a

Blog

5 orações contra a tristeza e a solidão

14 de dezembro de 2023

5 orações contra a tristeza e a solidão

Na vida cristã, por muitas vezes nos deparamos com momentos de tristeza e solidão. Algo natural quando olhamos para Aquele a quem somos chamados a abraçar e a nos configurar. Em uma de suas anotações de seu diário espiritual, Santa Faustina chama Jesus de “amigo de um coração solitário”, aquele que é seu porto e paz e que lhe dá serenidade nos momentos de luta e de dúvidas que surgem em seu coração. 

Ainda assim, quando a tristeza e a solidão batem à nossa porta, muitas vezes o que a gente precisa é de alguém que possa nos confortar, consolar em nossas dores e nos acolher neste momento de fragilidade. Portanto, nesses momentos não há amigo mais fiel e presente, pronto para nos acolher do que Jesus. Ele está sempre esperando por nós, se deixando encontrar nas situações mais simples do nosso cotidiano.

Todavia, é importante destacar que diante da tristeza e solidão, não devemos reprimir as nossas emoções e sentimentos. Devemos ser os primeiros a acolher a nossa tristeza e solidão. Contudo, ela pode ser bem vivida e direcionada como oferta para reparação dos pecados, para que a graça de Deus alcance os corações mais necessitados.

Para te auxiliar a renovar a sua esperança e te fortalecer em seus momentos de tristeza e solidão, nós separamos 5 orações para esses momentos. Portanto, reze com fé, busque meditar sobre cada palavra e se abra para escutar aquilo que Deus deseja te revelar no dia de hoje. Ele está contigo em todo momento e deseja te consolar.

Veja também: Ir. Zélia – Não entregue sua alma à tristeza
Ir. Zélia – O poder da oração destrói a força do pecado

Oração de Santa Teresa contra a tristeza e solidão

Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.

Eleva o pensamento, ao céu sobe, por nada te angusties, nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, com grande entrega. E, venha o que vier, nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã; nada tem de estável, tudo passa.

Deseje às coisas celestes, que sempre duram; fiel e rico em promessas, Deus não muda. Ama-o como merece, bondade imensa; confiança e fé viva, mantenha a alma.
Que quem crê espera, tudo alcança. A maldade, a injustiça, o abandono, não ameaçará,
Quem a Deus tem, mesmo que passe por momentos difíceis; Sendo Deus o seu tesouro, nada lhe falta.

Ainda que tudo perca, só Deus basta.

Combata o desânimo com a Couraça De São Patrício 

Levanto-me hoje, pela poderosa força da invocação da Trindade, por crer em Vossas Três Pessoas, para professar a unidade do Criador e da criação. Levanto-me hoje, pela força do nascimento de Cristo e de seu Batismo, pela força de sua crucifixão e de seu sepulcro, pela força de sua ressurreição e ascensão, pela força de sua descida para julgar o mal. 

Levanto-me hoje, pela força do amor dos querubins, em obediência aos anjos a serviço dos arcanjos, na esperança de que a ressurreição encontre recompensa nas orações dos patriarcas, na palavra dos profetas, nas pregações dos apóstolos, na inocência das santas virgens, nas obras de homens de bem. 

Levanto-me hoje, pelo poder do céu: luz do sol, esplendor do fogo, rapidez do raio, velocidade do vento, profundidade dos mares, estabilidade da terra, firmeza da rocha. 

Levanto-me hoje, pela força de Deus que me conduz: poder de Deus que me sustenta,  Sabedoria de Deus que me guia, Olhar de Deus que me guarda, Ouvido de Deus que me escuta, Palavra de Deus que fala por mim, Mão de Deus que me protege, Caminho de Deus estendido diante de mim, Escudo de Deus que me defende, Legiões de Deus para salvar-me das armadilhas do demônio, das tentações dos vícios, de qualquer um que me deseja o mal, distante ou próximo, a sós ou em multidão. 

Eu invoco, neste dia, todos estes poderes entre mim e o malvado, contra impiedosos poderes que se opõe a meu corpo e alma, contra maldições e falsos profetas, contra as leis dos pagãos, contra as falsas leis dos hereges, contra obras e fetiches de idolatria, contra encantamentos de bruxas e feiticeiros, contra qualquer conhecimento corruptor do corpo e da alma. 

Cristo, protege-me hoje contra poções e venenos, contra queimaduras, contra sufocação, contra feridas, de tal forma que possa receber recompensa em abundância.

