a

Blog

5 dicas para manter o idoso feliz

28 de fevereiro de 2023

5 dicas para manter o idoso feliz

Ter um membro da família que está na terceira idade é uma alegria e um privilégio, mas é preciso atenção para que ele ou ela seja um idoso feliz. Esta fase da vida é chamada de “melhor idade”, porém, para que de fato seja assim, é preciso oferecer qualidade de vida ao idoso.

Logo, à medida que o envelhecimento evolui, surgem também alguns acontecimentos que abalam o emocional. Entre eles, talvez o que mais abala o idoso seja a perda de pessoas próximas e o surgimento ou agravamento de doenças crônicas.

E sobre isso o Papa Franciso fez uma reflexão na Mensagem para o XXXI Dia Mundial do Enfermo, que tem como tema “Trata bem dele!”. Já no início da Mensagem, o Papa afirma: “A doença faz parte da nossa experiência humana. Mas pode tornar-se desumana, se for vivida no isolamento e no abandono, se não for acompanhada pelo desvelo e a compaixão”.

Portanto, o Papa denuncia que existe uma profunda conexão entre a parábola do Bom Samaritano, contada por Jesus, e as múltiplas formas em que é negada hoje ao idoso a fraternidade. “De modo particular, […] podemos ver representada a condição em que são deixados tantos irmãos e irmãs nossos na hora em que mais precisam de ajuda”.

Além disso, na Mensagem o sumo pontífice destaca ainda a condição de solidão e de abandono a que muitos idosos são submetidos hoje. O que pode ser facilmente resolvido de uma maneira muito simples: “Basta um momento de atenção, o movimento interior da compaixão”, afirma o Papa.

Pensando nisso, elaboramos 5 dicas para manter o idoso feliz. Acompanhe!

# Dica 1:  Faça um idoso feliz mantendo a família por perto

Muitos idosos se queixam de solidão! Principalmente aqueles que perderam seu companheiro de vida, que se separaram ou que veem os filhos cada vez mais distantes devido a rotina. Além disso, também quando os amigos se afastam aos poucos, pois, como também são da terceira idade, sofrem de problemas parecidos. Sem contar aqueles que vivem em lar de idosos e que recebem cada vez menos a visita de seus familiares.

Logo, isso tende a desencadear nos idosos transtornos de ansiedade e depressão, o que é péssimo para a saúde mental dessas pessoas que tanto amamos.

Porém, isso pode ser facilmente evitado mantendo a família por perto, tanto as crianças quanto os adultos. Portanto, organize a sua agenda e converse com todos da sua família para que cada um tenha um tempo para se dedicar ao idoso.

A proximidade é o primeiro passo para tornar o idoso feliz, pois esse gesto demonstra que ele é importante para todos da família.

# Dica 2: Para ter um idoso feliz, promova a socialização

Diferente do que muitos pensam, os idosos não gostam de ficar na solidão, isolados de tudo e de todos. Por isso, procure sempre convidar seu idoso para passeios, churrascos, comemorações e mesmo para ir à igreja, já que nesta idade costumam nutrir uma fé ainda mais intensa.

Além disso, leve-os nas viagens em família e para fazer coisas que antes não tiveram oportunidade de fazer, por exemplo, passeios de trem, barco, etc.

Você já perguntou ao seu idoso se existe algo que ele teve vontade de fazer e que nunca teve oportunidade? Talvez agora seja o momento de planejar e executar com a sua ajuda e, claro, com todo cuidado necessário.

E por que não deixar seu idoso feliz levando-o à casa de antigos amigos para que possam conversar e interagir. A conversa é essencial aos idosos, pois para isso exercitam a memória.

# Dica 3: pratique atividades físicas com seu idoso

A prática de exercícios físicos é extremamente importante em qualquer fase da vida, principalmente na terceira idade. Então, que tal se exercitar junto com seu idoso?

Caso ainda não pratique nenhuma atividade, o ideal é começar com caminhadas, se possível ao ar livre, para verem pessoas, contemplar a natureza e a vida acontecendo diante dos olhos.

Depois, passem para a prática de atividades que estimulam a musculatura e ativam os hormônios da felicidade.

Sim, os exercícios têm o poder de tornar o idoso feliz, além de fortalecer os ossos e as articulações, de melhorar o equilíbrio e assim evitar quedas, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Que exercícios são esses? Natação, hidroginástica, dança, pilates, yoga, vôlei, peteca, tênis, musculação etc.

Contudo, é importante destacar aqui que é necessário a orientação de um educador físico para que o idoso pratique atividades de maneira adequada, evitando lesões.

# Dica 4: Cuide com carinho para ter um idoso feliz

Se tem algo que machuca é ser tratado com rispidez. Principalmente na terceira idade, em que os sentimentos parecem estar mais aflorados.

Sendo assim, para ter um idoso feliz em casa, dê a ele atenção e carinho. Pare para ouvi-lo quando ele quiser contar novamente aquela história que você já ouviu mil vezes. Demonstre interesse, faça perguntas. Isso estimula o cérebro, ou seja, faz bem para o idoso.

E não se esqueça de demonstrar seu carinho. Abrace-o todos os dias, se ele está na sua casa, beije-o, peça a bênção. Essas são atitudes simples que têm o poder de fortalecer a relação. E caso seu idoso esteja em um Lar, mesmo sabendo que lá ele tem todo carinho e cuidados necessários, faça visitas frequentes. Se possível, toda semana, para que ele tenha o seu carinho!

# Dica 5: Dê atenção às suas limitações

Todos sabemos que a terceira idade traz algumas limitações físicas ao corpo, mas muitos não sabem respeitar isso e não têm paciência.

Sobre isso, o Papa Francisco falou: “Ao caminhar juntos, é normal que alguém se sinta mal, tenha de parar pelo cansaço ou por qualquer percalço no percurso. É em tais momentos que se vê como estamos a caminhar: se é verdadeiramente um caminhar juntos, ou se se vai na mesma estrada, mas cada um por conta própria, cuidando dos próprios interesses e deixando que os outros «se arranjem»”.

Neste sentido, o Papa nos convida a “caminhar juntos segundo o estilo de Deus, que é proximidade, compaixão e ternura”.

Como você pôde perceber, para ter um idoso feliz não é necessário empreender algo extraordinário. A cada dia temos o poder e a oportunidade de fazer isso a partir de uma dose generosa de amor, que é o que cada um merece ter.

E se você precisa oferecer um Lar para cuidar ainda melhor do seu idoso, conte com o Lar Adelaide.

Ter um membro da família que está na terceira idade é uma alegria e um privilégio, mas é preciso atenção para que ele ou ela seja um idoso feliz. Esta fase da vida é chamada de “melhor idade”, porém, para […]