a

Blog

Alcançando a graça de Deus para os desafios da sua família

03 de novembro de 2022

Alcançando a graça de Deus para os desafios da sua família

A família é o verdadeiro testemunho dos valores cristãos. Logo, Deus chama a família para desenvolver a sua história, dentro de uma perspectiva de fé e devoção. Portanto, os casais devem ser os primeiros a testemunhar a grandeza da vida conjugal e familiar, fundamentada na fidelidade e no compromisso assumido diante de Deus e dos homens. 

Porém, muitos são os desafios que as famílias, atualmente, encontram para estar e seguir em harmonia. Vários fatores têm interferido no relacionamento familiar, gerando barreiras e colocando o diálogo em uma posição cada vez menos em destaque dentro das casas. Atualmente os filhos, e até mesmo os pais, se dedicam horas em frente às telas de celulares, só para estarem conectados às redes sociais. Mas, será que esta conexão também acontece dentro do contexto familiar? 

E como se não bastasse os problemas sociais que vivemos, as famílias enfrentam, diariamente, dificuldade de expressar sentimentos uns aos outros. Além disso, infelizmente, a essência familiar está sendo contestada e a sociedade tem cedido às facilidades do mundo, fazendo com que o casamento perca o seu valor. 

Os desafios da família

Muitos são os desafios! Por isso devemos levar para dentro de nossos lares as influências que vêm de Deus e deixar que o Senhor cuide de nossa casa. Além disso, precisamos permitir que a Sua Palavra reine no meio de nós. Certamente assim teremos discernimento para enfrentar as adversidades da vida familiar.  

Mas, quais são estes desafios? 

1º desafio: Reconsidere aquilo que foi profetizado

“Por fim, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja estimada, tal como acontece entre vós, e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque nem todos possuem a fé. Mas o Senhor é fiel, e ele há de vos dar forças e vos preservar do mal. Quanto a vós, temos plena certeza no Senhor de que estareis cumprindo e continuareis a cumprir o que vos prescrevemos. Que o Senhor dirija os vossos corações para o amor de Deus e a paciência de Cristo ” (2Tessalonicenses 3,1-5)

Portanto, a busca pelas coisas do alto, para aquilo que vem de Deus, deve partir, inicialmente, da família. Ela é o modelo de fidelidade para as coisas do Senhor. No mundo atual, vivemos uma crise – que vai além dos modelos financeiros. Logo, hoje, as pessoas possuem crise de fé. 

Contudo, confiar naquilo que Deus quer para nós, é reavivar a fé. É confiar os problemas para o Senhor. Afinal, somente Ele trará a solução para aquilo que nos aflige. 

Sendo assim, é necessário que toda a família busque a Deus e siga os preceitos que Ele nos deixou. A luta é diária, mas, seguindo firme e confiantes, teremos grandes bênçãos em muitas famílias. 

2º desafio: Não se conforme com o modelo de vida oferecido pela humanidade atualmente para a família

Não se pode viver como as pessoas deste mundo querem, é necessário que estejamos abertos para aquilo que Deus quer em nossa vida. 

As nossas escolhas são importantes, mas ter um direcionamento, um caminho trilhado e confiado ao Senhor, é algo que certamente trará bons frutos dentro de uma família. 

Logo, quando honramos as vontades do Pai, Ele nos honra diante dos homens, manifestando em nossa vida grandes vitórias. 

3º desafio: Tenha o Senhor como centro da sua família

Quando colocamos Deus como o centro de nossa vida, de nossa casa, nos tornamos um só ao Seu lado. Portanto, devemos, inicialmente, se despojar de tudo aquilo que faz mal em nossa vida, que nos atrasa, tanto na vida espiritual quanto social. 

Priorizar aquilo que vem do Pai, como rezar antes de dormir, de se alimentar, de fazer atividades básicas do dia a dia, é colocá-Lo em prioridade, trazendo-O a fazer parte do seu cotidiano. 

Embora seja uma tarefa árdua, estar continuamente em oração e prosseguir com firmeza nas coisas que provêm de Deus, teremos uma casa abençoada e cheia da Graça do Senhor. 

4º desafio: Enfrente a influência negativa

Tudo que vemos e ouvimos é resultado de fatores que estão ao nosso redor. Logo, somos seres que, a todo momento, estão em constante evolução e com um bombardeio de informações.

Com isso, somos facilmente influenciados pelas redes sociais, pelos veículos de comunicação, que trazem mensagens que nem sempre agregam aos valores familiares.

O consumo excessivo do entretenimento, tem feito com que as pessoas deixem de pensar em situações que ocorrem ao seu redor e que merecem atenção. 

Portanto, é dever de toda família cristã refletir se aquilo que é consumido nas redes sociais, nos televisores, nas músicas, está agregando valor e trazendo reflexões para a vida.

Jamais podemos esquecer que a família é o verdadeiro testemunho dos princípios de Deus, diante de si e para a sociedade. 

Confira também:

A família é o verdadeiro testemunho dos valores cristãos. Logo, Deus chama a família para desenvolver a sua história, dentro de uma perspectiva de fé e devoção. Portanto, os casais devem ser os primeiros a testemunhar a grandeza da vida […]