a

Últimas Notícias

06 de dezembro de 2022

A Amizade: Da Sacralidade à Banalização

Por Irmã Silvia Cristina Maia, CR

Como não sentir aquecer o coração com a ideia de ser amigo de Deus. Já nas primeiras páginas da Sagrada Escritura lemos o relato de um Deus que se aproxima do homem como um amigo, quebrando assim o estereótipo do Soberano Distante cuja relação com a humanidade é como alguém que manipula suas marionetes. 

Na Bíblia, encontramos um Deus com o qual Moisés “falava face a face como um homem fala com seu amigo” (Ex 33,11a). Amigo é a expressão sagrada que Deus escolheu para descrever a Sua relação de intimidade com o Homem. Por este motivo, a amizade é o sonho de Deus para nós, é feliz quem o realiza. 

O mundo hodierno aos poucos tem deixado de lado a sacralidade da amizade, a humanidade não acredita mais na possibilidade de que entre duas pessoas, seja do mesmo sexo ou do sexo oposto, possa ser construida, ao longo do tempo, uma relação de amizade tão sonhada por Deus. Nosso olhar, nossa percepção é continuamente influenciada pela erotização, tão presente na sociedade. É imediato o julgamento maldoso, o olhar malicioso e a aproximação do outro com as chamadas “segundas intenções”. 

A virtude da esperança nos conduz a acreditar na potencialidade que temos dentro de nós de construir uma relação de amizade, aquela que o próprio Deus desejava e deseja ter com a humanidade. Isso ainda é possível, por isso “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro” (Eclo 6,14).

A amizade é, portanto, construção. Exige presença, não apenas física, mas presença de alma. Exige frequência, partilha, espera, perdão, reconciliação, etc. A amizade, por fim, exige uma dimensão mística, uma dimensão sagrada.

Reavalie as suas relações e a sua percepção delas. E se você ainda não começou a construir na sua vida uma relação de amizade, comece, pois sempre há tempo. O amigo é refúgio, sustento, verdade, é o lugar onde se adentra no mistério do próprio ser e com muito respeito se adentra no mistério do outro, o lugar do crescimento humano e espiritual. Seria profundamente triste passar pela vida sem a experiência de uma verdadeira amizade. Purifique sua percepção e construa uma relação! 

Bibliografia
Bíblia Sagrada: Bíblia de Jerusalém. (3º Ed.) São Paulo: Paulus, 2004.

Por Irmã Silvia Cristina Maia, CR Como não sentir aquecer o coração com a ideia de ser amigo de Deus. Já nas primeiras páginas da Sagrada Escritura lemos o relato de um Deus que se aproxima do homem como um […]