a

Últimas Notícias

7 tipos de cansaço, qual é o seu?

12 de março de 2024

7 tipos de cansaço, qual é o seu?

O cansaço é aquela sensação de fadiga que nos acompanha em diferentes momentos da vida, mas você sabia que existem diversos tipos de cansaço? Sabia que o autoconhecimento pode ser a chave para identificar a causa da sua fadiga e encontrar soluções eficazes?

Então, descubra quais são os 7 tipos de cansaço e aproveite para fazer uma autoanálise. 

Tipos de cansaço: o autoconhecimento é a chave

O cansaço é uma experiência humana comum e pode ter diversas causas, desde fatores físicos até emocionais. Em suas diversas formas, interfere em diversos aspectos da nossa vida, impactando em nosso bem-estar físico, mental, emocional e social. Além disso, o cansaço crônico pode levar a diversas doenças, diminuir a produtividade e nos conduzir ao isolamento social.

Portanto, quando o cansaço se torna persistente e interfere negativamente em diferentes áreas da nossa vida, ele pode ser um sinal de que algo está errado.

Sendo assim, é importante observar seus sintomas, identificar os gatilhos do seu cansaço e buscar ajuda profissional quando necessário. Esses são os primeiros passos para o tratamento.

Ao se conhecer melhor, você será capaz de entender suas necessidades e encontrar as soluções mais eficazes para combater a fadiga e ter uma vida mais plena.

Sinais que indicam que o cansaço deixou de ser normal

Faça uma autoavaliação a partir desses sinais que listamos abaixo.

Cansaço constante e sem melhora, mesmo após descanso: se você se sente cansado constantemente, mesmo após ter dormido bem ou tirado um dia de descanso, isso pode ser um sinal de alerta.

Interferência nas atividades diárias: o cansaço excessivo pode dificultar a realização de tarefas cotidianas, como trabalhar, estudar, realizar tarefas diárias ou se relacionar com outras pessoas.

Dificuldade de concentração e memória: o cansaço pode afetar a capacidade de se concentrar, lembrar de informações e tomar decisões.

Mudanças de humor: o cansaço pode levar a irritabilidade, tristeza, desânimo e apatia.

Problemas de sono: dificuldade para dormir, acordar durante a noite ou dormir muito mais do que o normal podem ser sinais de cansaço.

Dor física: dores musculares, dores de cabeça e outros sintomas físicos podem estar relacionados ao cansaço.

Descobrindo os 7 tipos de cansaço

A partir desta avaliação provavelmente você já conseguiu identificar se o seu cansaço é normal ou se é algo com que você deva se preocupar. Então agora é o momento de identificar quais tipos de cansaço você sofre.

#1. Cansaço físico – o mais comum entre os tipos de cansaço

Aquele corpo que pede descanso o tempo todo, com músculos doloridos e falta de energia para as atividades do dia a dia. E isso pode ser resultado de atividades físicas intensas, sedentarismo, má alimentação ou sono de má qualidade.

Como melhorar esse tipo de cansaço? Com atividade física regular, alimentação balanceada, dormir bem, dar pequenas pausas na rotina para descansar um pouco.

# 2. Cansaço mental – tem se tornado cada vez mais comum entre os tipos de cansaço

A mente confusa, com dificuldade de concentração, problemas de memória e falta de criatividade. E os principais vilões neste caso são: estresse, ansiedade, excesso de trabalho mental e noites mal dormidas.

Portanto, quem pode ajudar quem sofre com este tipo de cansaço é o psicólogo e/ou psiquiatra. Além disso, ajuda muito praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, dormir bem e técnicas de relaxamento.

# 3. Cansaço emocional – será que este é um dos tipos de cansaço que você sofre?

A alma abatida, com tristeza, irritabilidade, desânimo e apatia. Estresse, problemas pessoais, luto e traumas podem levar a esse estado.

E para curar este tipo de cansaço é preciso ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada e dormir bem.

Leia também: Psicologia  e espiritualidade: Complementares no tratamento da saúde emocional

# 4. Cansaço sensorial – já ouviu falar neste tipo de cansaço?

Trata-se de uma sobrecarga dos sentidos, com sensibilidade a sons, luzes, cheiros ou texturas, dores de cabeça, tontura e náusea. E aqui, ambientes muito estimulantes e uso excessivo de telas podem ser os causadores.

Logo, a solução para o cansaço sensorial é diminuir a exposição a estímulos sensoriais, fazer pausas regulares em ambientes calmos e escuros, praticar técnicas de relaxamento.

# 5. Cansaço criativo – está entre os que afetam a mente!

Mente bloqueada, sem inspiração e dificuldade para ter novas ideias. E você sabe o que contribui para isso: estresse, excesso de trabalho, falta de descanso e medo do fracasso.

O que fazer neste caso? Pausas regulares, buscar novas inspirações, experimentar novas atividades, ter uma vida social ativa. Nessas horas, uma conversa despretensiosa com um amigo ou amiga pode ajudar!

# 6. Cansaço social – está entre os tipos de cansaço que gera sofrimento

Caracteriza-se por uma introspecção que toma conta, com dificuldade em interagir com outras pessoas, introversão e cansaço após eventos sociais.

E entre as causas desse tipo de cansaço estão: timidez, ansiedade social e estresse. Logo, para resolver isso é necessário expor-se gradualmente a situações sociais, praticar habilidades sociais e buscar ajuda profissional de um psicólogo.

# 7. Cansaço espiritual – atinge grande parte da vida consagrada

Sentimento de vazio existencial, falta de sentido na vida e aquela sensação de desconexão com Deus. O que causa esse tipo de cansaço? Esfriamento da fé, crise existencial, crise vocacional, luto.

Neste caso, é imprescindível buscar ajuda espiritual, meditar, fazer atividade física, cuidar da alimentação e conectar-se com a natureza.

Aproveite para ler: Olhar que cura: o papel da Capela no Centro  Âncora

Tipos de cansaço: busque ajuda no Centro Âncora para não adoecer

Trabalhar para o Reino de Deus é gratificante, mas pode ser exaustivo também. É preciso saber lidar com a rotina de trabalho, atendimentos, oração em comunidade, oração individual, compromissos pessoais etc. 

Enfim, as chances de precisar lidar com pelo menos dois desses tipos de cansaço são grandes!

Por isso mesmo a vida consagrada precisa estar atenta aos sinais do seu corpo e da sua mente para que o cansaço não ganhe proporções ainda maiores causando grande sofrimento.

Aliás, o tratamento precoce pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde mais graves e melhorar a qualidade de vida.

Portanto, se você descobriu neste post que o seu cansaço não é normal, procure o Centro Âncora para buscar a revitalização do seu corpo, da sua mente, da sua alma e da sua vida espiritual.

Atendendo exclusivamente a padres, irmãos e irmãs religiosas, oferecendo atendimento médico com psiquiatras e psicólogos. Além disso, acompanhamento com nutricionista, educador físico e diretor espiritual.

Livre-se dos seus cansaços. Fale conosco AQUI!

O cansaço é aquela sensação de fadiga que nos acompanha em diferentes momentos da vida, mas você sabia que existem diversos tipos de cansaço? Sabia que o autoconhecimento pode ser a chave para identificar a causa da sua fadiga e […]