a

Últimas Notícias

Idoso precisa de terapia?

19 de outubro de 2023

Idoso precisa de terapia?

A terapia tem ganhado bastante espaço em nossa sociedade atual. Contudo, ainda assim tem gerado muitos questionamentos quanto a sua eficácia em determinados grupos especiais, como é o caso da terceira idade.

O benefício da terapia ainda é desconhecido por muitos, pois depende de uma série de fatores para que se possa ver a sua eficácia. Porém, algo que não se pode negar é a necessidade de um acompanhamento integral durante a terceira idade, incluindo a terapia.

Nesse texto, queremos trazer a importância da terapia para a qualidade de vida na terceira idade. Continue lendo!

A realidade que muitos idosos enfrentam

A velhice chega para todos e com ela inúmeros desafios que, quando vividos com acompanhamento adequado, são superados com serenidade e paciência.

As mudanças encontradas na terceira idade são, na maioria das vezes, as grandes responsáveis por gerar no idoso baixa autoestima, sentimento de impotência e inutilidade, sensação de vazio etc.

Porém, esses sentimentos que em algum momento batem à porta da vida de um idoso, precisam ser combatidos.

Isso porque, a longo prazo, os maus sentimentos e pensamentos podem gerar grandes prejuízos à saúde como um todo na terceira etapa da vida.

Dessa forma, aplica-se o conceito: “mente sã, corpo são”, pois a partir do momento que se trabalha a saúde mental como parte fundamental no acompanhamento de um idoso enxerga-se grandes ganhos.

A terapia é uma aliada da saúde do idoso

A qualidade de vida de um idoso, principalmente em sua saúde mental, necessita de um acompanhamento adequado mediante as suas necessidades e desafios encontrados nessa etapa da vida.

É verdade que muitos idosos, de fato, têm uma certa facilidade de sentir-se realizados em tudo o que fazem e vêem as dificuldades vencidas ao longo dos anos como grandes vitórias.

Mas também existem aqueles que arrastam as suas dores por anos e ao chegar na terceira idade sentem-se imersos e incapazes de encontrarem sentido na vida. É nesse momento que a terapia atua como um excelente suporte e aos pouquinhos vai trazendo luz às áreas do ser humano que por algum motivo se encontram enfraquecidas, escuras e vazias.

Dessa maneira, é pela terapia que o idoso é conduzido a perceber suas potencialidades e convidado a ressignificar as suas dores e fraquezas.

Essa prática de levar para a terapia toda a sua verdade é o que garantirá à pessoa idosa uma nova forma de enxergar seu passado, seu presente e futuro.

Ter a terapia como aliada na terceira idade faz muita diferença na busca pela melhor forma de se viver essa etapa da vida.

Para ler depois:

Todo idoso precisa de terapia?

A terapia é um bem muitíssimo necessário, pois atua promovendo autoconfiança, levando o paciente a enxergar que apesar dos percalços é possível encontrar sentido em sua caminhada neste mundo.

Dessa maneira, ela garante à pessoa idosa a tranquilidade para desenvolver bem todas as outras áreas de seu ser. Isso porque o ser humano não é um indivíduo segregado, e tudo o que ele sofre em uma área de corpo reflete em seu ser como um todo.

Desta maneira, vemos que a terapia não é somente para aqueles que apresentam grandes perdas em sua capacidade cognitiva. Contudo, serve para quem deseja alcançar uma melhor versão de si mesmo a cada dia. 

Nesse sentido, a terapia, de fato, é muito importante nesta fase da vida. Como afirma a psicóloga Janice Velada, “(…) O intuito é dar novo sentido à vida por meio de estratégias cognitivas, desmistificando pensamentos distorcidos em relação à velhice”.

Seja de forma preventiva ou remediativa, uma boa terapia trará inúmeros benefícios à pessoa idosa.

A terapia no Lar Adelaide

No Lar Adelaide, mesmo quando não havia um profissional exclusivo diariamente, o planejamento era fornecer aos nossos hóspedes atendimento psicológico através de parcerias com faculdades.

A terapia psicológica aliada às atividades ocupacionais, através de profissionais capacitados como terapeutas e personal sênior, sempre garantiram aos nossos hóspedes o suporte que eles precisavam.

Atualmente, o nosso Lar conta com atendimentos realizados por um profissional da área e garante assim uma melhor comodidade aos nossos hóspedes.

Fomentamos, acima de tudo, o cultivo de uma espiritualidade verdadeira, pois quando um idoso fortalece a sua espiritualidade, sua velhice se torna muito mais tranquila. Nesse sentido, ele consegue encontrar propósito e viver com amor e alegria.

A participação na celebração da Missa, na oração do terço e pessoal são essenciais na busca da saúde mental e do bem-estar como um todo!

Clique aqui para entender como funciona a nossa casa de repouso Lar Adelaide e também confira toda a assistência médica que disponibilizamos.

Portanto, é de extrema necessidade que o idoso, ou o seu responsável, possa ficar atento quanto às atitudes e pensamentos que ameacem a saúde mental. Assim como em toda a qualidade de vida do idoso.

Porém, mesmo quando não se tem um diagnóstico que aponte para a necessidade de sessões de terapia, lembremos que os benefícios desta prática valem para qualquer fase da terceira idade.

A terapia tem ganhado bastante espaço em nossa sociedade atual. Contudo, ainda assim tem gerado muitos questionamentos quanto a sua eficácia em determinados grupos especiais, como é o caso da terceira idade. O benefício da terapia ainda é desconhecido por […]