a

Notícias

Retiro vocacional é realizado em Rondônia no último final de semana

15 de abril de 2024

Retiro vocacional é realizado em Rondônia no último final de semana

No último dia 14 de abril, a Comunidade Terapêutica Mons. Gabriel Mercol, em Presidente Médici, Rondônia, abriu suas portas para receber o Retiro Vocacional promovido pela Copiosa Redenção. O evento, que contou com vagas limitadas para 30 pessoas, atraiu fiéis não apenas da cidade anfitriã, mas também de municípios vizinhos como Ji-Paraná, Alvorada, Cacoal e Rolim de Moura.

Desde as primeiras horas da manhã, os participantes foram acolhidos com um café da manhã caloroso, seguido por um momento de recepção e terço conduzido pela Irmã Bruna. A programação intensa e edificante incluiu palestras, testemunhos, momentos de adoração e a presença da Madre Tânia.

“A Copiosa Redenção está presente em Rondônia há vários anos, e aqui, em Presidente Médici, temos uma juventude muito ativa e participativa na vida da Igreja. São envolvidos em todos os setores, com sede de espiritualidade”, compartilhou Irmão Heron, em missão na cidade desde fevereiro deste ano.

Ele destacou ainda a ligação especial entre os fiéis e os membros da comunidade religiosa, que inspira muitos a buscar um maior entendimento do Carisma da Copiosa Redenção. “Temos um grupo de pessoas que estão fazendo o caminho para serem Leigos Consagrados, além de irmãos e irmãs naturais daqui. Isso desperta nos jovens o desejo de discernir sua própria vocação”, acrescentou.

As missões realizadas pelos irmãos e irmãs em todo o estado de Rondônia não apenas fortalecem os laços afetivos com a comunidade, mas também alimentam o anseio por uma vida espiritual mais profunda. “Essas missões despertam o desejo de uma vida mais próxima de Deus, e por isso a necessidade de discernir: estar próximo dEle em qual estado de vida?”, questionou irmão Heron.

“Eu senti que ali podia ser um lugar para mim”

“Sempre que eu escutava um testemunho de algum irmão, eu me sentia distante, como se aquilo não fosse para mim, porque minha vida antes de me tornar católico tinha sido muito distinta da deles”, compartilhou Pedro. “Mas com esse retiro, escutando os testemunhos, pela primeira vez eu senti que ali podia ser um lugar para mim, o lugar que eu pertenço. Algo realmente me tocou”, acrescentou emocionado.

Durante a adoração, Pedro descreveu uma experiência única de paz e tranquilidade. “Enquanto todos ao meu redor cantavam, senti uma paz, um silêncio que nunca tinha experimentado antes. Era como se algo estivesse me envolvendo, acalmando todas as minhas preocupações e medos”, revelou.

Foi nesse momento de adoração que Pedro sentiu uma presença amorosa e acolhedora, que o impulsionou a uma clareza interior sem precedentes. “Era como se alguém estivesse me dizendo que eu estava no lugar certo, fazendo a coisa certa. Senti uma clareza que nunca tinha sentido antes. Naquele momento, lembrei do momento em que rezei com os irmãos a liturgia das horas em um dia que os visitei. Eu soube qual era a minha vocação”, concluiu Pedro, com convicção.

Próximos retiros

Os próximos retiros vocacionais abertos para homens e mulheres iniciarem o caminho de discernimento vocacional, serão nos meses de junho e agosto. Confira as datas e locais:

JUNHO

9 – Trindade/GO
Retiro aberto para mulheres

29 e 30 – Ponta Grossa/PR
Chácara de Uvaia
Retiro aberto para homens e mulheres

AGOSTO

4 – Encontro Online
Aberto para homens e mulheres

DEZEMBRO

23/11 a 15/12 – Ponta Grossa/PR
Experiência e retiro final

No último dia 14 de abril, a Comunidade Terapêutica Mons. Gabriel Mercol, em Presidente Médici, Rondônia, abriu suas portas para receber o Retiro Vocacional promovido pela Copiosa Redenção. O evento, que contou com vagas limitadas para 30 pessoas, atraiu fiéis […]