a

Notícias

Copiosa Redenção inicia Campanha Vocacional 2024/2025

27 de fevereiro de 2024

Copiosa Redenção inicia Campanha Vocacional 2024/2025

O imperativo “Responda-me” é o tema da Campanha Vocacional da Copiosa Redenção para os anos de 2024 e 2025. Lançada em fevereiro de 2024, a Campanha tem o objetivo de atrair jovens e adultos que buscam discernir qual o seu lugar no mundo, ou seja, a sua vocação.

O termo originário do latim “vocare” siginifica chamado e para Irmã João Hirai, promotor vocacional do ramo masculino da Congregação na Itália, “o bonito da vocação é que é sempre duas pessoas: Deus que está chamando e a pessoa que escuta, que é chamada a responder num ato de liberdade”. Segundo ele, após momentos de oração e partilha da equipe de promoção vocacional e do departamento de comunicação da Congregação, surgiu este tema para a Campanha.

Diante do medo e incertezas que muitos jovens e adultos tem em responder ao chamado à vida consagrada, a Campanha se propõe ao longo dos próximos dois anos promover momentos de escuta e discernimento para que os vocacionados possam responder com liberdade e confiança ao chamado de Deus. “Esse imperativo, Responda-me, tem também essa interpretação do coração de Deus que está ansiando essa resposta. Assim como quando o casal de namorados, o rapaz faz o pedido de casamento fica ansioso esperando ‘será que ela vai responder sim ou não'”, compara Ir João, e acrescenta “não vamos ter 100% de clareza, mas a clareza vem quando respondemos. Da parte de Deus tem sempre a sua espera”.

Discernimento vocacional

O caminho de discernimento vocacional da Copiosa Redenção inicia em um retiro vocacional aberto para homens e mulheres e, após acompanhamento e encontros vocacionais realizados ao longo de um período de aproximadamente um ano, o vocacionado(a) é convidado a fazer uma experiência com ingresso no Aspirantado.

Conheça o caminho vocacional da Copiosa Redenção

A promotora vocacional do ramo feminino, Irmã Nayara Gomes, salienta que ser um vocacionado é ser alguém que está em busca de descobrir o seu lugar na Igreja e no mundo, seja como religioso, consagrado ou leigo casado. “Fazemos esse processo de discernimento não só pra Copiosa Redenção, mas também para a Igreja. O importante é que você encontre o seu lugar, porque você encontrando o seu lugar, você será muito feliz”, afirma a religiosa.

Retiros vocacionais 2024

No ano de 2024 estão previstos quatro retiros vocacionais abertos para homens e mulheres. Confira as datas e locais:

  • 02 e 03 de março – Chácara de Uvaia, Ponta Grossa/PR
  • 14 de abril – Presidente Médici/RO
  • 09 de junho – Trindade/GO
  • 29 e 30 de junho – Chácara de Uvaia, Ponta Grossa/PR
  • 04 de agosto – Vocacional aberto Online
Clique AQUI e faça a sua inscrição

O imperativo “Responda-me” é o tema da Campanha Vocacional da Copiosa Redenção para os anos de 2024 e 2025. Lançada em fevereiro de 2024, a Campanha tem o objetivo de atrair jovens e adultos que buscam discernir qual o seu […]