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05 de agosto de 2024
Por que as freiras e os irmãos da Copiosa usam hábito
Grande parte das comunidades religiosas adotam o hábito como norma, quando o assunto é a vestimenta dos membros. E com a Congregação da Copiosa Redenção, não é diferente!
As vestes são o símbolo externo de pertença a Deus. Mas não existe uma, mas vários modelos e cores de vestes para distinguir os milhares de religiosos e religiosas em todo o mundo.
Contudo, hoje, é sobre o hábito das freiras e dos irmãos da Copiosa Redenção que vamos aprender!
Como foi criado o hábito da Copiosa Redenção
Existem duas versões que fundamentam as raízes históricas do hábito das religiosas da Copiosa Redenção que se complementam.
O padre Wilton de Moraes, ao planejar a fundação da Congregação, já pensava também em como deveria ser o hábito que as suas religiosas usariam. Então, quando recebeu a visita da Irmã Maria Moreira da Motta Santos, que na época era professora, ela vestia-se com uma saia azul e uma camisa branca. Dessa forma, ele contou que certa vez, em um retiro, essa foi a inspiração que ele teve para definir as vestes religiosas. Logo, essa professora viúva foi uma das primeiras candidatas a entrar para a Congregação.
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A outra versão sustenta ou acrescenta que as cores do hábito das religiosas da Copiosa Redenção são azul e branco por causa das vestes de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
O que é plenamente justificável porque a Congregação Copiosa Redenção foi fundada em 8 de dezembro de 1989 – no dia da Imaculada.
Além disso, o padre Wilton nos seus últimos tempos de vida, com sua saúde já bem debilitada, teve uma crise de choro. E ele dizia a então Madre Superiora da Congregação que não era para as Irmãs deixarem de usar o hábito por nada. E ele repetia isso constantemente.
Quanto aos irmãos da Copiosa Redenção, o padre Wilton fundou em 1997. Logo, o hábito dos irmãos religiosos é obrigatório e segue as mesmas cores das religiosas: o azul e o branco.
Além disso, assim como as irmãs, também os irmãos devem estar com o hábito nos momentos de orações comunitárias na Capela e nas Adorações Eucarísticas.
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O que o hábito representa para os irmãos e irmãs da Copiosa Redenção
Segundo as Constituições da Congregação da Copiosa Redenção:
- O “hábito tem um significado de uma liberdade sempre mais profunda diante de Deus e do mundo”;
- É “sinal de consagração total a Deus”;
- É “uma profecia evangélica neste mundo marcado pela imagem do corpo, pelo sexo, pela moda e pelo dinheiro”;
- O hábito da Congregação “é sinal de pertença”, e identifica o religioso ou religiosa no mundo com o Carisma e o Trabalho Pastoral da Congregação;
- “Representa em si mesmo um sinal de pobreza, mas não de miséria ou deleixo”.
O hábito e as etapas formativas das irmãs na Congregação
Ainda segundo as constituições e estatutos, as irmãs usam o hábito próprio da Congregação, observando a sua unidade. E quando for necessário adotar alguma diversidade em razão de clima ou das regiões de Missão, caberá ao Conselho Geral determinar a devida adaptação.
Logo, um candidato ou candidata à vida religiosa na Copiosa Redenção, ao iniciar seu processo formativo, também passa a usar o hábito, sendo que cada etapa possui suas características. Então vejamos!
Aspirantado e o hábito religioso
Fase de adaptação que favorece o conhecimento da vida religiosa.
Hábito próprio: saia azul marinho, camisa branca e colete azul marinho ou branco, calçado preto e a medalha de Nossa Senhora Maria Mãe da Divina Graça. Nas solenidades, usa-se somente o branco (colete ou blusa).
Postulantado e sua veste
Divide-se em duas fases: Identificação e Internalização.
Hábito próprio: saia cinza, camisa branca e colete cinza ou branco, calçado preto e a medalha de Maria Mãe da Divina Graça. Nas solenidades usa-se somente o branco (colete ou blusa).
