a

Blog

 Os cuidados com os idosos não tira férias

24 de janeiro de 2023

 Os cuidados com os idosos não tira férias

Estamos em período de férias, e muitas famílias aproveitam para um período de viagens, veraneio e descanso. No entanto, quando se trata de uma família que conta com a presença de membros com a terceira idade, precisamos de cuidados com os idosos. 

Obviamente os idosos também precisam desse momento. O passeio, o contato com a natureza, os relacionamentos familiares, visitas a lugares que são caros para a vida da família só farão bem para a dimensão cognitiva e emocional dos nossos pais, mães, tios(as) ou avós. 

Alguns aspectos indispensáveis para considerar nos momentos de férias são: convivência com a família; cuidado com o ambiente físico; atenção à alimentação e às orientações médicas. 

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas realidades, afinal do cuidado com os idosos não se tira férias. 

Convivência familiar, tesouro e harmonia

Para os idosos, sua maior riqueza ao fim da vida sempre será a convivência com seus familiares. Não são presentes ou passeios que garantirão felicidade, descanso e bem-estar, mas a presença de filhos, netos e amigos. 

O grande tesouro dos avós são seus netos. Portanto, é importante garantir momentos nos quais os idosos interagem com os pequenos, momentos de conversa, música, dança e pintura. O que vale é deixar a criatividade fluir e utilizar todas as oportunidades para amar. 

É importante que a família – assim como faz com as crianças – se programe para momentos nos quais o idoso esteja inserido. Algumas dicas:

  • Assista bons filmes clássicos;
  • Coloquem músicas da preferência deles;
  • Joguem jogos de tabuleiro como dama, dominó, xadrez; 
  • Promova momentos para revisitar a memória com álbuns antigos;
  • Motive crianças e jovens a usar o teatro para encenar um fato importante da vida do vovô ou da vovó; 

Atenção com os cuidados com os idosos e alimentação 

Férias também é tempo de mudar um pouco a alimentação. É comum o uso de embutidos, chocolates, doces, mais açúcar e frituras. No entanto, não podemos esquecer de que os idosos possuem restrições alimentares importantes, devido a realidades que surgem com o avanço dos anos, como diabetes, hipertensão arterial, triglicerídeos e colesterol altos, entre outros. 

É possível sim, preparar-se bem e elaborar um cardápio que proporcione deliciosas guloseimas, sem que isso prejudique a dieta dos nossos queridos idosos. 

Leia também 7 doenças que precisam de atenção especial na 3ª idade

Há diversas receitas na internet, gratuitas, que oferecem doces sem açúcar, massas sem uso de carboidratos refinados, sobremesas à base de frutas, verdadeiras delícias que agregarão mais saúde e bem-estar nos cuidados com os idosos. 

Vale a pena pesquisar e aplicar. Uma excelente dica também é convidá-lo para preparar as receitinhas com os filhos e netos. Certamente, proporcionará ótimas risada e bons momentos. 

Ambiente físico e demais orientações médicas 

Tenho certeza que, se você cuida de um idoso, está em dia com as orientações médicas próprias para realidade daquele ou daquela que mora com você. Há enfermidades comuns nessa fase, como algumas citadas acima, que precisam de cuidados especiais, também do ponto de vista motor. 

Ao programar suas férias é necessário considerar, ao menos o básico, para manter seu idoso seguro e saudável. A casa ou pousada possui acessibilidade para quem tem dificuldades motoras? Os banheiros possuem suporte? Há hospitais por perto para qualquer emergência? Está levando kit de primeiros socorros, medicações e demais utensílios que sejam de uso do idoso (a)? As cadeiras da casa são confortáveis? Há redes, sofás, camas disponíveis para que o idoso tenha conforto no descanso? 

É importante que tais perguntas sejam feitas e as férias programadas com afinco, a fim de que a família inteira se divirta, descanse e retome depois suas atividades com forças renovadas. O idoso fará parte de toda dinâmica se for bem inserido e estiver de acordo com suas capacidades. 

Por isso, não deixe de perguntar, dialogar, orientar, e pesquisar com outras famílias referências de lugares e passeios que favoreçam esse reencontro consigo e com os mais queridos que podem ser as férias para os idosos.

Estamos em período de férias, e muitas famílias aproveitam para um período de viagens, veraneio e descanso. No entanto, quando se trata de uma família que conta com a presença de membros com a terceira idade, precisamos de cuidados com […]