a

Últimas Notícias

Insônia ou vigília? Descubra as raízes da sua noite em claro

26 de março de 2024

Insônia ou vigília? Descubra as raízes da sua noite em claro

Na vida religiosa, é muito comum noites em claro, em vigília, mas às vezes pode ser que você esteja sofrendo de insônia e nem esteja percebendo.

Mas para ajudá-lo a entender isso, preparamos este conteúdo com informações específicas. Então, leia até o final!

Dia Mundial do Sono: um mergulho na insônia

Em 17 de março, celebramos o Dia Mundial do Sono, um convite à reflexão sobre a importância do descanso para a saúde física e mental e os malefícios da insônia. E, além disso, destacar os problemas de sono em todo o mundo.

Mas por que o sono é tão importante? O sono é essencial para a saúde física e mental de qualquer pessoa, pois quando dormimos, nosso corpo se restaura e nossa mente se consolida. Além disso, o sono também ajuda a melhorar o nosso humor, a concentração e a capacidade de tomar decisões.

E você sabe quantas horas de sono uma pessoa precisa? Isso depende da idade, do estilo de vida e de outros fatores. Mas a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono por noite. No entanto, algumas pessoas podem precisar de mais tempo de sono enquanto outras ficam menos horas dormindo.

Por que a insônia é tão ruim?

A insônia pode ser um problema muito sério, pois pode ter um impacto negativo significativo na sua saúde física e mental. Vamos entender isso melhor!

Efeitos da insônia na saúde física:

·         Aumento do risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes.

·         Enfraquecimento do sistema imunológico.

·         Aumento do risco de acidentes.

·         Problemas de peso.

·         Dores de cabeça e fadiga.

Efeitos da insônia na saúde mental:

·         Dificuldade de concentração e memória.

·         Irritabilidade e depressão.

·         Ansiedade.

·         Diminuição da produtividade no trabalho.

Vigília ou insônia: Devoção ou distúrbio do sono?

Na vida consagrada, a busca pela quietude e pela conexão com o divino pode ser permeada por desafios, como a insônia. Aliás, em algumas instituições religiosas, a insônia é interpretada como “vigília”, um chamado divino à oração e à intercessão.

E é importante reconhecer a importância da fé e da espiritualidade na vida dos religiosos. No entanto, a insônia frequente pode ter raízes complexas que vão além da esfera espiritual.

Por isso, é importante conhecer alguns fatores que contribuem para a insônia e avaliar se de fato o Senhor está convidando à vigília ou se se trata de insônia.

Fatores que contribuem para a insônia na Vida Consagrada

  • Rotina exigente: longas horas de oração somado às inúmeras horas de trabalho e responsabilidades podem levar o religioso ou religiosa ao esgotamento físico e mental. E, assim, dificultando o relaxamento necessário para uma boa noite de sono.
  • Estresse e ansiedade: preocupações com a comunidade, o futuro e o cumprimento das expectativas religiosas podem gerar ansiedade e estresse na vida consagrada, impactando negativamente o sono.
  • Ambiente inadequado para o sono: ruídos, luminosidade excessiva, temperatura inadequada e desconforto do local de dormir também podem prejudicar a qualidade do sono.
  • Problemas de saúde: Doenças crônicas, como depressão e apneia do sono, podem contribuir muito para a insônia. Por isso, é preciso estar em dia com os cuidados e exames médicos para evitar mais esse problema.

Dicas para melhorar o sono na Vida Consagrada

Não existe uma receita pronta, como a de um bolo que nos indica quais ingredientes e quantidades devemos colocar para fazer um. Porém, os profissionais de saúde nos apontam alguns caminhos para nos ajudar a ter uma boa noite de sono.

# 1. Estabeleça uma rotina regular 

Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana, isso ajuda a regular o ritmo circadiano. Aliás, você já ouviu essa expressão? O ritmo circadiano é um relógio biológico interno que regula muitos processos fisiológicos e comportamentais em um ciclo de aproximadamente 24 horas. E ele é influenciado por fatores externos, como a luz do sol, e por fatores internos, como os hormônios. Contudo, o ritmo circadiano não controla apenas o sono, mas uma variedade de funções, incluindo: a temperatura corporal, os níveis de hormônio, a digestão e a pressão arterial.

# 2. Crie um ambiente propício para o sono

Para ter um sono reparador, é importante criar um ambiente propício para o sono. Por isso, mantenha seu quarto escuro, silencioso e fresco, com temperatura entre 16°C e 21°C.

# 3. Evite estimulantes antes de dormir

Evite cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir, pois a ciência comprova que ela causa insônia em muitas pessoas. Além disso, procure também não usar telas de computador, celular e televisão pelo menos 1 hora antes de dormir.

# 4. Pratique exercícios físicos e beba muita água

Se tem algo que não tem contraindicação é a atividade física. Afinal, ela é boa para a saúde do corpo e da mente. Então, se você ainda não pratica atividade física, comece a experimentar algumas modalidades até descobrir uma que se adeque melhor às suas necessidades e ao seu gosto pessoal. O importante é mexer o corpo! Contudo, ela deve ser evitada perto da hora de dormir. E, ao longo do dia, hidrate bem seu corpo com água.

Equilíbrio entre fé e ciência

É fundamental buscar o equilíbrio entre a fé e a ciência. Noites em vigília são muito proveitosas espiritualmente falando, no entanto, muitas noites mal dormidas podem trazer sérias consequências para a vida do religioso ou religiosa e comprometer seu trabalho.

Mas é possível ter na oração e na meditação ferramentas valiosas para a conexão com o divino e o relaxamento do corpo para uma boa noite de sono.

Quer experimentar essa ideia? Então conheça o aplicativo Seedtime, o primeiro aplicativo católico de meditação guiada. Basta baixar no celular e começar a usar para ter um momento de relaxamento enquanto ora!

Insônia: se nada ajudar, procure ajuda!

É importante buscar ajuda profissional quando a insônia persiste, a fim de fazer uma avaliação mais profunda, identificar e tratar as causas subjacentes.

Um médico ou psicólogo poderá investigar as causas da insônia e recomendar o tratamento adequado. E se você deseja fazer um acompanhamento com uma equipe preparada para compreender as dores da vida consagrada e atender conforme as suas necessidades particulares, então venha para o Centro Âncora de Revitalização da Vida Consagrada.

Lembre-se: Cuidar da saúde do sono é fundamental para o bem-estar físico, mental e espiritual. Então, não ignore os sinais de insônia e busque o apoio necessário para ter noites de sono reparadoras e mais energia para trabalhar na Vinha do Senhor!

Aproveite para ler:

A revitalização da vida consagrada no Centro Âncora

5 sinais de que a sua vida sacerdotal precisa ser revitalizada

Na vida religiosa, é muito comum noites em claro, em vigília, mas às vezes pode ser que você esteja sofrendo de insônia e nem esteja percebendo. Mas para ajudá-lo a entender isso, preparamos este conteúdo com informações específicas. Então, leia […]