a

Blog

Passo a Passo para rezar com os salmos

08 de setembro de 2023

Passo a Passo para rezar com os salmos

Os Salmos foram citados pelo Papa Bento XVI como o “‘livro de oração por excelência”. E por considerá-lo assim, ele realizou uma sequência de catequeses nas quais leu e meditou alguns dos Salmos, segundo ele, mais belos e mais queridos à tradição orante da Igreja.

Ainda de acordo com o Papa Bento XVI, os Salmos são uma coleção de 150 orações que a tradição bíblica dá ao povo para que se torne a sua oração e o seu “modo de dirigir-se a Deus e de relacionar-se com Ele”.

O Papa também explica que, no livro dos Salmos, está registrada toda “experiência humana com as suas múltiplas faces, e toda a gama dos sentimentos que acompanham a existência do homem”. Logo, este livro de orações expressa muitos sentimentos, segundo Bento XVI: “alegria e sofrimento, desejo de Deus e percepção da própria indignidade, felicidade e sentido de abandono, confiança em Deus e dolorosa solidão, plenitude de vida e medo de morrer”.

E enquanto orações, os Salmos “são manifestações da alma e da fé, em que todos se podem reconhecer e nas quais se comunica aquela experiência de particular proximidade com Deus à qual cada homem é chamado”.

Então, se Deus nos presenteou com os Salmos como um livro de oração é porque Ele deseja que façamos uso dele, enriquecendo nossa espiritualidade e vida de oração.

Mas como orar com os Salmos? Tire todas as suas dúvidas com este passo a passo!

# Crie uma rotina de orações com os Salmos

Faça seu propósito de orações com os Salmos e mantenha-se perseverante. Ajuda muito criar uma rotina diária para a sua oração com os Salmos, em um horário mais adequado de acordo com as suas atividades e compromissos. Não importa se ao começar ou terminar o dia, o importante é você manter a constância, pois se falhar um dia, pode ter certeza de que a preguiça vai se instaurar. Mas, se por motivo de força maior, você precisou falhar um dia, retome imediatamente o seu propósito para não dar brechas ao inimigo que constantemente procura nos afastar da oração.  

# Reze os Salmos com o corpo

Encontre uma posição confortável e mais adequada para você. O ideal é rezar os Salmos de joelhos, como muitos Salmos nos convidam a fazer, mas se para você não for possível, faça isso em pé ou sentado. Se sentir vontade, levante suas mãos aos céus. Feche seus olhos e repita alguma palavra quando sentir necessidade ou vontade. Enfim, procure agir conforme a inspiração do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: Deus quer levantar uma juventude adoradora!

Por que rezar os salmos?

Conheça os pedidos de oração do Papa Francisco

# Use a sua voz

Ler em voz alta é uma maneira de direcionarmos a nossa atenção e mantermos a concentração. Por isso, ao rezar com os Salmos, leia em voz alta. Porém, faça isso sem pressa, procure apreciar cada palavra que você lê, saboreando-as.

# Reze os Salmos com devoção

Não se trata de uma simples leitura, mas de uma oração que deve adentrar o profundo do nosso coração. Também não leia por curiosidade, mas para encontrar nos Salmos algo enriquecedor para a sua fé e devoção.

# Reze a sua própria vida com os Salmos

Cada um dos Salmos tem uma história como fio condutor, são a história de um povo em oração, peregrinos em busca de Deus, sedentos por Seu amor. No entanto, muito de suas lutas e de seus lamentos são também os nossos, apesar de vivermos em um tempo totalmente diferente. Por isso, aproveite cada palavra dos Salmos para rezar sua própria vida, suas próprias dores e depositar nas mãos do Senhor suas próprias aflições.

# Tire um versículo para o seu dia

Após ler e meditar um Salmo por inteiro, fazendo dele a sua oração, procure gravar em sua memória uma frase, versículo ou mesmo uma única palavra e repita-a ao longo do dia. Isso ajuda a gravar a Palavra em nossa memória, mas também em nosso coração. Além disso, repetir constantemente um trecho dos Salmos nos introduz ao que Jesus nos convida quando disse: Orai sem cessar.  

# Como começar e terminar a oração dos Salmos de cada dia?

Antes de iniciar a sua oração com os Salmos, trace o Sinal da Cruz e peça o auxílio do Espírito Santo para abrir o seu coração, rezando:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Em seguida, faça a leitura e meditação do Salmo do dia. Leia quantas vezes você achar necessário a fim de gravar as palavras em seu coração. Quando concluir a leitura, diga “amém”. Se desejar, continue sua oração com suas próprias palavras, conforme o Espírito Santo inspirar e conclua este momento com o Glória ao Pai, o Pai-Nosso e a Ave-Maria.

Conheça o livro “Rezando os Salmos com Irmã Zélia”

A Irmã Zélia Garcia Ribeiro, da Congregação Copiosa Redenção, está lançando o livro “Rezando os Salmos”. O livro é um roteiro de leitura, meditação e oração dos 150 Salmos, um para cada dia. Logo, ele é um excelente instrumento de apoio para você que pretende aprender a rezar com os Salmos.

Aproveite para aprender com a Irmã Zélia por que devemos rezar os Salmos, no vídeo abaixo:

Os Salmos foram citados pelo Papa Bento XVI como o “‘livro de oração por excelência”. E por considerá-lo assim, ele realizou uma sequência de catequeses nas quais leu e meditou alguns dos Salmos, segundo ele, mais belos e mais queridos […]