a

Blog

Dia de Finados: como deve ser vivido?

01 de novembro de 2023

Dia de Finados: como deve ser vivido?

No dia 2 de novembro, a Igreja recorda os fiéis falecidos. Uma data litúrgica, mas com impacto no calendário civil. No Brasil, o Dia de Finados é feriado nacional. Mas, afinal, você sabe qual a importância deste dia e como vivê-lo adequadamente?

Desde o século V, a Igreja possui uma data específica no ano para rezar pelos finados. O dia 2 de novembro é, portanto, um dia a ser santificado, em que se busca a moderação dos hábitos e os cristãos dedicam-se a rezar por aqueles que já partiram. Além disso, as orações não se voltam somente para os fiéis falecidos e conhecidos por todos, mas principalmente por aqueles que ninguém se recorda ou reza.

Se você deseja saber mais sobre o Dia de Finados e como viver bem esta data, fique atento e acompanhe este conteúdo até o fim. 

O Dia de Finados à luz da fé!

Diferente de outras religiões, nessa data não se  “invoca os mortos”, pelo contrário, os cristãos oferecem a Deus súplicas e intercessões, a fim de que estas almas sejam purificadas e, assim, possam restabelecer a sua comunhão com Ele.

Isso acontece porque, depois da morte, não há mais nada que uma pessoa possa fazer para salvar sua alma e se redimir dos pecados cometidos. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC §1030), “os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu”.

Portanto, rezar pelos falecidos é algo importante para que aqueles que já partiram saiam desta etapa de purificação, que é o Purgatório, e vivam o encontro definitivo com o nosso Senhor.

Leia também: O que é a Vida Eterna? 

Semana das Almas: Como obter indulgência plenária

O Dia de Finados é também uma ocasião propícia para se praticar uma das sete obras de misericórdia espirituais que a Igreja nos propõe. Mas não apenas isso, durante a Semana das Almas, como é conhecido os dias entre 1 e 8 de novembro, é possível lucrar indulgência plenária para os fiéis falecidos.

O Catecismo (CIC §1471) nos ensina: 

“A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela acção da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos”.

Ela pode ser obtida de maneira parcial ou plenária, e ainda o fiel pode lucrá-las para si mesmo ou aplicá-la aos falecidos. Para isso, é necessário:

  • Confissão
  • Rezar pelo Papa e suas intenções (Pai-Nosso, Ave-Maria e um Glória ao Pai)
  • Participar da Santa Missa e receber a Eucaristia em intenção do sufrágio da alma de uma pessoa
  • Ir ao cemitério e rezar pela alma do falecido

Oração pelos fiéis defuntos

Como você pôde perceber, é muito importante rezar pelos falecidos, mas não apenas no Dia de Finados. Sempre que desejar, você pode voltar o seu olhar e coração a interceder por estas almas.

Reze com fé e confiança esta oração:

Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém (Rezar Pai-Nosso e Ave-Maria.)

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém.

Creio na Vida Eterna

O Dia de Finados e a Festa de Todos os Santos são datas que nos levam a aprofundar a reflexão e o conhecimento sobre a Vida Eterna. Por isso, queremos te apresentar o curso Creio na Vida Eterna.

Dividido em três módulos: Não morro, entro na vida; Oracional e o luto, os alunos serão conduzidos pela Ir. Zélia e o Padre Fernando. Juntos, eles irão esclarecer os principais pontos da nossa fé acerca do chamado à Vida Eterna, além de levar conforto e esperança para os corações. 

Para saber mais sobre o Curso Creio na Vida Eterna, clique AQUI

Conheça o Devocionário pelas Almas do Purgatório

No dia 2 de novembro, a Igreja recorda os fiéis falecidos. Uma data litúrgica, mas com impacto no calendário civil. No Brasil, o Dia de Finados é feriado nacional. Mas, afinal, você sabe qual a importância deste dia e como […]