a

Blog

5 formas de ajudar um dependente químico

18 de dezembro de 2023

5 formas de ajudar um dependente químico

É muito difícil um dependente químico reconhecer que precisa de ajuda, para se chegar a esse momento é um longo processo. No entanto, isso não significa que a família deve ignorar que ele ou ela necessita de ajuda para se libertar do vício. Muito pelo contrário, quanto antes a família conseguir convencer o dependente químico de que precisa de tratamento especializado, melhor.

Contudo, muitas famílias demoram a agir porque muitas vezes não conseguem identificar se de fato o filho ou filha ou outra pessoa da família se tornou um dependente das drogas. Por isso, antes de elencarmos 5 formas para ajudar um dependente químico, vamos entender o que é a dependência e como identificar os seus sinais. Acompanhe!

O que é a dependência química

A dependência química é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas, entre jovens, adultos e até mesmo idosos, homens e mulheres, em todo o mundo. E não existe mais isso da dependência atingir apenas os mais pobres, hoje em dia é possível encontrar dependentes químicos em qualquer nível social.

Logo, a dependência é caracterizada pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, drogas que têm a capacidade de alterar o estado mental de uma pessoa.

E as substâncias psicoativas mais comuns que causam dependência são: o álcool, a maconha, a cocaína, o crack, a heroína, inalantes, anfetaminas e benzodiazepínicos.

Aproveite para baixar este infográfico: K9 e seu efeito zumbi

As causas da dependência química

As causas da dependência química são complexas e envolvem fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Sendo assim, os fatores biológicos são aqueles que estão relacionados ao funcionamento do cérebro. Eles incluem:

  • Alterações nos neurotransmissores cerebrais: as substâncias psicoativas podem alterar o funcionamento dos neurotransmissores, que são substâncias que transmitem mensagens entre as células nervosas. E essas alterações podem levar à dependência, pois o cérebro passa a precisar da substância para funcionar normalmente.
  • Genética: a genética também pode desempenhar um papel na dependência química. Logo, pessoas com histórico familiar de dependência química têm maior risco de desenvolver a doença.

Já os fatores psicológicos são aqueles relacionados ao estado mental da pessoa, e eles incluem:

  • Transtornos mentais: pessoas com depressão e ansiedade têm maior risco de desenvolver dependência química. Isso porque as substâncias psicoativas podem ser usadas como uma forma de lidar com esses transtornos.
  • Problemas de relacionamento: existem muitas pessoas que passam a usar substâncias psicoativas como uma forma de fuga aos problemas de relacionamento e dor emocional.
  • Estresse: o estresse também pode ser um fator de risco para a dependência química. Neste caso, as drogas podem ser usadas como uma forma de lidar com o estresse e a ansiedade.

E quanto aos fatores sociais, são aqueles que estão relacionados ao ambiente da pessoa. Eles incluem: 

  • Ambiente familiar e social: o que significa que pessoas que crescem em um ambiente familiar ou social onde o uso de drogas é comum, possuem maior risco de desenvolver dependência química.
  • Acesso a substâncias psicoativas: o acesso a substâncias psicoativas também é um fator de risco para a dependência química. Logo, pessoas que têm fácil acesso a essas substâncias têm maior probabilidade de usá-las e se tornar um dependente químico.

Baixe também este infográfico: O efeito da maconha no organismo.

Sintomas de um dependente químico

Os sintomas da dependência química podem variar de acordo com a substância e a gravidade da dependência. No entanto, existem alguns sintomas comuns que podem ser observados em dependentes químicos.

Perda de controle no uso da substância

Logo, isso significa que o dependente químico pode começar a usar a substância com mais frequência do que pretendia. Aliás, o dependente químico também pode começar a usar a substância em situações nas quais não é apropriado, como no trabalho ou na escola.

Necessidade de aumentar a quantidade

Outro sintoma comum é a necessidade de usar a substância em quantidades cada vez maiores para obter o mesmo efeito. E isso ocorre porque o cérebro do dependente químico se adapta facilmente ao uso da substância e passa a precisar de uma quantidade cada vez maior para obter o mesmo efeito.

