Os benefícios da fisioterapia são inúmeros, principalmente quando observados na terceira idade.
Sabe-se que a fase idosa requer muitos cuidados para que seja possível vivê-la com qualidade e o máximo de autonomia possível. Porém, o que poucos sabem é como promover isso na prática.
A fisioterapia é uma grande aliada daqueles que desejam viver ou promover um envelhecimento tranquilo. Diversos são os tratamentos que encontramos na área e que atuam na prevenção e reabilitação de patologias ligadas à terceira idade.
Nesse sentido, a fisioterapia para idosos, na maioria das vezes, é realizada com o objetivo de reabilitação e auxílio ao paciente. Ou seja, para que nosso paciente, que convive com as dificuldades próprias da terceira idade, consiga ter uma boa qualidade de vida.
Enfim, que os idosos possam melhorar a locomoção, a disposição para as atividades físicas e, principalmente, “reduzir ou até mesmo evitar a incidência de problemas de saúde ligados ao corpo e aos movimentos” (Cf. Blog SouFisio).
Vejamos abaixo alguns exemplos de tratamentos de fisioterapia para idosos e quais os benefícios que encontramos em cada um deles.
1 – Traumato ortopédico
Quase todos os idosos apresentam queixas relacionadas ao sistema musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas. São quadros advindos de má postura ao longo da vida, lesões por movimentos repetitivos, patologias crônicas etc.
Bursites, tendinites, artrites, artroses, dentre outras, são patologias que podem ter os seus sintomas amenizados pela fisioterapia para idosos.
Alguns traumas nos sistemas musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas podem ser evitados com exercícios e reeducação de hábitos que adquirimos ao longo dos anos, por exemplo, na vida profissional.
Já outros traumas decorrentes de acidentes e outras questões podem ser superados através de exercícios que buscam devolver e reabilitar a funcionalidade que foi perdida.
Desta forma, a fisioterapia traumato-ortopédica age na prevenção, pós-lesão e até mesmo pós-cirúrgico, garantindo ao paciente a superação do quadro em que se encontra.
2 – Fisioterapia neurológica
São utilizadas técnicas para prevenir e reabilitar o paciente idoso que apresenta quadros voltados a disfunções no sistema neurológico como acidente vascular cerebral, Alzheimer, Parkinson, dentre outras.
Nestes casos citados acima, por exemplo, o paciente idoso apresenta quadros que interferem na sua autonomia. Bem como nas atividades corriqueiras do dia a dia, dificultando o bem estar da pessoa idosa e até mesmo das pessoas que o cercam.
Dessa forma, a fisioterapia para idosos, no âmbito de tratamento de fisioterapia neurológica, busca promover uma maior independência do paciente. Logo, consegue postergar o avanço das doenças e regredir, quando possível, os seus malefícios.
3 – Fisioterapia respiratória
Essa especialidade da fisioterapia para idosos ajuda de forma preventiva ou curativa nos quadros em que o paciente apresenta disfunções no sistema respiratório.
Patologias como bronquite, pneumonia, fibrose pulmonar, dentre outras, podem gerar prejuízos ao sistema respiratório do idoso. Dessa forma, faz-se necessário o uso de técnicas da fisioterapia para para garantir a melhora e, se possível, cura da causa e dos sintomas.
Os exercícios respiratórios buscam melhorar a capacidade ventilatória dos pulmões através da desobstrução das vias respiratórias, garantindo ao idoso uma maior resistência respiratória.
LEIA TAMBÉM:
Como funciona a alimentação dos hóspedes do Lar Adelaide
Quais os cuidados com a alimentação dos idosos?
Quais os principais desafios da evangelização das famílias?
Como cultivar a amizade entre avós e netos
A fisioterapia para idosos no Lar Adelaide
No Lar Adelaide Weiss Scarpa prezamos sempre pelo bem-estar e qualidade de vida dos nossos idosos. Sendo assim, também disponibilizamos a fisioterapia como uma assistência fundamental na manutenção da qualidade de vida.
Os atendimentos de fisioterapia para idosos no Lar Adelaide são realizados após uma avaliação cinesiológica funcional, que visa identificar, quantificar e qualificar as disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.
Após isso, um plano de tratamento específico é montado diante da necessidade particular de cada paciente, e atuará na prevenção ou reabilitação do idoso.
Tipos de fisioterapia e equipamentos disponíveis no Lar Adelaide
Todas as técnicas de fisioterapia para idosos mencionadas acima são disponibilizadas no Lar Adelaide.
Os idosos são encaminhados para o tratamento fisioterápico logo após uma consulta e prescrição médica ou quando a equipe cuidadora percebe a necessidade e falta de habilidades nas atividades de vida diária.
Para a assistência fisioterápica, os idosos podem dispor de uma sala ampla de reabilitação onde consta os equipamentos e aparelhos necessários, como: barra paralela e barra com rampa, escada para treino de marcha, barra de ling e etc.
Além disso, as sessões também podem contar com bolas terapêuticas e equipamento de eletro e termoterapia como TENS, corrente interferencial, ultrassom dentre outros.
Portanto, buscamos sempre oferecer aos nossos idosos a garantia de que as sessões fisioterápicas aconteçam da melhor forma possível. Enfim, mantendo sempre em vista a importância desta prática na terceira idade.
Em suma, a fisioterapia aliada a outras ações geram um impacto positivo no dia a dia do idoso garantindo uma melhor qualidade de vida.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O LAR ADELAIDE WEISS SCARPA!
Entre em contato conosco! Nossos idosos têm um lugar para chamar de segunda casa, com atendimento integral, qualidade de vida e bem-estar garantido.