a

Blog

Como rezar com a Palavra de Deus

15 de setembro de 2023

Como rezar com a Palavra de Deus

 A Bíblia contém a Palavra de Deus, que é sempre atual e eficaz. Alguém disse: “O que aconteceria se usássemos a Bíblia como usamos o nosso celular?. Se a tivéssemos sempre conosco; se voltássemos quando a esquecemos, se a abríssemos várias vezes por dia; se lêssemos as mensagens de Deus contidas na Bíblia como lemos as mensagens em nosso celular. Claramente a comparação é paradoxal, mas faz refletir”.

Assim se pronunciou o Papa Francisco no primeiro domingo da Quaresma de 2017. E de fato sua mensagem deve nos levar a refletir sobre o quanto damos demasiada importância a coisas supérfluas, quando na verdade é para a Palavra de Deus que devemos dar toda importância.

Mas certamente se você está nesta leitura, é porque deseja ter mais intimidade com a Palavra de Deus e deseja orar com ela. E a nossa intenção é ajudar com isso! Porém, antes de ensinar você a rezar com a Palavra de Deus, vamos saber um pouco mais sobre esse livro sagrado!

Curiosidades sobre a Palavra de Deus

A palavra Bíblia vem do grego biblíon e significa “livros”. Logo, a Palavra de Deus é formada por um conjunto de livros que denominamos Bíblia.

A bíblia católica possui 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. E outra curiosidade: foi em torno do ano 100 depois de Cristo que os judeus definiram os critérios para estabelecer quais são os livros sagrados. Os critérios eram estes: o livro deveria ter sido escrito em hebraico, a “língua sagrada”, no território de Israel e não poderia entrar em contradição com a Lei de Moisés.

Contudo, antes de Cristo, já existia a Bíblia traduzida para o grego, destinada aos judeus que não entendiam o hebraico das Escrituras. Essa Bíblia continha livros escritos em grego mais os livros de Ester e Daniel.

E a Igreja Católica, nos primeiros séculos, precisou decidir-se, diante dessa dualidade, quais livros fariam parte do chamado “cânon” da Bíblia. Logo, depois de realizar diversos Concílios, e, certamente, guiada pelo Espírito Santo, essa decisão foi tomada.

Sendo assim, a Palavra de Deus foi escrita durante um período de aproximadamente 1600 anos. E estima-se que se passaram cerca de 400 anos entre o último livro escrito do Antigo Testamento e o primeiro livro do Novo Testamento.

A Palavra de Deus já foi traduzida para mais de 1500 idiomas e dialetos. E a autoria dos livros sagrados é atribuída a mais de 40 pessoas, sendo que os que mais escreveram foram Moisés e Paulo.

LEIA TAMBÉM:

 O poder da oração dos Salmos
Passo a Passo para rezar com os salmos

A Palavra de Deus é viva, eficaz (Hebreus 4,12)

São João Paulo II disse em uma de suas homilias: “Devemos estar abertos e disponíveis à Palavra de Deus, para fazer que a nossa vida quotidiana — a nível pessoal, familiar e profissional — esteja sempre em perfeita sintonia e em harmoniosa coerência com a mensagem de Jesus, com o ensinamento da Igreja e com os exemplos dos Santos”.

E São Francisco de Assis dizia: “Ler a Sagrada Escritura significa pedir o conselho de Cristo”. Já o Papa Bento XVI afirmou: “A Sagrada Escritura é um diálogo permanente entre Deus e o homem, um diálogo progressivo no qual Deus se mostra cada vez mais perto, no qual podemos conhecer sempre melhor a sua face, a sua voz e o seu ser; e o homem aprende a aceitar que conhece Deus, a falar com Deus”. Por isso é tão importante rezar com a Palavra de Deus.

E neste sentido, a Igreja, como Mãe, nos propõe o método da Lectio Divina, ou seja, da leitura orante da Palavra de Deus como um roteiro de oração.

A Lectio Divina surgiu por volta do ano 1500 e propõe que façamos a leitura, meditação, oração e contemplação da Palavra de Deus, buscando crescer na amizade com Ele. Vamos conhecer então os passos da Lectio Divina.

# Passo 1: a leitura

O primeiro passo para rezar com a Palavra de Deus é escolher um trecho e fazer a leitura. Porém, não é qualquer leitura. Aqui o recomendado é ler e reler muitas vezes o trecho escolhido a fim de assimilá-lo por completo. Mesmo que você já conheça esse trecho bíblico, leia muitas vezes e você vai perceber que a Palavra de Deus é constantemente nova e atual, viva e eficaz, e sempre tem algo novo a dizer. Nesta leitura, procure observar os personagens que fazem parte do texto, o que eles dizem e o que representam.

# Passo 2: a meditação

O segundo passo para rezar com a Palavra de Deus é a meditação. Aqui você deve interiorizar a Palavra. Certamente durante o passo da leitura, alguma palavra ou frase irá chamar mais a atenção, então procure repeti-la em sua mente diversas vezes e procure entender o que Deus está querendo dizer a partir disso. Reflita sobre o que este trecho bíblico diz para a sua vida.

# Passo 3: a oração

Depois da meditação, o terceiro passo é propriamente a oração. Aqui você vai iniciar um diálogo sincero com Deus. Esta oração é a sua resposta a Ele, pedindo que ajude a praticar o que a Palavra trouxe como orientação. Logo, as palavras desse diálogo/oração nascem daquilo que você leu e meditou.

# Passo 3: a contemplação

A contemplação é o último passo da Lectio Divina. Trata-se de permanecer em silêncio, na presença de Deus e saborear aquilo que você experimenta em seu íntimo nesse momento. Pode ser que seja um sentimento de paz ou de profundo amor. Neste momento, é Deus quem age no interior do nosso coração, transformando e renovando nossas forças. Perceba o que Deus quer de você e quais frutos você pode oferecer a Ele com a sua vida. 

Curso online: Rezando com a Palavra de Deus

A Palavra de Deus é o alimento da nossa alma, é indispensável para o nosso crescimento espiritual, é fonte de vida e de transformação.

Mas nem sempre é fácil nos mantermos constantes e animados na oração com a Palavra de Deus. Por isso, a Irmã Zélia Garcia Ribeiro, da Copiosa Redenção, preparou um curso no qual, ao longo de 30 dias, você poderá contar com o seu direcionamento e orientações.

É o curso “Rezando com a Palavra de Deus”, dividido em 4 módulos.

Saiba mais sobre o curso e faça a sua inscrição AQUI.

 A Bíblia contém a Palavra de Deus, que é sempre atual e eficaz. Alguém disse: “O que aconteceria se usássemos a Bíblia como usamos o nosso celular?. Se a tivéssemos sempre conosco; se voltássemos quando a esquecemos, se a abríssemos […]