Abstinência física ou psicológica

Portanto, quando o dependente químico interrompe o uso da substância, ele pode experimentar sintomas de abstinência. E esses sintomas podem variar de acordo com a substância, mas podem incluir: ansiedade, irritabilidade, inquietude, insônia, náusea, vômito, tremores e suor excessivo.

Priorização do uso da substância

O dependente químico pode começar a priorizar o uso da substância em detrimento de outras atividades importantes, como o trabalho, a escola e os relacionamentos pessoais. E, assim, ele começa a faltar ao trabalho ou à escola, a descuidar de seus relacionamentos e a negligenciar sua saúde física e mental.

Mentiras ou ocultação do uso

O dependente químico pode começar a mentir ou ocultar o uso da substância; mentir sobre onde está e o que está fazendo. Além disso, também pode esconder as evidências e vestígios de seu uso.

Outros sintomas que podem ficar evidentes

Mudança de comportamento e humor, problemas legais e financeiros. Além disso, problemas de saúde, como: doenças cardíacas, pulmonares, hepáticas e cerebrais.

5 formas de ajudar um dependente químico

Enfim, se você conhece alguém que é dependente químico, é importante saber como ajudá-lo. Então, veja cinco dicas:

# 1: Evite acusações ao conversar com o dependente químico

As acusações nunca ajudam em nada. Logo, quando a família desconfiar do uso de drogas por parte de alguém, é preciso buscar compreender o que levou ao uso e munir-se de compreensão. E lembre-se, o dependente químico precisa acreditar que você deseja ajudá-lo. Por isso, converse com o dependente químico explicando a sua preocupação, sem julgamentos ou críticas e demonstrando o seu apoio em buscar a libertação.

# 2: Demonstre interesse pelos sentimentos do dependente químico

Procure ouvir o dependente químico com atenção. Contudo, não se trata aqui de uma conversa com ele, mas sim de ficar em silêncio apenas ouvindo. Deixe que ele expresse tudo o que sente e utilize o abraço para demonstrar o seu apoio, carinho e amor. Muitas vezes a linguagem do abraço diz muito mais e de uma maneira muito melhor do que as palavras.

# 3: Ofereça ajuda profissional

A recuperação da dependência química requer ajuda profissional. Por isso, incentive o dependente químico a procurar um tratamento especializado em uma Comunidade Terapêutica que ofereça atendimento médico e psicológico. Sem o tratamento adequado, é impossível deixar o vício.

# 4: Seja um Amigo da Redenção

A Copiosa Redenção é uma família religiosa chamada por Deus para iluminar a vida de milhares de pessoas que vivem na dependência das drogas e em processo de profunda destruição. Logo, ser um Amigo da Redenção é ser sinal da Providência, contribuindo generosamente com o trabalho missionário da Congregação, sendo um evangelizador conosco!

# 5: Seja paciente com o dependente químico

Quando o dependente químico aceita ajuda e passa a fazer o tratamento em uma comunidade terapêutica, não significa que os problemas acabaram. É preciso aprender a lidar com as recaídas! Afinal, infelizmente isso é parte do processo de recuperação. Nestes casos, use palavras positivas, pois o dependente precisa acreditar na sua recuperação e buscar viver um dia de cada vez. Aliás, também a família precisa acreditar nisso e viver da mesma maneira.

Infográfico Codependência: Agir e não reagir, baixe o seu agora mesmo!

Enfim…

É importante lembrar que a dependência química é uma doença, e não uma escolha. E que pessoas dependentes químicas não são fracas ou preguiçosas.

Portanto, se você conhece alguém que é dependente químico, não tarde em oferecer seu apoio e o incentive a procurar ajuda profissional. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhor para ele e para os que estão ao seu redor.

Seja um Amigo da Redenção e promova ajuda a quem necessita se livrar da dependência química. Acesse AQUI!

É muito difícil um dependente químico reconhecer que precisa de ajuda, para se chegar a esse momento é um longo processo. No entanto, isso não significa que a família deve ignorar que ele ou ela necessita de ajuda para se […]