Últimas Notícias
09 de maio de 2024
Comunidade Terapêutica enfrenta desafios após inundações no RS
A Comunidade Terapêutica Marta e Maria está localizada em Porto Alegre desde 1995, e encontra-se em uma situação desafiadora após as recentes inundações que assolaram o Rio Grande do Sul. A Irmã Elaine Cristina, responsável pela casa, relata os momentos de crise e a Providência Divina que têm sustentado a instituição durante esse período difícil.
“Estamos ainda no meio de uma grande crise aqui no Rio Grande do Sul. Um colapso geral e Deus foi muito providente conosco, muito cuidadoso. Conseguimos evacuar de nossa casa com segurança no domingo (05) pela manhã com a ajuda de voluntários”, compartilha a irmã Elaine.
Após a evacuação, a Comunidade encontrou apoio inesperado da Pacto Adolescentes, uma instituição que encerrou suas atividades recentemente. “Eles encerraram as atividades e a casa estava fechada, mas toda mobiliada com toda a estrutura montada. Foi uma Divina Providência eles nos oferecerem bem no momento de crise. Tínhamos uma outra pessoa nos oferecendo ajuda também, porém era em outra cidade”, explica.
Atualmente, a Comunidade Terapêutica Marta e Maria está abrigada nesse espaço providencial, juntamente com as acolhidas e voluntários que se uniram em solidariedade. “Hoje nós estamos aqui numa estrutura com quatro irmãs e 13 acolhidas”, relata a irmã Elaine. Além das acolhidas, a comunidade acolheu também a família da cozinheira da Comunidade Terapêutica, Dona Cecília, que se uniu a eles em meio à crise.
Alimentar a Esperança
A fé tem sido uma fonte de força neste momento desafiador. “Graças a Deus do lado tem uma capela dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que faz parte da Paróquia São José. Fizemos contato com o padre e pedimos a chave para a gente poder também nos fortalecer espiritualmente em adoração ao Santíssimo presente no Sacrário”, compartilha a Irmã Elaine.
No entanto, a situação continua crítica, com escassez de recursos básicos. “Hoje tá sendo um dia mais estressante. Já de manhã, estamos sem água”, lamenta ela. “O prefeito já havia avisado ontem na TV que nós passaríamos alguns dias mais difíceis sem água e em alguns lugares sem energia.”
Apesar das dificuldades, a solidariedade da comunidade tem sido notável. “Muitas pessoas estão contribuindo financeiramente e é isso que tem nos sustentado nesse momento, ainda não conseguimos receber doações físicas, porque o nível da água ainda não baixou e não sabemos ao certo o que teremos que repor materialmente”, destaca a irmã Elaine que acredita que os dois carros da instituição terão danos irreversíveis.
Enquanto aguardam o recuo das águas para avaliar os danos, a comunidade permanece unida e confiante, enfrentando os desafios com resiliência e fé.
Para ajudar: INSERIR O PIX E A CONTA AQUI. O MELHOR SERIA UM CARD.
A Comunidade Terapêutica Marta e Maria está localizada em Porto Alegre desde 1995, e encontra-se em uma situação desafiadora após as recentes inundações que assolaram o Rio Grande do Sul. A Irmã Elaine Cristina, responsável pela casa, relata os momentos […]