a

Blog

11 hábitos de um relacionamento saudável

22 de novembro de 2023

11 hábitos de um relacionamento saudável

É muito comum encontrarmos atualmente relatos sobre relacionamentos tóxicos e abusivos. Uma consequência própria do tempo em que vivemos, de relações líquidas e descartáveis. Contudo, apesar deste cenário desafiador é possível ainda assim, manter um relacionamento saudável. Sobretudo quando ele está alicerçado em Deus, fonte de todo o Amor e Redenção.

Certamente você já conhece ao menos um comportamento que caracteriza uma relação abusiva. Mas e quanto aos hábitos saudáveis de uma relação? Qual o segredo de casais que conseguem manter a cumplicidade, o companheirismo, a paixão e o fazem perdurar por muitos anos?

Se você deseja se aprofundar neste tema e conhecer os aspectos de um relacionamento saudável, este texto foi feito para você. Separamos 11 hábitos de um relacionamento saudável que irão renovar em você a esperança em relações maduras e repletas de afeto. Quer você esteja comprometido ou não, afinal de contas se faz necessário também conhecer estes hábitos para quando o amor bater à sua porta. 

Hábitos saudáveis: Como criá-los?

Antes de tratar da relação a dois, precisamos falar a respeito da relação mais importante de todas: a de você consigo mesmo. Afinal de contas, é apenas tendo um compromisso com o seu ser inteiro, que você será capaz de se doar completamente para outra pessoa.

Por isso, ao falar de hábitos para um relacionamento saudável devemos pensar e reconhecer a sua importância como parte da rotina pessoal diária. O que isso significa? É preciso pensar nas ações e comportamentos que você realiza de maneira individual.

Talvez você já tenha escutado falar do famoso livro do escritor Charles Duhigg, O poder do hábito. Neste livro, o autor trata do impacto dos hábitos, ou seja, aquelas ações que fazem parte da nossa rotina, muitas vezes assumidas de maneira inconsciente.

De acordo com o dicionário, hábitos são tudo aquilo que realizamos de maneira usual, fazemos ou nos comportamos de maneira frequente. Porém, de acordo com o autor, essas ações que assumimos em nosso dia a dia, são realizadas mais pelo costume do que por uma escolha racional propriamente dita. “A maioria das escolhas que fazemos a cada dia pode parecer fruto de decisões tomadas com bastante consideração, porém não é. Elas são hábitos”. 

Sendo assim, elas podem ser adaptadas de modo que contribuam com resultados mais positivos, de acordo com os nossos objetivos. Diante disso, como podemos introduzir hábitos saudáveis para dentro de uma relação? Que tipo de ações e comportamentos são necessários adotar para que você consiga manter um relacionamento saudável consigo e com seu parceiro(a)?

Veja a seguir os 11 hábitos de um relacionamento saudável que separamos para você!

  •  Seja uma pessoa saudável 

Lembra quando eu disse ali em cima, que não é possível falar de um relacionamento saudável sem antes falar de relacionamento consigo mesmo? Pois bem, ser uma pessoa saudável não se trata apenas de cultivar uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos. Isso, sem dúvidas, é algo muito positivo para a sua saúde física, mas a sua saúde mental e espiritual é tão importante quanto. Por isso, invista no seu autoconhecimento e auto cuidado pessoal, entendendo e acolhendo a sua própria história de vida para que isso não gere feridas dentro da relação na qual você se encontra. 

É muito comum observar casais que entram em desentendimentos por questões que muitas vezes são assuntos mal resolvidos do passado, na história de um dos indivíduos. Sabe aqueles famosos gatilhos emocionais, que te fazem recordar de experiências antigas mas que não necessariamente fazem sentido com o contexto presente? Pois então, essas recordações se não forem bem resolvidas, podem gerar complicações na sua relação atual que em nada tem relação com o seu passado. 

  • Cultive o diálogo na relação 


Para manter um relacionamento saudável é muito importante que o casal cultive o diálogo sincero e transparente na relação. Já dizia a canção “o meu melhor amigo é o meu amor”. O seu parceiro(a) precisa ser antes de mais nada o seu grande amigo. 

Aquela pessoa que conhece suas qualidades e defeitos e, mesmo assim, te escolhe diariamente. Com quem você não sinta receio de expressar seus sentimentos mais profundos, ainda que nem sempre cultivem o mesmo ponto de vista. 

Mas é por meio do diálogo honesto e transparente que vocês conseguem restabelecer a comunhão e encontrar apoio mútuo para seguir adiante frente aos desafios. 

Você pode se interessar:

Alcançando a graça de Deus para os desafios da sua família
 Vida de oração e matrimônio: é possível?
                                   
  • Não fale mal um do outro para terceiros

Diante de um conflito ou situação de desacordo entre você e seu parceiro(a) é muito importante lembrar-se que vocês não são inimigos um do outro. Pelo contrário, tendo em vista o bem da relação, precisam se unir para juntos encontrar a solução para o conflito de forma a devolver a harmonia para a relação.

