a

Notícias

Copiosa Redenção na voz do Papa Francisco: Misericórdia, Esperança e Graça abundante

22 de abril de 2025

Copiosa Redenção na voz do Papa Francisco: Misericórdia, Esperança e Graça abundante

A espiritualidade da Copiosa Redenção, vivida e anunciada pela Congregação fundada pelo Pe. Wilton Moraes Lopes, encontra ecos profundos nas palavras do Papa Francisco. Ao longo de seu pontificado, o Santo Padre destacou diversas vezes a dimensão da misericórdia e da graça divina que se derrama copiosamente sobre a humanidade.

Este artigo deseja estabelecer uma ponte entre os ensinamentos do Papa Francisco e o carisma da Copiosa Redenção, mostrando como sua mensagem está em sintonia com esse chamado a viver a redenção de Cristo como dom abundante e restaurador.

Leia também: A páscoa definitiva de Papa Francisco e o seu legado de Misericórdia e Esperança

1. A confissão como passagem da miséria à misericórdia

Em uma homilia durante a celebração “24 horas para o Senhor” (2019), o Papa Francisco disse:

“A Confissão é a passagem da miséria à misericórdia, é a escrita de Deus no coração. Sempre que nos abeiramos dela, lemos que somos preciosos aos olhos de Deus.”

Essa visão do sacramento da reconciliação como um encontro com a misericórdia infinita de Deus está no centro da espiritualidade da Copiosa Redenção. Para os membros da Congregação, anunciar e facilitar esse encontro é uma missão prioritária, seja através de retiros, missas, grupos de oração, comunidades terapêuticas até a confissão com um sacerdote da Congregação.

2. A Redenção é gratuita

Durante uma audiência geral em 2018, o Papa afirmou:

“A redenção é gratuita. Se quiser fazer uma oferta, pode, mas não é a pagamento.”

O dom da salvação é iniciativa do amor de Deus, que oferece redenção sem exigir méritos. A Copiosa Redenção se fundamenta nessa gratuidade radical: a certeza de que Deus busca o pecador não para julgá-lo, mas para resgatá-lo. Por isso busca, ardorosamente, a recuperação de dependentes químicos.

3. Misericórdia como ação concreta

No Jubileu dos Agentes de Misericórdia, o Papa Francisco foi direto:

“Nunca me cansarei de dizer que a misericórdia de Deus não é uma ideia bonita, mas uma ação concreta.”

Para os religiosos e missionários da Copiosa Redenção, viver a misericórdia significa agir: acolher, consolar, servir e evangelizar os mais necessitados, especialmente aqueles que se encontram distantes da Igreja e sofrem a fragilidade da dependência química.

4. A Esperança como fruto da redenção

Na preparação para a JMJ Lisboa 2023, o Papa disse aos jovens:

“Exorto-vos a escolher um estilo de vida baseado na esperança. […] Tentai compartilhar cada dia uma palavra de esperança.”

A Copiosa Redenção gera esperança, porque devolve ao coração humano a certeza de que Deus não desiste de nós. Essa esperança, que não decepciona, é também um pilar do carisma da Congregação.

Ao longo dos seus 12 anos de pontificado, o Papa Francisco, com sua linguagem simples e direta, ofereceu à Igreja uma catequese viva sobre a misericórdia de Deus. Sua insistência na gratuidade da graça, na importância do perdão e na necessidade de uma Igreja que age concretamente, faz eco ao carisma da Copiosa Redenção. Que essas palavras possam renovar em nós o ardor missionário e a alegria de servir a Redenção abundante de Cristo no mundo de hoje.

Saiba como será o velório e sepultamento do Papa Francisco

A espiritualidade da Copiosa Redenção, vivida e anunciada pela Congregação fundada pelo Pe. Wilton Moraes Lopes, encontra ecos profundos nas palavras do Papa Francisco. Ao longo de seu pontificado, o Santo Padre destacou diversas vezes a dimensão da misericórdia e […]