Etapas Formativas
ASPIRANTADO
É a primeira etapa de formação. Os jovens neste período são acompanhados, orientados e conhecem mais sobre o carisma da congregação, além da congregação conhecer o (a) vocacionado(a). Este caminho dura em média um ano, podendo se estender por quanto tempo julgar-se necessário.
POSTULANTADO
A palavra Postular significa pedir, neste sentido, a pessoa que está entrando no postulantado está pedindo para ingressar na congregação. Esta formação é mais aprofundada. Os vocacionados são levados a um caminho de autoconhecimento e vivência pastoral. É viver o evangelho, doando-se para o outro. Aqui os vocacionados ficam mais próximos ao carisma da congregação, onde são direcionados para trabalhar com os dependentes, e ter esta experiência concreta com o carisma para ajudar no seu discernimento, de fazer um pedido livre e consciente para pertencer a esta família religiosa.
O período de formação é realizado em duas etapas: Postulantado I e Postulantado II
Neste período, para os Irmãos, se inicia a Faculdade de Filosofia. A duração média é de 3 a 4 anos.
NOVICIADO
Os noviços e noviças realizam o primeiro ano canônico, onde se dedicam as formações e os trabalhos internos da comunidade. Nesta etapa, são motivados a realizar uma vida mais contemplativa, de silêncio e oração. No segundo ano de noviciado, os noviços e as noviças são transferidos para nossas comunidades, que podem ser de missão ou terapêuticas, para viverem os trabalhos pastorais.
Para os Irmãos, o primeiro ano de noviciado canônico ocorre em nossa comunidade da Itália. Já no segundo ano de noviciado, os jovens são direcionados a viver em missão, sendo ela, direcionada para uma de nossas casas.
JUNIORATO
Aqui são professados os primeiros votos e se inicia a caminhada como juniorista, onde realizam seus votos de pobreza, obediência e castidade. Após estes votos, marca-se o início da consagração e durante sete anos se renova anualmente, para depois se realizar os votos perpétuos, que são os votos permanentes. É a partir dali que é realizado a formação permanente e se vive a consagração.
ORDENAÇÃO
Nesta etapa, os Irmãos que optarem, dão continuidade em suas formações para receber o sacramento da Ordem.
O jovem passa, inicialmente, pelo escrutínio. Em seguida é ordenado diácono, e posteriormente sacerdote.
Para maiores informações sobre como fazer uma experiência vocacional em nossa congregação você pode entrar em contato com nossos promotores vocacionais.