Nesse sentido, é muito importante evitar fazer comentários negativos a respeito do seu(a) parceiro(a) para outras pessoas. Se há algo te incomodando na relação o seu(a) parceiro(a) é o principal interessado em ter conhecimento sobre este fato. É portanto para ele(a) que você deve apresentar os seus incômodos. 

Lembre-se sempre de buscar a cordialidade nesses momentos. Não tenha pressa para esse diálogo, evite alimentar esse tipo de conversa em momentos de raiva em que muitas vezes os pensamentos estão desordenados. Ao contrário, respire fundo, coloque a cabeça no lugar e dialogue procurando também escutar o outro e nunca com uma postura de julgamento. 

  • Comece e termine o dia com pequenas expressões de amor 

Não há como falar de hábitos saudáveis em um relacionamento, sem mencionar o incrível poder dos pequenos gestos. Relação é algo que se constrói no dia a dia, não importa quanto tempo estejam juntos é sempre possível recomeçar. E nada melhor para o recomeço de uma relação do que relembrar a melhor fase de todas: o início, a fase da conquista.

Ao cultivar em sua rotina pequenos hábitos como dizer “eu te amo” ao acordar, não dormir sem antes dar um beijo, realizar pequenas gentilezas e surpresas que agradem a pessoa amada, você contribui para que a sua relação seja fortalecida. 

  •  Celebre as conquistas um do outro 

Prezar pela individualidade um do outro é fundamental dentro de um relacionamento saudável. Nesse sentido, não há nada melhor do que ter ao lado alguém que celebre as suas vitórias junto a ti. Afinal de contas, “há maior alegria em dar do que em receber “ (At 20,35). 

Diante disso, a grande alegria no coração de quem ama é ser feliz fazendo o outro feliz, enxergar a quem se ama conquistando seus objetivos e celebrar suas vitórias como se fossem as suas próprias. 

  • Peça desculpas quando necessário 

Quem cultiva um relacionamento saudável não perde tempo com desentendimentos e é capaz de admitir os próprios erros e se desculpar, em vista de restabelecer a comunhão com a pessoa amada. 

Por isso, não permita que o orgulho faça parte da sua relação. Se você deseja ter um relacionamento saudável, entende que é necessário abaixar-se, cultivar a humildade. Não permita que situações pequenas e mal resolvidas, comprometam a unidade dentro da sua relação. Saiba desculpar-se e acolher o perdão. 

  • Não descuide da vida conjugal 

Na vida matrimonial é muito importante que o casal esteja atento quanto a sua relação de parceria. Isso porque, são eles que permanecerão para sempre unidos mesmo depois que os filhos crescerem e deixarem suas casas. 

Por isso, estabeleça um dia fixo na semana que seja voltada somente para vocês dois. Sem filhos, sem preocupações externas, para que possam escutar um ao outro, descobrir novos lugares e experiências. Manter o hábito desse encontro semanal contribuirá para que a paixão, o cuidado um com o outro, faça sempre parte da sua rotina. Juntos vocês são muito mais fortes.

  • Escute atentamente ao outro 

Em qualquer tipo de relacionamento é preciso saber cultivar a escuta atenta do outro, ou como nos disse o Papa Francisco “escutar com o ouvido do coração”.  Ainda mais, quando tratamos de relações afetivas e conjugais. Por isso, preste atenção e escute atentamente aquilo que o(a) seu(a) parceiro(a) está querendo expressar.

Ao abrir o coração para você, ele(a) deseja ser acolhido(a), amado(a). Nem sempre essa escuta atenta consiste em encontrar soluções para os problemas apresentados. Mas, sobretudo, trata-se de acolhimento, afeto, amparo, carinho e amor. 

  • Saiba respeitar o seu parceiro 

Ainda que nem sempre você concorde com as opiniões ou atitude de seu(a) parceiro(a), depois da escuta atenta se faz necessário sempre exercer o respeito um pelo o outro. Isso significa que para manter o relacionamento saudável entre vocês, atitudes como: xingamentos, agressividades, tom de voz elevado, não devem fazer parte da rotina de vocês como casal. 

  • Há confiança um no outro

A presença da confiança é fundamental para um relacionamento saudável. Quando ela se faz presente na relação, não há espaço para mentiras, dependência emocional, controle excessivo sobre o outro. 

Quem confia sabe deixar o outro livre, porque entende que a relação foi construída à base da lealdade e do respeito mútuo e, diante disso, não há o que temer. 

  • Há comunhão na vivência da espiritualidade 

O casal que deseja viver em harmonia e cultivar um relacionamento saudável, deve olhar sempre para o modelo da Sagrada Família que tem Jesus como o centro da relação. É ali, alicerçados na fé e unidos em Cristo que o casal encontrará a graça e a força necessária capaz de recomeçar e restabelecer a comunhão e a unidade em sua relação. 

É muito comum encontrarmos atualmente relatos sobre relacionamentos tóxicos e abusivos. Uma consequência própria do tempo em que vivemos, de relações líquidas e descartáveis. Contudo, apesar deste cenário desafiador é possível ainda assim, manter um relacionamento saudável. Sobretudo quando ele […]