a

Últimas Notícias

5 cuidados com os móveis da casa de um idoso

04 de julho de 2022

5 cuidados com os móveis da casa de um idoso

A casa de um idoso precisa estar muito bem preparada e organizada para não acontecer nenhum problema grave, como quedas. 

Conforme a idade vai passando e a velhice vai chegando, os idosos vão perdendo a sua mobilidade e a facilidade de se mover; a visão perde a qualidade; os sentidos ficam menos aflorados e algumas dores frequentes acabam aparecendo pelo corpo.

Portanto, com tantas dificuldades, o mínimo que os idosos precisam e merecem é um espaço de circulação livre, organizado e pensado estrategicamente para que sua movimentação seja segura.

Simples mudanças nos móveis da casa de um idoso já podem oferecer uma grande transformação para a qualidade de vida e locomoção da pessoa idosa. 

Importância de deixar a casa de um idoso segura 

De acordo com o Ministério da Saúde e com dados do levantamento do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, “as quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos”. 

Para pessoas mais jovens, uma queda pode significar apenas dores localizadas por alguns dias e, em casos mais graves, um osso quebrado. Mas para pessoas da terceira idade, as consequências de um tombo podem ser muito severas, como a morte.

Ou seja, é muito importante estar atento às condições de movimentação de um idoso dentro da sua casa. Devemos cuidar com os móveis mal distribuídos e com os itens de decoração da casa, como tapetes, luzes amareladas e fracas, piso liso, mesas de centro, cortinas longas que arrastam no chão, entre outros.

Em seguida, queremos te ajudar com 5 dicas para oferecer uma melhor qualidade de vida para os idosos, começando pela sua casa.

Priorize os móveis com bordas arredondadas 

Os móveis com bordas arredondadas ajudam os idosos a não se machucar e nem se enroscar quando estiverem caminhando. 

É uma mudança eficiente e simples. Ao comprar um móvel novo, já procure essas características.

Uma segunda solução é comprar adaptadores de móveis que cumpram esse papel de arredondar as quinas. 

Colocar esses itens de proteção em casa, certamente será uma mudança importante para a segurança do idoso.

Escolha móveis firmes e pesados 

Muitas vezes, os idosos precisam se firmar em algo para levantar ou se segurar quando estão caminhando ou então quando se desequilibram. Por isso, escolha móveis firmes e mais pesados. 

Assim, quando o idoso se firmar, o risco do móvel cair sobre ele é menor. 

Uma atitude como essa proporciona segurança, por exemplo, se o idoso sentir que pode se firmar em um dos seus móveis e levantar sozinho, ele vai se sentir mais seguro e confiante, além disso, vai entender que tem autonomia. 

Esses são bons sentimentos para um envelhecimento saudável e tranquilo. 

A casa de um idoso deve ter seus móveis reorganizados

Nem sempre o que já tem na casa de um idoso é perigoso, muitas vezes, os móveis só precisam ser reorganizados de uma forma que não ofereçam riscos. 

Encoste os móveis na parede e tire as mesas de centro do caminho. Além disso, as cômodas devem ficar perto da parede e longe das portas. O ideal é que todos os caminhos fiquem livres para a locomoção.

Cuide da cama e do colchão

A cama e o colchão também são preocupações, pois, eles precisam estar à altura do idoso, evitando as dificuldades para deitar ou levantar. 

Além disso, uma cama adequada para o peso e altura do idoso proporciona uma noite bem dormida, conforto e evita dores no corpo.

Evite os tapetes

Mesmo que os tapetes não sejam exatamente um móvel, eles estão, quase sempre, presentes na casa de um idoso e podem ser a causa de uma queda. 

Afinal de contas é muito fácil enroscar o pé no tapete enquanto anda, provocando um tombo bem feio. 

Portanto, retire os tapetes, prefira pisos antiderrapantes e se necessário coloque barras de segurança pela casa. 

Outro ponto importante com a casa de um idoso é a iluminação. Quanto mais claro e iluminado, mais fácil será para o idoso se locomover e se encontrar dentro de sua casa! 

Agora que você já sabe exatamente como organizar os móveis e o que priorizar, seu idoso terá muito mais segurança e tranquilidade, assim como você. 

Leve todos esses pontos em consideração e promova uma velhice mais tranquila e segura! 

Continue se aprofundando no assunto. Leia os nossos artigos sobre qualidade de vida na terceira idade.

A casa de um idoso precisa estar muito bem preparada e organizada para não acontecer nenhum problema grave, como quedas.  Conforme a idade vai passando e a velhice vai chegando, os idosos vão perdendo a sua mobilidade e a facilidade […]