Blog

17 de maio de 2025
Papa Leão XIV: um novo tempo de esperança para a Igreja
A escolha do Papa Leão XIV emocionou o mundo.
Naquela tarde, de 8 de maio de 2025, a Praça de São Pedro foi tomada por uma atmosfera de expectativa e oração. Após a quarta votação do conclave, a fumaça branca finalmente surgiu da Capela Sistina, anunciando ao mundo a eleição do novo Papa: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost.
De modo surpreendente, sua escolha foi uma surpreendente manifestação da liberdade do Espírito Santo, que conduz a Igreja com sabedoria e novidade. Seu nome não figurava entre os mais mencionados nas listas de possíveis sucessores de Pedro, tornando sua eleição uma belíssima surpresa do Espírito.
O nome e o legado
Desse modo, com a escolha do nome Leão XIV pelo novo pontífice, Robert Francis Prevost evoca simbolicamente o legado de Leão XIII, conhecido por seu compromisso com a justiça social e a abertura ao mundo moderno. Leão XIII é lembrado por sua encíclica Rerum Novarum, que inaugurou a Doutrina Social da Igreja, abordando questões como os direitos dos trabalhadores e a relação entre capital e trabalho.
Assim, ao adotar esse nome, o Papa Leão XIV sinaliza uma continuidade com esses valores e uma atenção renovada às transformações do tempo presente.
Primeiras palavras do Papa Leão XIV
Logo após sua eleição, Papa Leão XIV dirigiu-se aos fiéis com palavras que ecoaram os ensinamentos de Cristo: “A paz esteja com todos vocês!” Em seu discurso, enfatizou o desejo de uma Igreja sinodal, que caminha unida, buscando sempre a paz, a caridade e a proximidade com os que sofrem. Suas palavras foram recebidas com aplausos e lágrimas de emoção. Refletiam seu compromisso com uma Igreja sinodal e missionária.
Uma trajetória marcada pelo serviço e liderança
Desde os primeiros passos de sua vocação, Robert Francis Prevost mostrou sensibilidade pastoral e vocação para o serviço. Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Estados Unidos, ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977.
Mais adiante, fez seus votos solenes em 1981 e foi ordenado sacerdote em Roma, em 19 de junho de 1982. Em 1985, iniciou sua missão no Peru, onde atuou por quase vinte anos nas cidades de Chulucanas e Trujillo, com dedicação pastoral, formativa e acadêmica, sempre próximo das comunidades mais vulneráveis.
Em seguida, em 1999, foi eleito Prior Provincial da Província de Chicago e, em 2001, tornou-se Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou até 2013. Nesse período, fortaleceu a presença da ordem no mundo, ampliou sua visão pastoral e consolidou uma liderança sensível aos desafios sociais e culturais da Igreja.
Chamado ao episcopado e ao cardinalato
Posteriormente, em três de novembro de 2014, o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, e bispo titular de Sufar. Foi ordenado bispo em 12 de dezembro daquele ano e, em 26 de setembro de 2015, foi confirmado como bispo diocesano de Chiclayo.
À frente da diocese, aprofundou seu estilo pastoral simples e próximo, promovendo a formação de agentes de pastoral, fortalecendo os vínculos com as comunidades e mantendo um perfil de pastor acessível e comprometido com as realidades do povo.
Assim, em reconhecimento à sua atuação episcopal, o Papa Francisco o chamou a Roma e, em 30 de janeiro de 2023, nomeou-o prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Poucos meses depois, em 30 de setembro, Prevost foi criado cardeal.
Em síntese, as nomeações expressaram a confiança da Santa Sé em sua escuta, discernimento e visão universal, qualidades que o prepararam para o pontificado.
Papa Leão XIV Leão e a Imprensa
Logo após o início do pontificado, Papa Leão XIV encontrou-se com jornalistas em 12 de maio de 2025, na Sala Paulo VI. A audiência refletiu seu estilo próximo e espontâneo, com reflexões sobre comunicação, paz e responsabilidade.
Durante o encontro, o Papa destacou o papel essencial da imprensa como promotora da verdade e da escuta dos mais vulneráveis. Encorajou uma comunicação valente e construtiva, que una e não divida. Disse que comunicar bem exige escuta e empatia.
Com firmeza, também expressou solidariedade aos jornalistas que atuam em contextos de guerra. Lembrou que muitos arriscam a vida para contar o que viram. Pediu orações, liberdade e respeito para todos os que se comunicam em nome da verdade.
Por fim, ao encerrar, agradeceu o trabalho da imprensa e lembrou que palavras podem curar, mas também podem ferir. Por isso, pediu coragem e ternura aos que têm o microfone nas mãos.
Acompanhe este novo tempo de esperança
Por essa razão, convidamos você a seguir acompanhando de perto este novo tempo que se inicia com o Papa Leão XIV.
Portanto, cada palavra, gesto e escolha pastoral deste pontífice renova o chamado à comunhão, à paz e ao serviço. Que essa caminhada sinodal, guiada pelo Espírito Santo, continue inspirando nossas comunidades em todo o mundo.
A escolha do Papa Leão XIV emocionou o mundo. Naquela tarde, de 8 de maio de 2025, a Praça de São Pedro foi tomada por uma atmosfera de expectativa e oração. Após a quarta votação do conclave, a fumaça branca […]