a

Últimas Notícias

9 sinais de que as redes sociais estão te deixando ansioso

05 de julho de 2023

9 sinais de que as redes sociais estão te deixando ansioso

Quando o assunto são as redes sociais, os brasileiros se destacam. Isso porque o nosso país é o terceiro no ranking entre os maiores consumidores de redes sociais em todo o mundo.

A princípio, uma informação positiva, visto que isso significa que cada vez mais brasileiros têm acesso livre à internet. Mas, por outro lado, esse crescimento aponta para uma importante questão: o uso excessivo das redes sociais pode se tornar um problema de saúde.

Quando as redes sociais se tornam um problema

Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que avalia as perspectivas dos brasileiros em relação à tecnologia traz algumas informações importantes. Para 41% dos brasileiros, as redes sociais causam sintomas como tristeza, ansiedade ou depressão.

Esses números são de 2019. Logo, a porcentagem alcançou um número ainda mais expressivo já que, durante a pandemia da Covid-19, o tempo corrido do usuário em redes sociais teve um crescimento de 22% em relação a 2019. Essa informação foi levantada pela App Annie, empresa que ajuda desenvolvedores de conteúdos a acompanhar a performance de suas postagens.

No entanto, o uso excessivo das redes sociais pode gerar consequências negativas para a saúde mental. E isso não apenas em jovens, mas sobretudo em adultos, assim como também em idosos. Logo, a vida religiosa não está imune a tudo isso.

O aplicativo de monitoramento Moment também realizou uma pesquisa sobre o uso das redes sociais que aponta que 63% dos usuários que passam mais de 1 hora conectados à internet declaram infelicidade. Essa pesquisa foi respondida por mais de 1 milhão de usuários das redes sociais de diferentes faixas etárias.  

Logo, casos de ansiedade e depressão, agravados pela influência das redes sociais, são cada vez mais comuns nos consultórios de psicologia e psiquiatria.

Você já ouviu falar em “nomofobia”?

Nomofobia é o nome dado ao transtorno caracterizado pelo medo excessivo de ficar sem celular/internet, qualquer tecnologia, ou ainda de ficar incomunicável. E entre os sintomas deste transtorno está a ansiedade.

E isso é tão sério que tem atrapalhado a vida e a rotina de muitas pessoas. Logo, quem identifica os sinais da nomofobia de forma mais grave pode precisar de acompanhamento psicológico e psiquiátrico para recuperar a qualidade de vida.

Devido à gravidade, vamos trazer aqui 9 sinais para ajudar a identificar se as redes sociais estão deixando você ansioso. Acompanhe!

# 1: Checar as redes sociais é a tarefa nº 1 do dia

Se ao acordar a primeira atividade do seu dia é checar as redes sociais, este é um grande sinal de que isso deixou de ser uma distração e passou a ser uma necessidade. E deixar de fazer isso provavelmente vai causar irritabilidade, pois reforça ainda mais a necessidade de pegar logo o celular para conferir o que está acontecendo no mundo virtual.

# 2: Acessar as redes sociais infinitas vezes ao longo do dia

De repente, ficar 10 minutos sem verificar as redes sociais pode parecer tempo demais para você porque pode haver alguma novidade ou alguém enviado alguma mensagem. Sim, isso é sintoma de ansiedade, e quanto menor o intervalo de tempo entre um acesso e outro, mais intenso é o nível de ansiedade e dependência das redes sociais. Fique atento a isso!

# 3: Qual é a última coisa que você faz antes de dormir?

Se a sua resposta foi “dar uma última conferida nas redes sociais”, sim você se encaixa no perfil dos que estão desenvolvendo transtorno de ansiedade por uso das redes sociais. Saiba também que essa atitude pode causar ainda insônia e fazer com que você acorde no outro dia se sentindo cansado.

# 4: Sentir-se isolado quando não está nas redes sociais

Os momentos em que você deixa de acessar as redes sociais, seja por algumas horas ou por um dia inteiro, fazem com que você se sinta isolado do mundo ou desconectado das pessoas? Este também é um sintoma de ansiedade que pode aparecer acompanhado de raiva e nervosismo.

# 5: Você tem o hábito de interagir com as pessoas pessoalmente e ao mesmo tempo com o mundo digital?

Algumas pessoas, por mais que tentem se controlar, não conseguem dar atenção às pessoas que estão diante de si sem deixar de lado o celular. E se você é uma delas, saiba que esse é um grande indício de ansiedade. Tente se policiar!

# 6: Apresentar dificuldade de concentração

Quando você está nas redes sociais não consegue prestar atenção ao que acontece ao seu redor? Se está numa fila, não percebe que ela andou? Não consegue se concentrar em atividades corriqueiras do dia porque não vê a hora de terminar para pegar logo o celular? Sim, estes são sintomas de ansiedade.

# 7: Ao parar no sinal, pegar o celular para ver as redes sociais

Mesmo dirigindo você tem o hábito de pegar o celular enquanto está parado no sinal para dar uma conferida se alguém mandou uma mensagem? Isso diz muito sobre ansiedade!

# 8: Você interrompe o trabalho ou estudo para conferir as redes sociais?

Para muitos, durante o trabalho ou estudo, um momento de dificuldade na resolução de uma situação já é motivo para correr para as redes sociais. Ou, então, interrompem o trabalho constantemente para dar aquela espiadinha. Isso é sinal de ansiedade.

# 9: Preocupar-se demais com os comentários e curtidas nas redes sociais

Sempre que faz uma postagem você fica ligado no que as pessoas estão comentando ou em quantas curtidas recebeu? Se a repercussão não for boa você se sente frustrado, inseguro, insatisfeito? Típicos sinais de ansiedade! 

Mude de atitude para se libertar da ansiedade causada pelas redes sociais

A tecnologia foi criada para trazer benefícios para a nossa vida e não para gerar problemas de saúde mental. Portanto, se você se identificou com alguns desses sinais, é hora de mudanças. E se isso for algo muito difícil para você, peça ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.  

Leia também: Amiga ou inimiga: a rotina na saúde mental

Quando o assunto são as redes sociais, os brasileiros se destacam. Isso porque o nosso país é o terceiro no ranking entre os maiores consumidores de redes sociais em todo o mundo. A princípio, uma informação positiva, visto que isso […]