Últimas Notícias
11 de agosto de 2023
Por que a fisioterapia para idosos é importante?
A fisioterapia geriátrica, ou seja, a fisioterapia para idosos, tem evoluído bastante em conhecimentos e técnicas. Tudo isso para garantir à terceira idade maior autonomia e melhor qualidade de vida.
À medida que os anos vão passando, o nosso corpo sofre inúmeras alterações que podem comprometer a sua mobilidade e funcionamento.
Atividades antes feitas automaticamente e, com pouco ou sem nenhum esforço: como andar, vestir uma roupa, agachar, levantar, pentear os cabelos, esticar os braços etc. Enfim, tudo isso pode se tornar um grande desafio na terceira idade.
Em alguns casos, os movimentos chegam a ser tão restritivos que dificultam a autonomia do idoso. Muitos deles causando dor e sofrimento.
Essa realidade não deve ser aceita como irreversível, pois na maioria das vezes de fato não é.
Basta que a pessoa idosa, ou aqueles que são responsáveis, busque através da fisioterapia reverter esse quadro e garantir melhor qualidade de vida ao paciente.
Benefícios da fisioterapia para os idosos
Os benefícios da fisioterapia são inúmeros, de forma que nem conseguimos mensurar. Somente aquele que já passou por uma sessão de fisioterapia consegue relatar o quão benéfico é essa especialidade.
Em muitos casos, é preciso disciplina e força de vontade para se alcançar o objetivo necessário. Alguns quadros necessitam de várias sessões de fisioterapia, mas sem dúvida os seus efeitos irão ser notados.
O objetivo não é realizar esforços além dos limites, “não é buscar a flexibilidade da juventude”, mas sim preservar, recuperar e promover melhorias para o dia a dia.
Vejamos abaixo alguns benefícios da fisioterapia para idosos e proporcione uma velhice ainda mais feliz!
Ajuda o idoso a ganhar autonomia e independência
O que mais deixa um idoso desmotivado, na maioria das vezes, é o fato de ter que depender de alguém para realizar atividades básicas do dia a dia.
A falta de autonomia é um dos grandes gatilhos que desencadeiam a má qualidade de vida em um idoso.
A fisioterapia, neste caso, através de exercícios funcionais, irá ajudar na recuperação ou melhoria da funcionalidade dos movimentos, garantindo ao idoso uma melhor autoestima através da autonomia.
Aliviar e até diminuir suas dores
Quem nunca sentiu dor ao longo da vida, não é mesmo? A realidade é que o mundo está envelhecendo e de maneira muito rápida. Na terceira idade as dores podem se intensificar tornando-se companheiras quase que inseparáveis e, nesse momento, podem acabar comprometendo a qualidade do idoso.
Embora a velhice seja um trunfo e algo a se comemorar, é necessário tentar garantir um envelhecimento com mais saúde.
Daí, a fisioterapia para idosos entra em cena, aliviando os membros ou regiões afetadas, através de exercícios como alongamentos, massagens e outras terapias, que ajudam na diminuição de dores.
Mais mobilidade e flexibilidade
As articulações e os músculos são essenciais na nossa mobilidade. A fisioterapia para idosos neste caso irá garantir a flexibilidade necessária para a terceira idade e para as atividades que o idoso desenvolve.
Aqui não se espera que o corpo do paciente alcance um padrão semelhante a sua fase jovem, mas que ele seja capaz de realizar ao máximo as suas funções rotineiras, recuperando e melhorando o seu quadro atual.
Equilíbrio e Coordenação
Na fase idosa, o corpo tende a diminuir seus reflexos, seja pela idade ou por algum trauma que tenha passado. Dessa forma, as quedas e acidentes são mais frequentes e podem gerar grandes transtornos ao paciente idoso.
Ou seja, a fisioterapia para idosos atua reabilitando a mobilidade após cirurgias, traumas, lesões, patologias como Alzheimer, Mal de Parkinson e etc. Bem como na prevenção de acidentes através de exercícios que ajudam no equilíbrio e na coordenação motora.
Quando buscar a Fisioterapia para os idosos
A fisioterapia para os idosos pode ser procurada por pacientes com diagnóstico de Alzheimer, com histórico de AVC, problemas cardiovasculares, para a recuperação de cirurgias, lesões ou fraturas, entre outros.
Ou seja, diversos sinais podem indicar que é necessário o acompanhamento de fisioterapia para os idosos. Bem como, “o acompanhamento de um fisioterapeuta e, também, o convívio com outras pessoas, pode colaborar com a saúde mental e ser benéfico para a pessoa idosa” (Cf. Blog Geridades, 29/07/2022).
Pacientes que apresentem artrose ou outras doenças que afetam a mobilidade ou a funcionalidade e utilização dos membros também são indicações para a fisioterapia. Ah, vale lembrar também que uma alimentação saudável é muito importante em todo o processo.
Contudo, o mais importante é ter sempre o acompanhamento do médico geriatra para que possa ser feita a análise da qualidade de vida do idoso e a necessidade de sessões de fisioterapia.
A fisioterapia para idosos pode ser indicada em diversas etapas da terceira idade. Porém, em alguns casos, como os de reabilitação, sua eficácia é melhor alcançada quando procurada de forma prévia.
Embora a fisioterapia seja buscada na maioria das vezes quando se tem alguma queixa, seus benefícios podem ser procurados e atuar de forma preventiva.
- LEIA TAMBÉM:
- Como cultivar a amizade entre avós e netos
- Os cuidados com os idosos não tira férias
- Estar em um Lar de Idosos é ser abandonado?
No Lar Adelaide Weiss Scarpa, os idosos são bem assistidos quanto a essa especialidade. Todos aqueles que precisam de fisioterapia são atendidos de forma individual ou em grupo, mediante a necessidade de cada um.
Os atendimentos de fisioterapia para idosos são realizados de forma terceirizada, nas dependências do Lar Adelaide, 5 vezes por semana, na sala de cinesioterapia. Sobretudo, mediante o pedido de familiares ou por recomendação médica.
Em suma, devemos buscar a qualidade de vida também na terceira idade, pois o bem estar é para qualquer fase da nossa vida.
A fisioterapia geriátrica, ou seja, a fisioterapia para idosos, tem evoluído bastante em conhecimentos e técnicas. Tudo isso para garantir à terceira idade maior autonomia e melhor qualidade de vida. À medida que os anos vão passando, o nosso corpo […]