Notícias

09 de abril de 2025
Religiosos da Copiosa Redenção dão mais um passo em direção ao sacerdócio
Missas de instituição de ministérios acontecem em Santa Maria (RS) e Curitiba (PR)
A jornada para se tornar um sacerdote é longa, exige do candidato paciência, perseverança e coragem. No entanto, a cada etapa concluída a alegria e, porque não, a ansiedade tomam conta dos seminaristas. Com os religiosos da Copiosa Redenção não é diferente. Neste mês de abril os irmãos Gustavo Fosse, Diogo Duarte Lima e Daniel Mariano darão novos passos em direção ao recebimento do Sacramento da Ordem.
No dia 09 de abril, Irmão Gustavo receberá o ministério do leitorado. “Um passo a mais na minha vocação, em direção a cumprir sempre a vontade de Deus”, acredita o religioso. O leitor é instituído no serviço da mesa da Palavra, onde de forma oficial proclama as leituras das celebrações (exceto o Evangelho); a ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia.
Leia também: Como ser um padre da Copiosa Redenção?

Na mesma data, Irmão Diogo também receberá das mãos do Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, a admissão à Ordem Sacra. Este é o momento em que a Igreja acolhe o seminarista como candidato para o ministério de diácono e de presbítero. No rito, o rapaz manifesta sua vontade de se entregar a Deus e à humanidade no exercício do ministério sacerdotal.
Para Irmão Diogo, essa etapa da jornada é um convite para se configurar cada vez mais a Jesus Sumo e Eterno Sacerdote. “Por meio da autoridade da Igreja sou chamado a me aprofundar no mistério redentor de Cristo, para poder levar a redenção e a misericórdia àqueles que mais precisam. Assim sendo, poderei por meio da intercessão da Virgem Maria, Mãe do Perpétuo Socorro e de São José poderei responder – Eis-me aqui Senhor, envia-me”.
A missa acontecerá no dia 09 de abril, na Paróquia Nossa do Perpétuo Socorro, na cidade de Santa Maria (RS), às 19h00 e será presidida pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.
Um passo antes do diaconato

Na jornada para o sacerdócio, o passo que antecede a ordenação presbiteral é o diaconato, mas antes, o seminarista ainda recebe o ministério do Acolitato. Esse ministério concede ao candidato a função de acólito, ou seja, de servir na mesa da Eucaristia, auxiliando o sacerdote durante as celebrações litúrgicas.
Esse é o ministério que o Irmão Daniel Mariano se prepara para receber no próximo dia 23 de abril. “Este Ministério é muito importante para mim, porque é um percurso que nós vamos fazendo desde o segundo ano da teologia, recebendo admissão às ordens sacras, depois o leitorato e, agora, chegando ao quarto ano da teologia, então, serei instituído acólito”, explica o religioso.

Irmão Daniel receberá o acolitato na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, em Curitiba, pelas mãos do bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Adênis de Oliveira. Na mesma ocasião, Irmão Gabriel Henrique da Cruz, receberá a admissão à Ordem Sacra, iniciando todo o percurso já trilhado pelo co-irmão Daniel. “Esse percurso da admissão às ordens sacras é uma confirmação do que Deus vem falando ao meu coração desde sempre, porém agora a Igreja reconhece isso”, acredita Ir. Gabriel.
Baixe gratuitamente o Infográfico Entenda as vocações na Igreja Católica
Missas de instituição de ministérios acontecem em Santa Maria (RS) e Curitiba (PR) A jornada para se tornar um sacerdote é longa, exige do candidato paciência, perseverança e coragem. No entanto, a cada etapa concluída a alegria e, porque não, […]