Cristo comigo

Cristo comigo, Cristo diante de mim, Cristo atrás de mim, Cristo em mim, Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda, Cristo ao descansar, Cristo ao levantar, Cristo no coração de cada um que pensa em mim, Cristo na boca de cada um que fala de mim, Cristo em todo olho que me observa, Cristo em todo ouvido que me escuta.  

Levanto-me hoje, pela poderosa força da invocação da Trindade, por crer em Vossas Três Pessoas, para professar a unidade do Criador e da Criação.  

Vença a solidão unindo-se ao Coração Esmagado de Jesus 

Coração de Jesus, esmagado por causa dos nossos pecados. Coração entristecido e martirizado por tantos crimes e faltas. Coração, vítima de todas as iniqüidades, eu Vos amo com toda a minha alma e acima de todas as coisas.

Eu Vos amo por aqueles que Vos desprezam e Vos abandonam. Eu Vos amo por aqueles que Vos ultrajam e Vos impedem de reinar. Eu Vos amo por aqueles que Vos deixam sozinho na Sagrada Eucaristia. Eu Vos amo pelas almas ingratas que ousam profanar o vosso Sacramento de Amor com seus insultos e sacrilégios. 

Coração de Jesus, perdoai os pecadores: eles não sabem o que fazem! Coração de Jesus, ajudai os que propagam o vosso Nome Santo! Coração de Jesus, ajudai a todos os que sofrem e lutam! Coração de Jesus, fazei que a sociedade se inspire em tudo no vosso Evangelho, única salvaguarda da justiça e da paz! 

Coração de Jesus, que as famílias e as nações proclamem os vossos direitos! Coração de Jesus, reinai na minha Pátria! Coração de Jesus, venha a nós o vosso Reino, pelo Coração Imaculado de Maria! Amém


Reze o Salmo 143 (142) quando a tristeza e a solidão te visitarem

Salmo de Davi. Senhor, ouvi a minha oração; pela vossa fidelidade, escutai a minha súplica, atendei-me em nome de vossa justiça.

Não entreis em juízo com o vosso servo, porque ninguém que viva é justo diante de vós.
O inimigo trama contra a minha vida, ele me prostrou por terra; relegou-me para as trevas com os mortos.

Desfalece-me o espírito dentro de mim, gela-me no peito o coração. Lembro-me dos dias de outrora, penso em tudo aquilo que fizestes, reflito nas obras de vossas mãos. Estendo para vós os braços: minha alma, como terra árida, tem sede de vós.

Apressai-vos em me atender, Senhor, pois estou a ponto de desfalecer.

Não me ocultes a vossa face, para que não me torne como os que descem à sepultura.
Fazei-me sentir, logo, vossa bondade, porque ponho em vós a minha confiança. Mostrai-me o caminho que devo seguir, porque é para vós que se eleva a minha alma.

Livrai-me, Senhor, de meus inimigos, porque é em vós que ponho a minha esperança.
Ensinai-me a fazer vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de bondade me conduza pelo caminho reto.

Por amor de vosso nome, Senhor, conservai-me a vida; em nome de vossa clemência, livrai minha alma de suas angústias.Pela vossa bondade, destruí meus inimigos e exterminai todos os que me oprimem, pois sou vosso servo.

Renove a sua confiança com o Magnificat de Maria

A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:  de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.

Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu Israel seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência
para sempre. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Permanecer em pé diante da Cruz junto a Maria



Maria foi aquela que permaneceu de pé diante da Cruz. Em meio às muitas dores que viveu, soube acolher o sofrimento com serenidade, confiante, assim como Santo Agostinho dizia que “Deus não permitiria o mal se não pudesse tirar desse mal um bem infinitamente maior”. Nesse sentido, grandes coisas temos a aprender com Ela sobre como acolher a  tristeza e a solidão.

Pensando nisso, a Copiosa Redenção preparou um e-book exclusivo com 11 orações infalíveis à Nossa Senhora para os seus momentos de dor e aflição. Que grande companhia você terá quando esses momentos surgirem. Certamente, o seu olhar para essas realidades será transformado.

Para receber gratuitamente este material preparado para você, basta clicar AQUI.

E se você deseja ir além e contar com um material que te ofereça orações para todas as ocasiões, além dos momentos de tristeza e solidão, certamente, a Coleção de Orações da Copiosa Redenção é o que você está procurando. Confira agora mesmo AQUI.

Na vida cristã, por muitas vezes nos deparamos com momentos de tristeza e solidão. Algo natural quando olhamos para Aquele a quem somos chamados a abraçar e a nos configurar. Em uma de suas anotações de seu diário espiritual, Santa […]