a

Notícias

Falece Padre Wilton Lopes, fundador da Copiosa Redenção

04 de março de 2024

Falece Padre Wilton Lopes, fundador da Copiosa Redenção

Cheios de esperança na Vida Eterna, a Copiosa Redenção comunica o falecimento do seu fundador, Padre Wilton Moraes Lopes, aos 67 anos. Padre Wilton faleceu no dia 04 de março de 2024, às 4h20, no Hospital da Unimed em Ponta Grossa (PR).

Padre Wilton estava internado nos últimos meses no Hospital da UNIMED em Ponta Grossa, por causa de um agravamento de uma infecção urinária e de micros AVCs. Na terça (dia 27/02), ele foi para UTI onde permaneceu por dois dias. A equipe médica decidiu colocá-lo no quarto para que recebesse as visitas e tivesse a presença de seus entes queridos, onde recebeu cuidados paliativos até falecer nesta madrugada de sepse pulmonar.

O corpo de Padre Wilton será velado na Catedral Sant’Ana de Ponta Grossa a partir das 10h00. As missas de corpo presente na Catedral serão às 11h, 15h e 19h do dia 04. O bispo de Ponta Grossa, Dom Sérgio Brashi presidirá a missa de 19h00. Às 20h00 o corpo será levado para a Chácara de Uvaia, em Ponta Grossa, onde permanecerá até o sepultamento no dia seguinte, às 17h00.

Sacerdócio

Padre Wilton Moraes Lopes é natural de Batuvi (MT), distrito da cidade de Tesouro/MT. Nasceu no dia 27 de abril de 1956. Aos oito anos de idade saiu de casa para estudar no Colégio Salesiano, em em Guiratinga (MT). Foi no ambiente escolar católico onde Wilton sentiu os primeiros sinais de sua vocação ao sacerdócio.

Aos 14 anos ingressou no Seminário Redentorista pela devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que conheceu no Santuário em Campo Grande (MT). Cursou o ensino médio nos primeiros anos que entrou no Seminário em Ponta Grossa (PR).

Realizou o noviciado no município de Tibagi (PR), tendo como formador o Pe. Guilherme Treyce, emitiu os votos temporários como irmão redentorista em 05 de fevereiro de 1977. Cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Teologia na Faculdade Claretiana, ambos em Curitiba. 

No dia 09 de julho de 1983 recebeu a ordenação presbiteral, em Rondonópolis (MT), das mãos de Dom Pastor Cuguejo, então bispo auxiliar, redentorista, de Assunção/ Paraguay, que havia sido seu primeiro formador. Logo após a ordenação assumiu a missão de formador, primeiro dos filósofos e depois dos teólogos. Anos mais tarde foi transferido para Ponta Grossa como pároco na Igreja São José. Nesta época já havia discernido o chamado de Deus para fundação da Copiosa Redenção, mas somente mais tarde iniciaria a Obra.

Na sequência foi eleito ecônomo da Congregação Redentorista e vigário provincial no governo de Pe. Lourenço e passou a residir na casa provincial da Congregação, em Curitiba. Na eleição seguinte, foi eleito provincial. No término de seu mandato pediu autorização para dedicar-se a obra da Copiosa Redenção.

A Copiosa Redenção

A obra da Copiosa Redenção teve seu inicio com a fundação do Instituto Secular, em 1987. No ano seguinte foi inicada as atividades de recuperação de dependentes químicos. Em 1989, houve a fundação das irmãs da Copiosa Redenção e, mais tarde, em 1997 a fundação dos irmãos da Copiosa Redenção.

Todavia, desde seminarista Pe. Wilton já pregava retiros e muitas pessoas, inclusive sacerdotes, religiosos e leigos, experimentavam em suas vidas os dons de sua espiritualidade redentorista e carismática. A vida de Pe. Wilton foi um grande dom com tantas outras vidas apoiadas, acolhidas, restauradas, curadas, transformadas e atraídas para Deus. Foi filho, irmão, amigo, religioso, fundador e um padre, no verdadeiro sentido da palavra (pai). Foi pai espiritual de muitos filhos: religiosos(as), leigos(as) e homens e mulheres adictos que passaram pelas casas de recuperação da Copiosa Redenção.

Atualizado 04 de março de 2024, às 08h34

Cheios de esperança na Vida Eterna, a Copiosa Redenção comunica o falecimento do seu fundador, Padre Wilton Moraes Lopes, aos 67 anos. Padre Wilton faleceu no dia 04 de março de 2024, às 4h20, no Hospital da Unimed em Ponta […]