta, baseado na fé, na comunidade e na caridade. Além disso, sua presença na vida da Igreja nos recorda que a verdadeira felicidade se encontra na entrega total a Deus e ao serviço ao próximo.

5 coisas que você precisa sobre ser freira

1. Ser freira exige o celibato consagrado

O celibato é um dos pilares da vida religiosa feminina. As freiras se comprometem a viver uma vida casta, dedicando-se inteiramente a Deus e à comunidade. Essa escolha, muitas vezes vista como um sacrifício, é na verdade um dom de amor e entrega total. As freiras encontram na fé e na comunidade a força e a alegria necessárias para viver uma vida plena em Deus e significativa.

2. A vida em Comunidade é um pilar fundamental da vida religiosa

A vida em comunidade dentro de uma congregação religiosa transcende o mero compartilhamento de um espaço físico. É uma experiência profunda de comunhão

fraterna, onde mulheres unidas por um chamado em comum – a vocação religiosa –

entrelaçam suas vidas, formando um lar espiritual alicerçado na fé, no amor e no mútuo apoio.

Portanto, a vida em convento é marcada pela comunhão fraterna na qual as freiras compartilham refeições, orações, trabalhos e também momentos de lazer. E essa experiência única promove o crescimento pessoal e o amor ao próximo. Aliás, dentro de sua Congregação Religiosa, a freira aprende a viver em harmonia, respeitando as diferenças e celebrando a diversidade de dons e carismas que cada uma possui.

3. Para ser freira é necessário professar os Votos Religiosos

Ao ingressar na vida religiosa, a freira professa os votos de pobreza, castidade e obediência. Logo, esses votos são a base da vida consagrada e representam um compromisso livre e consciente com Deus e com a comunidade. Através dos votos religiosos, as freiras se despojam de bens materiais, renunciam aos prazeres seculares e se colocam inteiramente à disposição da vontade de Deus.

4. Uma freira veste hábito religioso como sinal de sua consagração

a Deus

O hábito, também conhecido como veste religiosa, é um símbolo da identidade e da consagração das freiras. E cada congregação possui um modelo próprio e define quais cores usar, segundo as orientações de seu fundador e de suas Constituições. Geralmente é composto por túnica, véu e manto ou saia, camisa e véu. O hábito religioso representa a

simplicidade, a humildade e o compromisso com a vida religiosa. Além de ser um

símbolo externo, o hábito também é um lembrete constante de sua vocação, missão e de que a freira é reservada a Deus.

5. A diversidade da Vida Religiosa

Existem diversas Congregações religiosas femininas, cada uma com sua missão específica, carisma e espiritualidade. Logo, as freiras podem atuar em diferentes áreas, como educação, saúde, evangelização, assistência social, entre outras. Portanto, é importante pesquisar e conhecer as diferentes congregações para encontrar aquela que mais se identifica com seus valores e aspirações.

Na Copiosa Redenção, a freira tem uma vida de entrega na vivência do carisma adorador enquanto trabalha na evangelização e no resgate da dignidade de pessoas dependentes químicas.

Então, se você sente seu coração arder pelo chamado de Deus e quer descobrir como responder, trilhe o caminho vocacional da Copiosa Redenção! Nós vamos te ajudar a compreender e a responder a sua vocação!

Aproveite para ler: Copiosa Redenção: Uma vocação para homens e mulheres

Enfim, ser freira…

Ser freira é uma escolha que exige discernimento, maturidade e um profundo amor a Deus. E as curiosidades que apresentamos aqui são apenas um ponto de partida para quem deseja se dedicar à vida religiosa. Portanto, é fundamental buscar orientação espiritual, conversar com religiosas e participar de atividades vocacionais para ter um melhor discernimento sobre essa importante decisão.

CTA: Conheça a Campanha Vocacional: Responda-me!

Ser freira é mais do que usar um hábito e dedicar-se à fé. É um chamado, uma vocação que exige discernimento, compromisso e entrega total. Portanto, antes de tomar essa importante decisão, é fundamental conhecer os diversos aspectos da vida […]