a

Notícias

Congresso Âncora mobiliza a Igreja na prevenção do suicídio e no resgate do sentido da vida

05 de maio de 2025

Congresso Âncora mobiliza a Igreja na prevenção do suicídio e no resgate do sentido da vida

Nos dias 2 e 3 de maio de 2025, o Centro Âncora realizou, na FAE Business School em Curitiba, a oitava edição do Congresso Âncora, reunindo cerca de 120 participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. Com o tema “Acolher e Cuidar: a missão da Igreja na prevenção do suicídio”, o evento foi marcado por momentos de espiritualidade, escuta, reflexão e partilha, aprofundando o papel da Igreja e das comunidades no cuidado da vida e na superação do sofrimento.

Cada dia do congresso foi iniciado com a celebração da Santa Missa. A abertura contou com uma fala tocante da Irmã Adenise Somer, que representou a equipe organizadora, destacando a urgência de criar um novo modelo de acolhimento, especialmente no contexto da vida consagrada. “O Congresso é uma forma de ampliar a nossa missão na formação humana da vida religiosa”, destacou.

O Pe. Ildefonso, coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) no Paraná, presidiu a celebração eucarística de abertura e partilhou o testemunho real de superação de um sacerdote que enfrentou grave depressão e encontrou, na fé e no cuidado integral, a possibilidade de reconstruir sua vocação e sua vida.

Durante os dois dias, os participantes acompanharam conferências que trataram com profundidade temas como o sentido da vida, dor emocional, espiritualidade, culpa, luto, maturidade humana e o papel da vida comunitária na prevenção ao suicídio. Foram destaques:

  • Pe. Lício Vale – “Suícidio: conhecer, acolher e prevenir.”
  • Carlos Grzybowski – “Quando a dor se torna insuportável.”
  • Irmã Silvia Maia – “Acolher as próprias sombras, nutrir a vida e resgatar a mística.”
  • Dr. Cloves Antonio Amorim – “Culpa e luto.”
  • Dr. Maurício Nasser Ehlke – “A ciência como luz em meio à escuridão.”
  • Frei Sidney Damásio – “Vida fraterna como prevenção ao suicídio.”
  • Judith Dipp – “Reencontrando o sentido e promovendo a prevenção do suicídio na vida religiosa.”
  • Ziza Fernandes – “A maturidade humana que vence o medo de viver.”

Aprofundamento da missão

Um dos muitos testemunhos que marcaram o Congresso foi o da noviça Maria de Lurdes Nogueira Santos, da Ordem Terceira da Bem-Aventurada Virgem do Carmo, que participou pela primeira vez e se comprometeu a estar presente nas próximas edições. “Todos os palestrantes foram maravilhosos e bem claros em cada tema que trouxeram para o encontro, momentos de muitas reflexões individuais para cada participante”, afirmou. Ela destacou, especialmente, um trecho da palestra da Dra. Judith Dipp:

“Tudo o que através da quietes tem uma dor. O caminho tem que ser sempre para dentro, para fora, pra frente e para cima. O passado é uma roupa que não nos serve mais. A graça acontece hoje. Comunidade é organismo vivo. Ação permanente e fluir incessante, uma dança no mesmo ritmo ditado pelo Espírito Santo.”

Para Maria de Lurdes, essas palavras se tornaram um verdadeiro poema de vida. Além de religiosa, atua como terapeuta holística e massoterapeuta, e pretende levar essas reflexões às pessoas que atende em sua missão diária.

Durante o evento também foram gravados podcasts com os palestrantes, aprofundando os temas abordados e suas experiências de atuação. Essa série será lançada em breve pelo Centro Âncora e estará disponível gratuitamente nas plataformas digitais.

O VIII Congresso Âncora foi um espaço de profunda escuta, cuidado e compromisso com a vida, com grande participação do público presente, que contribuiu com perguntas, partilhas e vivências.

Acompanhe os próximos passos do Centro Âncora:

Instagram: @ancorarevitalizacao

Youtube/ancorarevitalizacao 

Juntos, seguimos promovendo caminhos de esperança!

Nos dias 2 e 3 de maio de 2025, o Centro Âncora realizou, na FAE Business School em Curitiba, a oitava edição do Congresso Âncora, reunindo cerca de 120 participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. Com o […]