O Carisma da Copiosa Redenção foi colocado por Deus, no coração do Padre Wilton, em um determinado momento da história, como luz para a realidade humana para pessoas dependentes de substâncias psicoativas, em processos de profunda autodestruição.
Nosso Carisma se concretiza a cada dia, diante do altar, na adoração realizada todos os dias por nossos religiosos. Adorar é trazer diante de Cristo, no Santíssimo Sacramento, onde tudo se consome no Amor, todos nossos filhos que vivem o drama da dependência, além do trabalho que realizamos pela recuperação destas pessoas.
Adorar e trabalhar. Orar e agir. Duas metas que se encontram no coração do Senhor, fonte de toda Redenção. Cada Irmão e cada Irmã da Copiosa Redenção é convidado a viver este duplo desafio no coração da Igreja: Adoração e recuperação. Só é capaz de compreender este carisma quem, em primeiro lugar, experimenta esta graça da redenção em sua vida, especialmente, na adoração, diante do Santíssimo Sacramento.
Ser Copiosa Redenção não é uma tarefa, mas um dom de Deus.
Ser filho da Copiosa Redenção é ser como Moisés, abrindo, não mais o mar velho, mas o Coração de Cristo e levando uma multidão de ovelhas a passar por um mar de amor e misericórdia, que traz certeza de plena salvação.