a

Blog

Conheça a devoção ao cordão de Santa Filomena

28 de setembro de 2023

Conheça a devoção ao cordão de Santa Filomena

A devoção do Cordão de Santa Filomena nasceu espontâneamente em consequência das inúmeras graças obtidas por sua intercessão.

O reconhecimento do cordão como um sacramental por parte da Igreja, se deu pelo então Papa Leão XIII, que também era um grande devoto da jovem Santa. Ao aprovar o uso deste cordão, ele concedeu indulgências a todos os que o usarem:

1. No dia em que o Cordão é colocado pela primeira vez.
2. No dia 25 de Maio, aniversário da abertura do túmulo de Santa Filomena – catacumbas de Santa Priscila.
3. No dia 10 de Agosto, que é a sua festa.
4. No dia 15 de Dezembro, aniversário da aprovação do Cordão pela Santa Sé.
5. No momento da morte, nas condições ordinárias.

Com exceção deste último, para lucrar as indulgências plenárias com o Cordão, é preciso confessar-se, comungar e visitar alguma igreja, onde se rezará pelas intenções do Santo Papa.

Material do cordão

O Cordão é constituido por um entrançado de fios de linho, lã ou algodão, brancos e vermelhos, com dois nós numa das extremidades, simbolizando a virgindade e o martírio da jovem Filomena. Na outra extremidade há mais três nós, que representam a Santíssima Trindade e as chagas de Cristo.

Usa-se sob a roupa como se fosse um cinto ou no pulso, exatamente como uma pulseira. Pode-se também colocá-lo debaixo do travesseiro, ou guardá-lo na bolsa. Porém, o ideal é que ele esteja em contato com o corpo.

Oração diária dos portadores do Cordão:

“Santa Filomena, Virgem e Mártir, rogai por nós para que, por meio de vossa poderosa intercessão, possamos obter a pureza de alma e de coração, que conduz ao perfeito amor de Deus. Amém.”

Como adquirir o cordão

Qualquer pessoa pode produzir o seu próprio cordão, contanto que ele seja abençoado por um sacerdote seguindo o rito romano. Na edição do Planejamento Espiritual 2024, Irmã Zélia traz uma oração a Santa Filomena para ser rezada junto com as metas diárias. Por isso, você encontra o Kit do Livro, com o cordão e um postal com a imagem da jovem mártir em nossa loja virtual.

Clique no banner e adquira o seu!

Fonte: https://www.nospassosdemaria.com.br/SantaFilomena/SantaFilomena-Cordao.html

Imagem: Divulgação

A devoção do Cordão de Santa Filomena nasceu espontâneamente em consequência das inúmeras graças obtidas por sua intercessão. O reconhecimento do cordão como um sacramental por parte da Igreja, se deu pelo então Papa Leão XIII, que também era um […]