O hábito para o Noviciado
Compreende duas fases: Fase da Configuração (Noviciado Canônico) e Fase de Inserção Apostólica.
Hábito próprio: saia cinza, camisa branca, colete cinza ou branco, véu branco, calçado preto e a Medalha de Maria Mãe da Divina Graça. Nas solenidades usa-se somente o branco (colete ou blusa), usa-se o hábito oficial.
Juniorato: etapa em que a religiosa recebe a cruz
Etapa que compreende 3 fases: Fase da Imersão, Fase da Individuação, Fase da Revitalização.
Hábito próprio: saia azul royal, camisa branca, colete azul ou branco, véu branco, calçado preto e a Cruz de Cristo Sacerdote. Nas solenidades usa-se somente o branco (colete ou blusa), usa-se o hábito oficial.
Contudo, no dia da profissão temporária, a irmã receberá a cruz tradicional da Congregação. A cruz escolhida para fazer parte do hábito possui uma relação importante com a teologia de São João. É o Cristo crucificado, mas não despojado de suas vestes. A Carta aos Hebreus nos apresenta Cristo Sacerdote e Pontífice, ponte que liga a terra ao céu (Hb 8). Ao mesmo tempo, a cruz apresenta Cristo Eucarístico: oferta e sacerdote, aquele que oferece a si mesmo como vítima de expiação dos pecados (Hb 10).
Sendo assim, possui duas dimensões do Mistério da Fé: a crucificação e a ressurreição. Mostra o brilho de Cristo ressuscitado através do brilho da cruz. E pode-se, através dela, contemplar a ressurreição. Sobre Ele está também a presença do Espírito Santo, por obra do qual o milagre Eucarístico acontece. E há ainda uma coroa real sobre Jesus, não uma coroa de espinhos, o que nos remete à realeza da qual somos revestidos através do Batismo. Cristo Rei e Sacerdote, que nos faz, pelo Batismo, participar de sua realidade Divina.
Irmãs professas e o seu hábito
As irmãs que já emitiram os votos perpétuos também têm hábito próprio, que consiste em: saia azul royal, camisa branca, colete azul ou branco, véu branco, calçado preto, a Cruz de Cristo Sacerdote e a aliança. Nas solenidades usa-se somente o branco (colete ou blusa), usa-se o hábito oficial.
No dia da profissão perpétua, a irmã recebe a aliança tradicional da Congregação. E como parte do hábito, a aliança tem seu sentido mais profundo no amor esponsal da Igreja por seu Esposo Jesus Cristo, como afirma o texto do Apocalipse: “Vem, vou mostrar-te a Esposa, a mulher do Cordeiro” (Ap 21,20). Logo, o amor esponsal é um sinal da união mística entre a pessoa e Cristo. E assim a aliança se torna símbolo da profunda intimidade entre Cristo e sua Igreja, e entre Ele e cada uma das irmãs. A aliança tradicional da Congregação traz em relevo os cachos de uva, que simbolizam, conforme descrição do fundador Pe. Wilton, a irmã como uva que será amassada para que o Eterno Sacerdote celebre a única Missa da sua vida, no dia da sua chegada ao céu.
Tire um tempinho para ler: Como ser uma freira na Copiosa Redenção
O hábito para os irmãos na Copiosa Redenção
Semelhante ao caminho das irmãs, os irmãos também passam por um longo tempo formativo até se tornarem sacerdotes.
Logo, essas etapas compreendem: o Aspirantado, o Postulantado, o Noviciado, o Juniorato e, por fim, a Ordenação Sacerdotal.
E é no último ano de Postulando que o jovem se prepara para receber o hábito religioso.
Enfim…
O hábito também serve como marca distintiva da Copiosa Redenção, unindo seus membros sob um mesmo ideal e missão. É um símbolo de comunhão com a comunidade e com a tradição da Congregação.
Grande parte das comunidades religiosas adotam o hábito como norma, quando o assunto é a vestimenta dos membros. E com a Congregação da Copiosa Redenção, não é diferente! As vestes são o símbolo externo de pertença a Deus. Mas não […]