a

Blog

Conheça as características fundamentais de um namoro católico

05 de julho de 2022

Conheça as características fundamentais de um namoro católico

O desejo de se relacionar é algo natural ao ser humano. Isso é parte do plano do Deus criador ao fazer o homem e a mulher seres complementares.  É certo e sadio o momento em que os jovens sentem uma curiosidade de relacionar-se com o sexo oposto, de descobrir a diversidade da obra de Deus, de conhecer melhor uma pessoa que não é igual a si, mas que o completa. 

O relacionamento é enriquecedor, é uma fonte de formação e edificação para o crescimento pessoal. 

O namoro

O namoro deve ser uma experiência que proporcione o    conhecimento sobre o outro. Entretanto, deve-se estar atento para não cair  em situações que não irão edificar ou contribuir para o crescimento dos dois. O meio social no qual estamos inseridos hoje pode nos influenciar negativamente, conduzindo-nos para comportamentos marcados pela sensualidade. Os veículos de comunicação estimulam , muitas vezes,  que jovens e adultos podem usar de outras pessoas como um objeto de prazer ou como um meio de satisfazer as próprias carências. Doutrinam, erroneamente, que não precisamos ter sentimentos pelo outros ou que não precisamos respeitar o sentimento alheio. .

O namoro católico  deve ser dedicado a esse conhecer um do outro, a fim de descobrir os sonhos pessoais, as lutas passadas e gostos que cada um cultiva, identificar afinidades. Namorar é ter amizade com seu par, abraçar, beijar, contudo, sem partir para a relação sexual, a qual faz parte da vida matrimonial, pois exige um compromisso responsável e perene pelo outro. . Um namoro assim pode oferecer  um futuro promissor que pode chegar ao noivado, uma etapa importante para o casamento.

No noivado, os jovens vivem um maior envolvimento entre a família de ambos, aqui os sonhos e etapas que demandam tempo devem ser planejadas, além da organização do casamento onde, abre-se um novo horizonte. Duas vidas distintas se tornarão uma única e feliz história de amor, que se realiza na doação de um ao outro até a morte.

Tudo tem seu tempo

Namorar não é escolher a primeira pessoa com que se deparou para tentar começar um relacionamento. É necessário esperar o tempo de Deus.  Se Ele te deu a vocação ao matrimônio, vai  realizar algo em sua vida por intermédio desse sacramento  com a pessoa certa, na hora certa. Por isso, espere o tempo de Deus e peça a Ele que prepare a pessoa certa para você. 

Busque sempre trilhar primeiro um caminho de amizade, para depois,  aos poucos, ir construindo um namoro. Namorar vai  muito além de estar ao lado do outro para compartilhar momentos felizes. O verdadeiro namoro cristão, o namoro católico,  nos leva para mais perto de Deus, motiva o casal a juntos estarem  a serviço da igreja e dos seus irmãos. 

Oração e relacionamento

Quando o casal está unido em oração, Deus auxilia a enfrentar situações difíceis de tentação. Ele auxilia para uma cura interior, que nos leva a escutar as Palavras do Senhor e nos fortalece nas situações difíceis.  

Você precisa de acompanhamento para tirar dúvidas sobre relacionamento? Procure um de nossos sacerdotes ou irmãs.

O desejo de se relacionar é algo natural ao ser humano. Isso é parte do plano do Deus criador ao fazer o homem e a mulher seres complementares.  É certo e sadio o momento em que os jovens sentem uma […]