a

Blog

6 hábitos para uma velhice feliz

04 de julho de 2022

6 hábitos para uma velhice feliz

A terceira idade é uma fase da vida muito exigente, tanto para os idosos que sofrem com dores, medos e angústias, quanto para quem convive com eles. Afinal de contas, é como diz o ditado popular “idosos são novas crianças”, precisando de muito cuidado. Mas essa realidade não é imutável E se dissermos que dá pra ter uma velhice feliz e tranquila?

A vida dos idoso tem sido cada vez mais longa, alguns até chegam aos 100 anos e isso é motivo de comemoração. Embora, muitos deles vivem na terceira idade com muitos problemas de saúde, físicos e mentais. Alguns até perdem a disposição, a autonomia e a alegria de viver. 

Mas mais uma vez repetimos: isso não é imutável. Com alguns bons hábitos e transformações, no dia a dia,  é possível ter uma velhice feliz e tranquila, com muito bem-estar e qualidade de vida. 

Nesse artigo, traremos 6 hábitos saudáveis que podem transformar a vida dos idosos e fazer com que ela seja, de fato, a MELHOR IDADE! 

A velhice é tempo de movimento 

Os idosos, assim como as crianças, jovens e adultos, precisam lutar contra o sedentarismo. Precisam se movimentar e praticar atividades físicas. 

Fazer exercícios físicos traz benefícios, como: retardar o envelhecimento e prevenir doenças frequentes na terceira idade, como a osteoporose ou diabetes. Além disso, ela faz o cérebro liberar a endorfina, conhecido como hormônio da felicidade, que age reduzindo o estresse e ajudando contra a depressão. 

Então, incentive que o seu idoso faça alguma atividade. Mas cuide para que tenha sempre a supervisão de um especialista. Também é muito importante observar as particularidades do idoso na escolha do exercício. 

Dorme bem, vovôzinho! 

A privação de sono é muito prejudicial para a nossa saúde e qualidade de vida. Ela também afeta o funcionamento do nosso metabolismo e contribui com a depressão, ansiedade e estresse. 

O sono deve ter qualidade e deve durar por, pelo menos, oito horas. Garanta que o seu idoso esteja tendo boas noites de sono e que ele tenha conseguido descansar. 

Uma velhice feliz precisa de bons amigos 

Conforme os idosos vão envelhecendo, eles acabam se afastando dos amigos ou evitando as relações sociais fora do ambiente familiar e isso também é prejudicial para a qualidade de vida. 

Além disso, a solidão e o isolamento social estão totalmente ligados com a depressão. Portanto, incentive as amizades do idoso e o hábito da convivência.  Conversas com amigos, a troca de experiências e ouvir boas histórias contribuem para uma vida mais feliz! 

Leia também 7 doenças que precisam de atenção especial na 3ª idade

Ter uma boa alimentação é essencial

Uma alimentação balanceada e saudável também está totalmente ligada a uma velhice feliz e tranquila. Além disso, alguns alimentos como vegetais, grãos e hortaliças ajudam a prevenir a perda de memória. 

Sem falar que uma boa alimentação está relacionada com a disposição para viver o dia a dia. Certifique-se que a pessoa idosa da sua vida está se alimentando de forma adequada, com alimentos variados e coloridos. 

Pense rápido! Mantenha o cérebro ativo

É comum que, durante a velhice, o nosso cérebro fique mais lento e esquecido, por isso, precisamos constantemente estimulá-lo. Além disso, ao estimular o nosso cérebro, prevenimos a sua degeneração e o fortalecemos.

Uma boa maneira de manter o nosso cérebro ativo é fazendo atividades como jogos de memória, ler livros, experimentar novos hobbies e manter relações pessoais. 

Cuidar da vida espiritual 

A vida espiritual tem um papel muito importante para uma velhice feliz. É o relacionamento com Deus que vai ajudar nos momentos de medo, ansiedade e tristeza. 

Por isso, o hábito de manter uma intimidade com Deus também é essencial. Incentive o máximo que puder, leve a pessoa idosa da sua vida a uma Igreja, aos encontros que geralmente são promovidos para a terceira idade, conversem sobre Deus e a importância da espiritualidade. 

Certamente, ao manter esses 6 hábitos aliados a idas frequentes ao médico, o idoso vai viver mais e muito feliz. Seja o apoio que ele precisa! 

A terceira idade é uma fase da vida muito exigente, tanto para os idosos que sofrem com dores, medos e angústias, quanto para quem convive com eles. Afinal de contas, é como diz o ditado popular “idosos são novas crianças”, […]