Notícias

05 de maio de 2025
Encontro das Comunidades Terapêuticas da Copiosa Redenção acontece em Ponta Grossa
No último domingo, 04 de maio, teve início o XIV Encontro das Comunidades Terapêuticas (CT’s) da Copiosa Redenção, um momento anual de formação, troca de experiências e fortalecimento do carisma do acolhimento aos dependentes químicos. O encontro acontece na Comunidade Terapêutica Padre Wilton, localizada na Chácara de Uvaia, em Ponta Grossa (PR), reunindo as equipes das CTs da Congregação, os superiores gerais, membros do Projeto Social Padre Wilton e colaboradores das comunidades de Campo Mourão (PR) e São Sepé (RS), que recebem assessoria metodológica da Copiosa Redenção.
Sob a coordenação de Irmã Fabiane Maria Klein, o encontro deste ano tem como destaque a presença da psiquiatra Dra. Alessandra Diehl, que abordará temas fundamentais como sexualidade, políticas sobre drogas, novas substâncias psicoativas e estratégias de tratamento. Também contribuirão com reflexões espirituais o Padre Valdecir e Madre Tânia, destacando a dimensão espiritual como parte essencial da recuperação.
Programação
O objetivo principal do encontro é capacitar as equipes, alinhar metodologias e reforçar o compromisso com a missão evangelizadora e restauradora da Copiosa Redenção. “É um momento de alinharmos e avaliarmos a aplicabilidade da nossa metodologia nas diversas culturas em que estamos inseridos, além de nos atualizarmos nas políticas públicas dentro desse universo da dependência química”, explica irmã Fabiane.
Durante os três dias de encontro, os religiosos e funcionários que atuam nas CTs participaram de formações sobre a espiritualidade nas Comunidades Terapêuticas, arte como descanso, sexualidade e gênero, diferenças entre dependentes químicos homens e mulheres e o presente e futuro das Comunidades Terapêuticas.
Comunidades da Copiosa Redenção
Atualmente, a Congregação mantém cinco Comunidades Terapêuticas ativas: duas masculinas — Uvaia (PR) e Santa Maria (RS) — e três femininas — Marta e Maria (Porto Alegre), Rosa Mística (RS) e uma unidade em Rondônia. Além disso, presta assessoria às CTs de Campo Mourão e São Sepé, conduzidas atualmente por leigos. Juntas, essas comunidades acolhem dezenas de pessoas em processo de recuperação, incluindo atendimentos na fase externa e ações do Projeto Social Padre Wilton.
O encontro se estenderá até terça-feira (06) e segue como um importante espaço de partilha, estudo e renovação da missão de amor e esperança que guia a Copiosa Redenção no cuidado com os dependentes químicos.
No último domingo, 04 de maio, teve início o XIV Encontro das Comunidades Terapêuticas (CT’s) da Copiosa Redenção, um momento anual de formação, troca de experiências e fortalecimento do carisma do acolhimento aos dependentes químicos. O encontro acontece na Comunidade […]
Notícias recentes

05 de maio de 2025
Congresso Âncora mobiliza a Igreja na prevenção do suicídio e no resgate do sentido da vida

02 de maio de 2025
VIII Congresso Âncora abre com esperança, fé e compromisso com a vida

28 de abril de 2025