a

Últimas Notícias

Conheça os santos patronos da Copiosa Redenção

27 de julho de 2024

Conheça os santos patronos da Copiosa Redenção

Toda Congregação religiosa possui seus santos patronos. E com a Copiosa Redenção, não é diferente. Nossos santos patronos, que são um auxílio espiritual para a vivência da nossa vocação, são: Maria Mãe da Divina Graça, São José, Santo Afonso Maria de Ligório, Santa Teresinha do Menino Jesus e o Beato Gennaro Maria Sarnelli.

Cada um desses santos possui características e virtudes que se entrelaçam com o carisma da congregação, inspirando e guiando cada irmã e irmão religioso na sua missão de evangelizar e promover a redenção. Ou seja, a escolha dos santos patronos da Copiosa Redenção não foi aleatória, mas possui uma história inspiradora.

O que são Santos Patronos?

No universo da fé católica, os santos patronos, também chamados de “santos padroeiros”, ocupam um lugar especial. Assim, eles são figuras sagradas, reconhecidas por sua santidade e virtudes exemplares, que são escolhidos para proteger e inspirar pessoas, profissões, grupos específicos ou até mesmo lugares.

Neste sentido, Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil; São Francisco de Assis é o Padroeiro dos animais e da ecologia, enfim, essa lista é infindável!

Logo, a tradição de venerar santos padroeiros remonta aos primeiros séculos do cristianismo. As comunidades cristãs, em busca de proteção e intercessão divina, elegem santos patronos que representam valores e características que lhes são importantes. E com o tempo, essa prática se consolidou e se tornou uma parte fundamental da fé católica.

Portanto, ter um santo padroeiro significa ter um guia espiritual, um modelo de fé e um intercessor junto a Deus, que nos ajuda com sua intercessão em nossas necessidades e desafios.

O Carisma da Copiosa Redenção

Mas antes de falarmos sobre a inspiração que os santos patronos exercem sobre os religiosos e religiosas da Copiosa Redenção, cabe um breve resgate sobre nossa história e Carisma.

A Copiosa Redenção foi fundada em 1989 pelo Padre Wilton Moraes, que já vive sua Páscoa Eterna. E a sua missão principal, ou seja, seu carisma, é acolher e acompanhar pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que lutam contra o vício em drogas e outras dependências.

Logo, o carisma da Copiosa, como um dom que nos foi concedido por Deus para a nossa vivência, tem como centro de vida a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Portanto, é na Adoração a Jesus Sacramentado que cada irmão e irmã da Copiosa Redenção busca fortalecer sua união com o Cristo Redentor e receber força para sua missão. Aliás, esse pilar do Carisma surgiu a partir da devoção do nosso fundador a um dos nossos santos patronos. Descubra!

Santos Patronos da Copiosa: Maria Mãe da Divina Graça – um amor maternal e protetor

A devoção a esse título mariano dentro da Copiosa, se deu a pedido do então Bispo da Diocese de Ponta Grossa, no Paraná, Dom Geraldo Pellanda, onde a Congregação foi fundada.

Ele pediu para que trouxéssemos junto ao nosso título o nome de Maria Mãe da Divina Graça, o que foi expressamente e amavelmente acolhido pelo nosso fundador, Pe. Wilton. Sendo assim, a Copiosa foi fundada com o nome de Congregação das Irmãs da Copiosa Redenção Filhas de Maria Mãe da Divina Graça.

Portanto, a devoção à Maria Mãe da Divina Graça representa a devoção mariana que permeia a Copiosa Redenção entre os seus santos padroeiros.

Desse modo, Maria, a mãe de Jesus Cristo, para cada Irmã e Irmão religioso é modelo de amor, compaixão e intercessão na missão com os dependentes químicos que a Congregação acompanha.

A congregação recorre a Maria Mãe da Divina Graça como guia e protetora, buscando em sua graça a força para viver o Evangelho e levar a mensagem de redenção ao mundo.

São José, pai adotivo de Jesus é também um dos nossos santos patronos

Dentro da Copiosa Redenção, São José é o Patrono das Vocações e da Providência. Logo, o pai adotivo de Jesus é para nós exemplo de fidelidade e obediência à vontade de Deus.

Como operário, artesão e carpinteiro, ele adotou por livre e espontânea vontade o papel de ser pai de Cristo, nosso Senhor, perante a Lei dos patriarcas. E assim proveu todas as necessidades materiais do Filho de Deus feito homem.

Por isso, a ele rogamos para que nos alcance a providência divina junto às nossas casas pastorais e de recuperação.

