a

Últimas Notícias

5 alimentos inimigos da saúde do idoso

07 de junho de 2023

5 alimentos inimigos da saúde do idoso

A saúde do idoso é algo de grande admiração, quando nos deparamos com um idoso que possui uma vida ativa e esbanjando muita alegria. É o que qualquer pessoa deseja para a terceira idade, bem como todos aqueles que convivem com um idoso diariamente.

Pois bem, a qualidade de vida e saúde do idoso depende primeiramente dos hábitos que ele mesmo cultivou ao longo de sua vida, mas também dos cuidados daqueles que estão à sua volta.

É que muitos idosos até tiveram bons hábitos alimentares ao longo de sua vida, mas que ao chegar na terceira idade dependem de alguém para ajudá-los a manterem-se saudáveis.

As alterações fisiológicas presentes no processo de envelhecimento são inúmeras e muitas delas afetam diretamente a saúde do idoso, podendo limitar algumas funções de seu organismo.

A boa alimentação é imprescindível para manter a saúde do idoso e seu bem estar físico como um todo. E é com ela que garantimos uma melhor qualidade de vida mesmo em meio a doenças crônicas e outras eventualidades que possam ocorrer na terceira idade.

Por isso, se você é idoso ou tem alguém da terceira idade sob os seus cuidados fique atento aos 5 alimentos que são verdadeiros inimigos da saúde da pessoa idosa.

Confira abaixo!

1. Alimentos industrializados

Aliados ou vilões? Sabemos que os cuidados na terceira idade são exigentes e que muitas vezes procuramos soluções práticas para as diversas demandas que se apresentam no dia a dia. Mas os industrializados estão longe de serem nossos aliados.

Como verdadeiros vilões, estes alimentos demonstram aparentes benefícios, mas trazem em si grandes perigos para a saúde do idoso.

Umectantes, corantes em excesso, sódio elevado, alto índice de conservantes, são apenas alguns dos aditivos químicos encontrados nos alimentos industrializados. E eles podem provocar reações alérgicas, cirrose hepática, câncer e muitas outras complicações.

O ideal é sempre contar com uma comida fresquinha, leve e natural, evitando sempre os embutidos, congelados e temperos prontos.

Segundo o Ministério da Saúde, os cuidados com a aquisição dos alimentos para os idosos iniciam-se com a elaboração de uma lista que considere os critérios de: “procedência segura; composição nutricional dos produtos; informação quanto à forma de conservação e vários outros pontos” (cf. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde, Brasília 2010)

2. Sal

A saúde do idoso sofre com esses nomes: insuficiência renal, hipertensão, retenção de líquidos e etc. Ou seja, são algumas complicações causadas pelo excesso de sal na alimentação.

Desta forma, para garantir o envelhecimento e saúde da pessoa idosa, o mais ideal é buscar outras opções de temperos que trazem um sabor semelhante ao cloreto de sódio. Sendo assim, dispensando este condimento nos alimentos com outras opções,  como por exemplo: limão, cebola e alho e algumas ervas frescas.

Já é mais que comprovado que a diminuição de sal dos alimentos só traz benefícios para quem adere a esta prática saudável. Além, claro, de regular os fluidos nos vasos sanguíneos e diminuir a pressão arterial.

3. Chás

Por incrível que pareça, os chás requerem uma certa medida em seu consumo.

Há quem pense que por ser chá não encontramos nenhum malefício para a saúde do idoso. Mas a verdade é que muitos chás podem interferir e até mesmo anular os efeitos de alguns medicamentos.

Idosos que tratam de forma medicamentosa a depressão, hipertensão e arritmia devem evitar os chás estimulantes como o chá verde. Isso porque a interação com o  medicamento pode causar efeitos contrários ao que se espera do medicamento.

Leia depois: Quais os cuidados com a alimentação dos idosos?

4. Açúcar

Não é desconhecido por ninguém o fato de que o açúcar em excesso é extremamente prejudicial à saúde de qualquer pessoa. E para a saúde do idoso os prejuízos são ainda maiores.

O consumo do açúcar está diretamente ligado a diabetes na terceira idade e “pode sim fazer parte da alimentação, mas desde que em pequenas quantidades” (cf. Cruzeiro do Sul – Familiares devem ficar atentos com a alimentação dos idosos, 25/08/2017).

Lembremos que não é somente na fase idosa que a pessoa consome este alimento, mas ao longo de toda a sua vida com certeza sua alimentação já apresentava o açúcar.

Chegada a terceira idade, o metabolismo do idoso sofre diversas alterações, entre elas a forma como o organismo absorve os alimentos. Por isso, não é difícil que um idoso apresente diabetes repentinamente caso ele não modere o consumo de açúcar.

Vale lembrar aqui que açúcar não está somente presente no doce ou no café. Mas o idoso também o consome ao comer pães, bolos, massas e todo carboidrato de forma excessiva, por isso estejamos atentos.

Confira também: 6 hábitos para uma velhice feliz

5. Gordura

O colesterol da pessoa idosa precisa ser monitorado e controlado sempre que possível. Essa ação pode prevenir veias entupidas, trombose e até infarto.

É possível controlar o colesterol da pessoa idosa moderando ou, se necessário, evitando diversos alimentos gordurosos como: margarina e manteigas, comidas oleosas, carnes gordurosas, etc.

Estes alimentos podem ser facilmente substituídos por azeite extravirgem, queijos brancos, carnes magras e alimentos assados ao invés de frituras.

Toda conquista exige de nós uma renúncia. Pois bem, se queremos ter uma vida longa com qualidade ou se desejamos isto para algum idoso que está sob nossos cuidados, é preciso renunciar a muitas práticas ruins referentes à alimentação.

É importante buscar sempre conhecer bem que tipo de comida é oferecida ao idoso, quais os temperos utilizados e até mesmo a forma de preparo.

Leia também: Cuidar de idosos é a nossa missão

Portanto, a  negligência com a alimentação certamente acarretará uma saúde mais fragilizada para a pessoa idosa. E aquela que poderia se tornar uma aliada para a saúde do idoso se transformará em vilã.

Logo, fiquemos atentos, pois uma boa alimentação certamente garantirá mais dias felizes para aquele que chegou na terceira idade.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O LAR ADELAIDE!

A saúde do idoso é algo de grande admiração, quando nos deparamos com um idoso que possui uma vida ativa e esbanjando muita alegria. É o que qualquer pessoa deseja para a terceira idade, bem como todos aqueles que convivem […]