Últimas Notícias
29 de janeiro de 2024
O que é revitalização da vida consagrada?
A expressão “revitalização da vida consagrada” pode parecer estranha para os que não compreendem aquilo que é inerente à vida de alguém consagrado a Deus.
Porém, embora não se compreenda profundamente o que essa expressão significa antes de iniciar-se uma reflexão, ao analisarmos palavra por palavra, já é possível supor alguma coisa.
Mas a verdade é que há uma necessidade de nos aprofundarmos nesses termos para melhor compreendermos aquilo que a Igreja quer nos comunicar.
Sendo assim, através desse texto meditemos sobre a tão necessária revitalização da vida consagrada.
A importância da vida consagrada para a Igreja
A vida consagrada é um grande dom que as comunidades eclesiais receberam. É de fato uma prefiguração da total inteireza de coração que todos nós somos chamados a ter.
“A vida consagrada, profundamente arreigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito” (Vita Consecrata, SANTO PADRE JOÃO PAULO II).
Dessa forma, todo consagrado é um grande sinal no mundo, pois através da fidelidade aos conselhos evangélicos, testemunha o próprio Cristo com o seu sim e sua vida. Logo, há uma grande necessidade que todo consagrado lute para ser um espelho cada vez mais limpo para irradiar o Senhor.
Todo consagrado representa ainda as premissas de uma entrega autêntica e de confiança forjada em cada uma de suas lutas e desafios diários. Dessa maneira, onde há um consagrado há liberdade e alegria de pertencer ao Senhor.
Enfim, a entrega de cada consagrado é um verdadeiro dom de si a Deus diariamente.
A necessidade da revitalização da vida consagrada
Tendo visto a importância da vida consagrada para a Igreja, ela precisa sempre condizer ao seu chamado inicial para que assim produza os seus frutos.
Contudo, para que essa vocação não seja estéril, todo consagrado precisa passar por aquilo que a Igreja menciona como revitalização da vida consagrada.
A palavra revitalização, em sua etimologia, nos remete ao processo de dar a vida novamente. Ou seja, dar ânimo (Animus = vida), trazendo o “tom” original. Assim, revitalizar não é somente dar a vida, mas fazê-la mais de uma vez.
Dessa forma, podemos compreender que a revitalização da vida consagrada nada mais é que o ato de voltar constantemente à essência do chamado. E esse ato é, acima de tudo, interior.
“Na verdade, a vida consagrada está colocada no coração da Igreja, como elemento decisivo para a sua missão, visto que ‘exprime a íntima natureza da vocação cristã’ e a tensão da Igreja-Esposa para a união com o único Esposo” (Dia mundial da Vida consagrada).
Sendo assim, a revitalização da vida consagrada exige um autoconhecimento. E, somente conhecendo a Deus, somos verdadeiramente capazes de conhecer e reconhecer a nossa essência e tudo aquilo que a desvirtua.
Portanto a revitalização da vida consagrada acontece por meio de um olhar simultâneo para Deus e para si mesmo.
Para que a revitalização da vida consagrada aconteça
Antes de mais nada precisamos compreender que todo consagrado, assim como todo cristão, necessita buscar um caminho que o leve ao progresso espiritual. Pois todo aquele que se põe a seguir Jesus, embora seja bastante desafiador, será impulsionado a ser cada vez melhor.
Sendo assim, o que se espera de um consagrado é que ele seja um pioneiro na busca pela união com Deus e que seja modelo disso para os que estão à sua volta.
Algumas coisas são necessárias para que a revitalização da vida consagrada aconteça:
1 – AUTOCONHECIMENTO PARA ACEITAR-SE
Dizer que é necessário aceitar-se não significa se acomodar em suas más inclinações e maus costumes adquiridos ao longo do caminho.
Na verdade, nos possibilita um olhar maduro acerca de nós mesmos e, acima de tudo, com grande Ternura na vida consagrada. Ou seja, reconhecer o que precisa ser mudado para que Deus tenha cada vez mais espaço.
2 – BUSCAR APOIO PSICOESPIRITUAL
Não, o acompanhamento terapêutico e psicológico não é somente para quem tem patologias relacionadas à saúde mental. É antes uma necessidade de todo ser humano.
Então, para que a revitalização da vida consagrada aconteça é necessário buscar sempre cuidar de si e de todas as áreas intelectuais. Afinal de contas, o consagrado é chamado a contribuir com todo o seu ser, e ser sinal para outras pessoas.
Especialmente, unindo à verdadeira psicologia, junto à vida de espiritualidade, podemos ter um caminho seguro para lidar com os sofrimentos.
3 – BUSCAR A INTEGRIDADE DO SER
Não é raro de se ver muitos consagrados fragmentados em seu ser ao viver algo que é contrário à verdade professada.
Dessa maneira, o consagrado é chamado a viver uma autêntica vivência cristã fugindo de uma vida dúbia desde as pequenas coisas. Unindo assim o conhecimento da verdade à prática da verdade.
Pois Deus deseja a vida de um consagrado para Si, por completo e não por pedaços.
4- INTEGRAR-SE PARA AMAR E FAZER-SE DOM
Sem dúvidas uma das coisas que mais impede que o consagrado se doe inteiramente e sem reservas ao serviço do reino de Deus é um amor medíocre ou interesseiro.
Assim, o autoconhecimento nos leva por um caminho de reconhecimento e renúncia ao egoísmo. Recordando que seguir a Cristo nos ensina que o bem que fazemos a nós é para nos tornar cada dia mais aptos à doação de nós mesmos.
A diferença de revitalização entre recuperação
A grande diferença está no fato de que a revitalização da vida consagrada atinge toda a totalidade de nosso ser e busca potencializar ainda mais a sua atuação. Já a recuperação, diz respeito a trazer de volta à abertura ao chamado da vida consagrada dentro da Igreja.
Portanto, a revitalização da vida consagrada é um ato que deve ser constantemente buscado a partir de pequenas decisões que favoreçam a centralidade da missão de um consagrado, ou seja, imitar Jesus Cristo.
Por isso, queremos te fazer um convite:
Assista nosso Workshop – Quanto vale a vida de um consagrado?
Clique para assistir e aproveite para se inscrever em nosso canal!
A expressão “revitalização da vida consagrada” pode parecer estranha para os que não compreendem aquilo que é inerente à vida de alguém consagrado a Deus. Porém, embora não se compreenda profundamente o que essa expressão significa antes de iniciar-se uma […]