Notícias
13 de agosto de 2024
Dom Bruno toma posse como novo bispo de Ponta Grossa (PR)
Um momento nunca antes vivido na Diocese. Em 98 anos de história, os diocesanos jamais tinham acompanhado a passagem do pastoreio de um bispo para outro. A Santa Missa com Rito de Tomada de Posse Canônica de Dom Bruno Elizeu Versari como sexto bispo da Diocese de Ponta Grossa aconteceu às 10 horas de sábado (10), na Catedral Sant’Ana.
Um momento importante também para a Copiosa Redenção, visto que a Congregação é de direito diocesano reconhecida na diocese de Ponta Grossa, cidade aonde foi fundada em 1989.
Ao receber das mãos de Dom Sergio Arthur Braschi o báculo e tomar posse da cátedra do bispo, Dom Bruno foi considerado oficialmente o novo bispo. “Em primeiro lugar quero agradecer imensamente a Dom Sergio que por 21 anos esteve à frente, como um bom pastor, conduzindo o Povo de Deus desta Diocese. Muito obrigada, Dom Sergio! Deus o conserve com saúde para, na medida do possível, continue servindo ao Senhor e sendo um farol na missão evangelizadora”, destacou o novo bispo, em suas primeiras palavras.
O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, presidiu o Rito de Posse, e o novo bispo, a Santa Missa. Entre os concelebrantes principais, o administrador apostólico, Dom Sergio Arthur Braschi. Acompanharam a celebração, Murilo Sebastião Ramos Krieger, terceiro bispo de Ponta Grossa (1991-1997), hoje bispo emérito de São Salvador (BA), e de outros 16 arcebispos/ bispos – dentre eles o presidente do Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina – e do abade do Mosteiro da Ressurreição, Dom André Martins.
Dom Bruno se dirigiu a todos eles, agradecendo a presença e também às irmãs (os), cunhadas (os), sobrinhos, autoridades, veículos de comunicação e aos paroquianos das diferentes comunidades de Campo Mourão, que vieram. “Só tenho a agradecer às pessoas de Campo Mourão, aonde vivi por sete anos meu ministério episcopal”, destacou, fazendo referência aos padres, diáconos, religiosos e seminaristas. A prefeita Elizabeth Schimidt recebeu uma deferência especial e, por meio desse cumprimento, Dom Bruno saudou prefeitos, vereadores, deputados e demais representantes de poderes constituídos.
“Nestes dais, estamos acompanhando as Olimpíadas de Paris. Uma das modalidades marcantes pelo espírito de equipe no atletismo, é a corrida do bastão. O primeiro corre, dá o melhor de si, passa o bastão para o outro, que também corre, dá o melhor de si, passa o bastão para o outro e assim até a meta final. O resultado é fruto do esforço da equipe”, comparou o bispo. Ao lembrando o centenário que a Diocese está prestes a comemorar, Dom Bruno fez memória aos bispos que estiveram à frente dele na missão evangelizadora, citando um por um dos epíscopes de Ponta Grossa.
Celebração
Como primeiro ato de posse, Dom Bruno Elizeu Versari foi recebido e acolhido pelo pároco da catedral e pelos presbíteros membros do colégio de consultores, junto à porta principal da igreja. Padre Antonio Ivan de Campos lhe entregou a cruz do Senhor. A cruz era a do primeiro bispo de Ponta Grossa, Dom Antônio Mazzarotto. O bispo eleito aspergiu com a água benta a si e aos que se encontram próximos, recordando o compromisso batismal do cristão. Em seguida, Dom Bruno se dirigiu ao sacrário para um momento de oração pessoal. Ele foi acompanhado por Dom Sergio Arthur e por Dom Peruzzo.
O ato de posse canônica foi manifestado por meio da leitura da Bula Papal diante dos presbíteros membros do Colégio de Consultores, da entrega do báculo, símbolo do pastoreio, e da cátedra, lugar de onde o bispo presidirá o governo pastoral da diocese. O báculo, insígnia usada pelos bispos, foi entregue a Dom Bruno pelas mãos de Dom Sergio Arthur Braschi. O báculo também pertenceu Dom Antonio e manifesta a sucessão apostólica. Depois, houve a apresentação e leitura das letras apostólicas pelo chanceler da Diocese, padre Athanagildo Vaz Neto.
Dom José Antônio Peruzzo e Dom Sergio Arthur conduziram o novo bispo à cátedra de Ponta Grossa e lhe entregam o báculo pastoral. Na sequência, Dom Bruno recebeu a saudação dos presbíteros membros do Colégio de Consultores, dos representantes dos diáconos, de alguns religiosos e leigos.
Bispos
Estiveram em Ponta Grossa para a posse canônica os arcebispos de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, e de Maringá, Severino Clasen, e Anuar Battisti (emérito); e os bispos Reginei José Modolo (auxiliar de Curitiba), Dom Celso Antônio Marchiori (São José dos Pinhais), Dom Edmar Peron (Paranaguá), Dom Walter Jorge Pinto (União da Vitória), Amilton Manuel da Silva (Guarapuava), Mário Spaki (Paranavaí), Marcos José dos Santos (Cornélio Procópio), Antôno Braz Benevente (Jacarezinho), Aparecido Donizete de Souza (auxiliar de Cascavel), Edgar Xavier Ert (Palmas/Francisco Beltrão), João Carlos Seneme (Toledo) e Meron Mazur (Prudentópolis).
Com informações e imagem: Diocese de Ponta Grossa
Um momento nunca antes vivido na Diocese. Em 98 anos de história, os diocesanos jamais tinham acompanhado a passagem do pastoreio de um bispo para outro. A Santa Missa com Rito de Tomada de Posse Canônica de Dom Bruno Elizeu […]