E como foi que São José tornou-se um dos nossos santos protetores? Essa devoção veio com uma de nossas primeiras Irmãs religiosas: a Irmã Maria Motta – nossa co-fundadora.

Mais um dos nossos santos patronos: Santo Afonso Maria de Ligório

Para falarmos sobre como Santo Afonso, bispo e doutor da Igreja, nos inspira como um dos nossos padroeiros, voltemos um instante à história da Copiosa Redenção.

Padre Wilton, nosso fundador, foi um sacerdote Redentorista que recebeu de Deus a missão de fundar a Copiosa Redenção. Dessa forma, a Copiosa Redenção faz parte da grande família Redentorista, algo que fica muito explícito já no seu próprio nome.

Logo, o fundador dos Redentoristas, ou melhor, da Congregação do Santíssimo Redentor, é ninguém mais do que Santo Afonso Maria de Ligório!

A exemplo de Jesus Cristo, Santo Afonso anunciava a Boa Nova do Reino de Deus e Redenção aos pobres e àqueles que vivem à margem da sociedade do seu tempo. E ao fundar os Redentoristas ele expressou que todo sacerdote deveria ser memória viva do Redentor. Mas o que significa isso? Que cada redentorista deveria ser no hoje o mesmo agir do Santíssimo Redentor.

E para a Copiosa Redenção, tendo Santo Afonso como um de seus santos padroeiros, significa colocar esse seu ensinamento em prática. E fazer acontecer a Copiosa Redenção na vida daqueles que se encontram em processo de destruição por meio das drogas.

Santa Teresinha do Menino Jesus também é nossa padroeira

Santa Teresinha do Menino Jesus, carmelita francesa, é conhecida por sua “pequena via do amor”, que consiste em amar a Deus nas pequenas coisas do dia a dia. E assim, sua simplicidade, humildade e confiança na misericórdia divina inspiram os membros da Copiosa Redenção a viver com amor e simplicidade a entrega total a Deus.

Além disso, a Igreja declarou Santa Teresinha Padroeira das Missões, e na Copiosa Redenção ela é invocada como patrona da formação. E o motivo é simples: Pe. Wilton era muito devoto dessa santa que está entre os nossos padroeiros. Ao se deparar com uma fotografia real de Teresinha sorrindo, ele testemunhou: “Esse sorriso nunca se afastou de mim”.

E ao longo do seu sacerdócio, amadurecendo sua amizade com Santa Teresinha, ele reconhecia o amparo e proteção dela em sua vocação. Portanto, com ela, ele afirmava que descobriu que “a santidade é um caminho de amor, é uma resposta de amor”.

E assim confiou à intercessão de Santa Teresinha também a formação dos religiosos e religiosas da Copiosa Redenção.

Beato Gennaro Maria Sarnelli

Gennaro Maria Sarnelli era sacerdote contemporâneo de Santo Afonso Maria de Ligório. Logo, acompanhou e defendeu a fundação da Congregação dos Missionários do Santíssimo Redentor (Redentoristas), na qual ingressou em 1733.

E assim ele deixou um legado de 30 escritos, entre meditações, teologia mística, direção espiritual, leis, pedagogia, temas morais e pastorais. 

Devido a seus trabalhos sociais em defesa da mulher, é considerado um dos mais importantes autores que tratou deste assunto na Europa, na primeira metade do século dezoito. E ele se tornou Patrono do Carisma da Recuperação, justamente em virtude do trabalho que realizava com as mulheres prostituídas.

No dia 12 de maio de 1996, o Papa João Paulo II o beatificou e sua festa litúrgica é celebrada no dia 30 de junho.

Una-se aos santos patronos da Copiosa Redenção

Crescer na amizade com os nossos santos patronos pode ser inspirador também para a sua vida. Que tal começar com esta oração?!

Ó santos patronos da Copiosa Redenção, Santa Teresinha, Santo Afonso de Ligório, São José, beato Gennaro Maria Sarnelli e Santa Maria Mãe da Divina Graça. Intercedei por nós e ajudai-nos a viver com fidelidade a Cristo, levando a todos a sua mensagem de amor e redenção. Inspirai-nos com vosso amor, vossa fé, vossa esperança e perseverança. Pedimos também vossa intercessão pelas vocações da congregação Copiosa Redenção e por todos aqueles que são alcançados pelo trabalho pastoral e evangelizador. Amém.

Toda Congregação religiosa possui seus santos patronos. E com a Copiosa Redenção, não é diferente. Nossos santos patronos, que são um auxílio espiritual para a vivência da nossa vocação, são: Maria Mãe da Divina Graça, São José, Santo Afonso Maria […]