a

Últimas Notícias

CONTEMPLANDO ABRAÃO MODELO DE FÉ

01 de março de 2024

CONTEMPLANDO ABRAÃO MODELO DE FÉ

Neste olhar inicial queremos conhecer quem foi Abraão. Na Sagrada Escritura, sabemos que o nome revelava a escolha de Deus e a própria missão recebida Dele. Abraão, cujo nome significa “pai de uma multidão”, é provavelmente um dos patriarcas de toda história.

Pela Sagrada Escritura podemos saber, que Abraão era filho de Nacor e de Ara. Foi tio de Lot, sua esposa se chamava Sara e Abraão morava em Ur, na Caldeia. Abraão viveu plenamente a característica de todos os pastores de sua época, procurando sempre novos pastos para o seu rebanho. Por ordem do próprio Deus, no espírito de obediência, Abraão buscou cumprir a vontade de Deus. Tornou-se um homem rico e
potente que morreu com 175 anos.

Assim como cada um de nós possui uma história com a nossa vocação, com o chamado de Deus, Abraão também teve a presença marcante do Senhor em sua vida. Mas no que consiste a resposta vocacional
de Abraão? O ser de Abraão foi todo formado e interpelado por Deus, marcando-o como uma pessoa de fé, que se coloca totalmente à disposição, capaz do despojamento de si mesmo, obediente e com um
coração pobre.

No livro do Gênesis 12,1, nós encontramos o texto que nos diz: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar”. Diante dessa Palavra, podemos perceber que toda a vida de Abraão é um êxodo constante, um permanente deixar. Inclusive o grande sacrifício de deixar seu filho Isaac, a pedido do Senhor. Ele era capaz de entregar tudo por Deus, ainda que aquilo custasse o bem mais precioso que ele possuía. Ele não permaneceu apegado ou amarrado a uma situação existencial, mas colocou-se em movimento para realizar a vontade de Deus.

A vocação de Abraão o leva a ser uma pessoa profundamente tocada pelo Senhor, a ser alguém que recebe vida dessa experiência e também de alguém que é fortificado. Ele sente que sua vocação o conduz a andar na presença de Deus. Sua vida torna-se um dom e a resposta generosa à vocação que Deus lhe propõe o leva a ser um homem abençoado por Ele.

PARA REZAR

Senhor, cria em nós um coração como de Abraão, capaz de ser dócil e de responder com generosidade ao Teu chamado. Senhor, aumenta a nossa obediência e a nossa capacidade de deixar tudo para viver e realizar a Tua aliança que se manifesta em nossas vidas.

PARA PENSAR

Como podemos hoje, responder a Deus, imitando Abraão, criando espaços de aliança em toda dimensão de nossa vocação e de todo nosso ser?

PARA MEMORIZAR

“Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus da tua posteridade”. (Gn 17,7)

Neste olhar inicial queremos conhecer quem foi Abraão. Na Sagrada Escritura, sabemos que o nome revelava a escolha de Deus e a própria missão recebida Dele. Abraão, cujo nome significa “pai de uma multidão”, é provavelmente um dos patriarcas de […]