a

Últimas Notícias

A Misericórdia: Um jeito de ser da Copiosa Redenção

01 de março de 2024

A Misericórdia: Um jeito de ser da Copiosa Redenção

Ser Copiosa Redenção, no espírito de Santo Afonso, é ser em nosso próprio agir a memória da misericórdia do Redentor, direcionada a todos os que estão privados da redenção, levando-os a experimentar a misericórdia. Nos nossos dias, tem-se acentuado muito o valor da misericórdia como
espiritualidade, ou seja, uma forma de ser. Misericórdia é também um Carisma, um Dom do Evangelho que nos faz entrar no coração da Trindade e descobrir a revelação máxima do Amor Divino.

Encontramos na Bíblia diversas vezes a palavra misericórdia, em muitos lugares e situações distintas. Na história da Salvação, quando Deus faz Aliança com o Povo de Israel, o fio condutor é um amor bondoso e imenso de Deus que vai se revelando como um Pai que ama apaixonadamente. Portanto, o sofrimento do seu Povo comove o coração de Javé: “Eu conheço suas angústias. Por isso desci a fim de libertá-lo” (cf. Ex 3, 7-8). Esta é a face de Deus que se revela na Copiosa Redenção. Deus que escuta a angústia como um clamor de milhares de jovens na dependência das drogas e através de nós. Devemos ser e estar revestidos desta mesma misericórdia, que nos impele a levar libertação para a juventude dependente de drogas. Se esta sensibilidade for fraca em nós, dificilmente nosso coração se comoverá pela dor dos nossos irmãos sofredores.

Esse dom de misericórdia, que toca a missão da Copiosa Redenção na vida apostólica, é dado a todos os cristãos, como também toda a Igreja é chamada a viver essa bem aventurança: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (cf. Mt 5,7). Por isso, devemos nos empenhar muito neste ano que se aproxima, para aprofundar o nosso viver numa profunda união com a Igreja, através
da orientação do Papa Francisco que nos convida a colocar em prática a Encíclica “Misericordiae Vultus”. Assim caminharemos com a Igreja procurando mergulhar a nossa vida nesta dimensão da misericórdia.

Também devemos pedir ao Senhor, através de uma oração constante rezando com o profeta Miquéias:
manifesta em nós Senhor a sua misericórdia” (Miquéias 7,18). E ainda, o nosso clamor orante deve orar: Senhor dai-nos um coração misericordioso semelhante ao Vosso coração. Este é o nosso caminho, assim é nosso rosto, misericordioso, de Copiosa Redenção; ir levando pelas estradas do mundo, a homens e mulheres, um acolhimento misericordioso que resgata vidas e as transforma pela força de sinais de misericórdia.

Que possamos levar, com empenho, o compromisso de corresponder intensamente a este chamado da Igreja. Considero Também, que seria importante aprofundar alguns textos bíblicos que nos falam de misericórdia: Salmo 50,3 – “Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade”. Clamar ao Senhor pela Sua misericórdia:
em nossa vida, na vida das pessoas de nossas famílias, de nossa comunidade, cidade, país, pelo mundo. Clamar ao Senhor pelo Seu perdão, pela Sua compaixão neste mundo tão sedento de misericórdia.

Evangelho de Lucas 10, 30-37 – Jesus nos ensina a sermos misericordiosos: “Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o
terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta lhe pagarei. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que
usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo
”.

Sendo assim, neste ano que se inicia, dedicado à misericórdia, sigamos a orientação e o exemplo do Papa
Francisco, que, possamos refletir a Palavra a cada dia, rezar para que Deus derrame a sua misericórdia sobre todos nós, sobre nosso país, sobre o mundo e também para sermos revestidos da misericórdia de Deus e levarmos aos nossos irmãos mais necessitados, um pouco do Amor imenso que Deus tem por nós.

Ser Copiosa Redenção, no espírito de Santo Afonso, é ser em nosso próprio agir a memória da misericórdia do Redentor, direcionada a todos os que estão privados da redenção, levando-os a experimentar a misericórdia. Nos nossos dias, tem-se acentuado muito […]