a

Últimas Notícias

As renúncias de uma vida consagrada no cotidiano da comunidade

28 de fevereiro de 2023

As renúncias de uma vida consagrada no cotidiano da comunidade

A vida consagrada é exigente e pede muitas renúncias! José sempre ouviu falar sobre isso. Porém, ele só experimentou verdadeiramente quais são essas exigências, o que de fato as renúncias representam e o quanto elas impactam na sua vida, quando se tornou consagrado.

O mesmo aconteceu com a jovem Miriam. E ela só foi descobrir que o cotidiano da vida consagrada é feito muito mais de renúncias do que de consolos quando deu o seu sim a Deus de maneira definitiva.

José e Miriam, aqui, são personagens fictícias, mas que podem muito bem representar a realidade da vida consagrada a partir das suas renúncias, que são bem reais na vida de todo religioso.

Se você é um religioso(a) ou um sacerdote diocesano, certamente já experimentou muito disso em sua própria vida e sabe bem, até de trás para frente, as renúncias que precisou e precisa fazer no dia a dia da comunidade. Mas, talvez, o que você não saiba, é que as renúncias e as exigências podem facilmente nos fazer adoecer. Vamos entender!

Vida consagrada: não tenha medo das suas fragilidades

Toda vida consagrada sabe que precisará lidar com a distância da família e que terá que se exercitar diariamente na abnegação da própria vontade a fim de fazer a vontade de Deus. Além disso, sabe melhor do que ninguém como renunciar aos afetos e aos impulsos sexuais.

Contudo, nem sempre os religiosos estão prontos para enfrentar o desgaste que aparece na missão para a qual Deus os chamou. Além disso, muitas vezes, falta a paciência no trato com algumas pessoas, ou o amadurecimento para lidar com os desafios da vida comunitária.

Sem contar que a rotina agitada da vida consagrada, a agenda repleta de compromissos com o povo de Deus, desgasta e, por vezes, até rouba um pouco do brilho da vocação. E, muitas vezes, pode até mesmo afastar o consagrado da vida de oração. Sinais mais do que claros de que algo não vai bem com sua própria vida.

Certa vez, o Papa Francisco afirmou que a vida consagrada é chamada a contemplar o espelho que é Cristo, para que também possa se tornar um espelho para os outros. E então apresentou um conselho para quem, devido ao peso da rotina de trabalhos, acabou se afastando da oração. “A primeira coisa que você deve fazer, é olhar para Aquele que mandou você trabalhar e deixar que Ele olhe para você”, afirmou o Papa.

Além disso, o pontífice, como bom religioso que é, também encoraja com suas palavras a vida consagrada a não ter medo das suas próprias fragilidades.

O que pode acontecer com a vida consagrada?

Logo, entre as fragilidades da vida consagrada, é cada vez mais comum o transtorno de ansiedade, a síndrome de Burnout e a depressão. Doenças que apresentam alguns sintomas comuns como a insônia, o cansaço extremo (tanto do corpo quanto da mente), o medo intenso, o desânimo contínuo, a tristeza profunda e persistente, a procrastinação, entre outros.

E, não, esses sintomas não são frescura, fraqueza ou coisas de quem não tem Deus no coração, como muitos podem pensar. Longe disso, são sintomas reais e que, se não forem tratados, podem destruir a vida do consagrado e sua vocação. E a vida, assim como a vocação, são um dom de Deus e precisam de cuidados!

Ao falar diretamente das fragilidades, o Papa Francisco afirmou: “Que lindo é quando uma consagrada ou consagrado se sente frágil. Porque então sente a necessidade de pedir ajuda”.

Logo, pedir ajuda não é motivo de vergonha para ninguém, e é indício de coragem: coragem de assumir que não está bem.

Portanto, pedir ajuda deve ser o primeiro compromisso daqueles que sentem o cansaço da vida consagrada o abater, e quando as renúncias e exigência passam a ser um peso.

Mas pedir ajuda a quem?

Primeiramente ao Superior, para que possa providenciar uma ajuda profissional adequada, a fim de recuperar a saúde emocional, espiritual e física da vida consagrada que está em sofrimento.

É preciso um olhar atento para vida consagrada

E se você é o Superior, formador ou diretor espiritual, encare como uma missão particular estar atento às vidas consagradas que estão sob sua responsabilidade.

É apenas um co-irmão religioso ou, até mesmo, amigo de vidas consagradas? Você também pode ajudar, observando os religiosos ao constatar qualquer sinal de sofrimento, seja físico, emocional ou espiritual. Ajude-o a compreender que precisam de ajuda!

Afinal, todos devemos proporcionar qualidade de vida, saúde emocional, conforto e condições para uma vida digna a todo religioso.

Portanto, cuide daqueles que têm a missão de cuidar do povo de Deus!

Que tal ter acesso a um Guia que contribui para uma boa saúde psíquica? Baixe o seu, gratuitamente, AQUI! Pode ser útil para você ou para uma vida consagrada!

A vida consagrada é exigente e pede muitas renúncias! José sempre ouviu falar sobre isso. Porém, ele só experimentou verdadeiramente quais são essas exigências, o que de fato as renúncias representam e o quanto elas impactam na sua vida, quando […]